UM LÍDER PARA UMA COLHEITA ALÉM DOS LIMITES

Gênesis 41:49 – José foi esse Líder que colheu além dos seus Limites…!

Hoje, todos os Líderes de Renome, logo ganham a sua “Biografia” e os outros líderes e pessoas interessadas em aprender sobre Liderança, compram esses Livros e vão estudar essa biografias tentando descobrir o segredo desses grandes líderes!

Qual o segredo do Líder José? O que fez José se tornar um Líder de excelência? – Tudo bem que foi Deus, amém, mas qual o segredo da sua liderança, do seu sucesso, da sua “Colheita Além dos Limites”?

Baseado no relato Bíblico da vida de José, podemos dizer que o Líder que fará uma colheita além dos limites…:

I – UM LÍDER SONHADOR – Gên 37:5-10

José sonhou com “feixes de trigo” e os feixes dos seus irmãos se inclinavam ao feixe dele. José sonhou que “o sol, a lua e 11 estrelas se inclinavam perante ele”! – Esse Líder era sonhador mesmo! Todo jovem é um sonhador!

Todos nós precisamos Sonhar! Os Sonhos nos mantem vivos! Quem não sonha, ou já morreu ou vai morrer logo…!!! Deus nos fez sonhadores! Os nossos Sonhos constroem o nosso futuro! Tudo acontece em nossa vida pelo que nós sonhamos. Sonhe alto, sonhe grande e você conquistará “grande’, sonhe pequeno e você não conquistará nada…!!!

Ilust.: Martin Luther King Jr., tinha um sonho: “Ver os EUA livre da discriminação racial”! Lutou e morreu pelo seu sonho! Hoje, ele mesmo depois de morto, continua sendo reverenciado e reconhecido como aquele que mudou a história do seu país e garantiu a liberdade aos negros…!!! Um sonho nunca morre, pode até o sonhador morrer, mas o seu sonho vai ficar, desde que não seja um sonho para o seu próprio benefício…!!!

O Mundo deve as suas maiores conquistas e mudanças aos Sonhadores! Por trás de cada Mudança e Transformação no mundo, tem um Sonhador! Ilust.: Santos Dumont, desde criança, sonhava em voar… e voou!!!

Qual é o seu sonho? – Eu tenho um sonho e estou procurando pessoas para Sonhar Comigo esse Sonho: Conquistar Sobradinho para Jesus… Levantar a Maior Igreja de toda essa Região… Estruturar uma Igreja Poderosa em Deus, capaz de Decidir os Destinos da nossa Cidade…!!!

Todo líder de sucesso é um Sonhador!!!

II – UM LÍDER TRABALHADOR

Só encontramos José trabalhando! Não tem nenhum relato bíblico onde José não estivesse trabalhando, cuidando da sua “Colheita”, protegendo os seus sonhos…:

A) GEN 37:2 “… José aos 17 anos de idade estava apascentando o rebanho do seu pai… sendo ainda jovem”!

B) GEN 37:13 (procurar seus irmãos no deserto) – Israel convoca José para um árduo trabalho e a sua resposta imediata é: Eis-me Aqui!

C) José na Casa de Potifar: Trabalhando como escravo (GEN 39:3-5 “José Empreendia, isto é, trabalhava” (V.3); José o Servia…(V.4); Potifar fez José de Mordomo (servo, trabalhador, administrador) -V.4 e 5!

D) José na Cadeia: GEN 39:22-23 – José “era quem ordenava tudo o que se fazia na cadeia”;

E) José no Egito: GEN 41:40-41, 48-49. José, aos 30 anos de idade, foi colocado para Trabalhar como Governador; José “Colhia, Ajuntava tudo o que se produzia”!

Ufa! Cansei só de relatar José Trabalhando…!!!

Nenhum Líder Preguiçoso conquistará absolutamente Nada: PROV 6:6-11 “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa”! – V.9 “Ó Preguiçoso, até quando ficarás deitado? – Quando te levantarás do teu sono? – V.11 “Assim te sobrevirá a tua Pobreza/Miséria como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”!

Tem Líder/Discípulo que é extremamente Preguiçoso para a Obra do Senhor e às vezes, Muito “Trabalhador” no seu Trabalho Secular… e aí só tem tempo e disposição para o trabalho que vai “lhe render um R$”, mas não tem a Visão aberta para o Trabalho do Senhor… É preguiçoso para Liderar a sua Célula, é Preguiçoso para Participar da Célula, para Conquistar Vidas…!

Jesus nos mandou fazer uma “Colheita Além dos Limites”. Ele mesmo disse: “Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a Ceifa. Quem Ceifa já está recebendo Recompensa…” (João 4:35-36)!

Jesus, ao ver as Multidões, disse: “Na verdade, a Seara é grande, mas os Trabalhadores são poucos. Rogai, pois ao Sr. da Seara que mande Trabalhadores” (MAT 9:37-38)!

Jesus não vai entregar uma “Grande Colheita” a Líderes/Discípulos Preguiçosos, senão vai se perder a Colheita e ele não colhe nada…!!! Não pense você que vamos fazer uma Grande Colheita sem Muito Trabalho! Não é assim! Para uma grande colheita, grande será também o nosso trabalho, mas para uma colheita “mirrada, pequena”, pouco trabalho…!!!

III – UM LÍDER CHEIO DE SABEDORIA E ENTENDIMENTO DE DEUS – Gen 41:39

“Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, Ninguém há tão Entendido e Sábio como tu”!

O Grande Sábio Salomão, o homem mais sábio do mundo, disse: “O que Ganha Almas Sábio É” (Prov 11:30). E disse mais: “Com a Sabedoria se edifica a Casa (GANHAR) e com o Entendimento ela se Estabelece (CONSOLIDAR); e Pelo Conhecimento (DISCIPULADO) se Encherão (ENVIAR) as câmaras de Todas as Riquezas preciosas e deleitáveis. O Sábio é mais Poderoso do que o Forte e o Inteligente do que o que possui a Força” (PROV 24:3-5)!

Essa Colheita Além dos Limites não será feita pela “força do nosso braço”, mas pelo Poder do Espírito Santo de Deus! Ela será feita com Sabedoria, com estratégias de Deus…!

Vemos que JOSÉ bolou as suas estratégias para fazer uma Colheita Além dos Limites: – Caminhou por toda a Cidade e Região; Preparou as Medidas; Treinou uma Equipe de Servos; Recolheu Tudo em Celeiros; Fez um Orçamento de quanto gastaria por ano e o percentual que recolheria de grãos da colheita de cada ano de fartura (5ª parte/20%)!

Nós Também Teremos as Nossas estratégias. Ainda ontem pela manhã, acordei passando um filme na mente sobre as estratégias que Deus estava me entregando… Eu via uma multidão caminhando pelas ruas, trabalhando de casa em casa… Mapearemos a Cidade, Caminharemos por ela, Ungiremos… Geografaremos as nossas Células… Evangelizaremos por meio de Mutirões nas quadras, de casa em casa, pelas ruas, com as 4 Leis Espirituais, fazendo Celebrações nas Células…! Mergulharemos toda a Igreja na VISÂO CELULAR, RIGOROSAMENTE DENTRO DOS SEUS PRINCÍPIOS; MERGULHAREMOS OS 12 NA VISÃO; MERGULHARREMOS A IGREJA NO MOVER CELULAR – FRUTO FIEL!

Precisamos de MUITA Sabedoria de Deus para fazer essa Colheita Além dos Limites! Graças a Deus que Ele prometeu DAR sabedoria de Graça, basta que a gente Peça (TIAGO 1:5)!

Eu Creio que o Brasil está vivendo um Grande Avivamento espiritual! Eu creio que todas as Igreja vão experimentar um crescimento sem limites nesses 2 anos que vem… E nós vamos Crescer, vamos nos Multiplicar…!!!

IV – UM LÍDER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

Para realizar uma Colheita Além dos Limites, José precisou ser Cheio do Espírito de Deus! José era um Homem Cheio do Espírito Santo de Deus! A Bíblia repete a expressão “E o Senhor era com José… e o Fazia Prosperar… E Prosperava todo o trabalho da sua mão…” – Faraó, um homem ímpio, conseguiu ver em José um homem cheio do Espírito de Deus: GEN 41:38 “Perguntou Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este em quem haja o espírito de Deus?”!

Essa Colheita que nos propomos a realizar para Deus, é uma colheita Sobrenatural, é uma Colheita feita pela Fé, e para essa Colheita sobrenatural, precisaremos do Poder de Deus, do Enchimento do Espírito Santo sobre cada um de nós, sobre cada Líder, cada Discípulo…! Se a gente permitir que um Líder, uma Geração de 12, se contamine com o pecado, “seremos então como o povo de Deus perante a derrota na cidade de AI” e só ficaremos nos lamentando dizendo “AI, meu Deus…”!

Quando o pecado entra, o Espírito Santo de Deus se afasta, se entristece… E Sem Ele, nada podemos fazer…!!! E quando o Espírito Santo se afasta, sabe qual é o espírito que se aproxima???

Precisamos nos encher do Espírito! Isso é uma Ordem divina! E é algo que devemos buscar diariamente e nunca podemos dizer que já basta, que já estamos tão cheios que não precisamos mais dEle…!!!

Ilust.: Quando o nosso veículo está com o tanque cheio, o ponteiro marca cheio, quando está para entrar na reserva acusa um sinal vermelho… Como você está de “Espírito Santo”?

CONCLUSÃO: Sabemos que essa Colheita Além dos Limites que desejamos fazer como Igreja, como MIBA, ela exige a participação de Líderes. Sem uma liderança capaz de efetuar essa Colheita, não conseguiremos chegar a lugar algum… – Assim como o Egito precisou de um Líder para fazer aquela grande colheita, nós também como MIBA, precisamos de Líderes para juntos fazermos a Grande Colheita! Onde estão esses Líderes que vão colher além dos limites??? – Esse Líder Precisa ser um Sonhador, precisa ser Trabalhador, precisa ter Sabedoria e Ser Cheio do Espírito Santo de Deus…!!!

Congresso Interno MIBA – 21 a 28/07/2008 – Ap. Wagner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *