A AUDÁCIA DA ESPERANÇA

Rm 5.1-5 – Entre tantos livros que li recentemente nessas semanas de férias, um deles foi “O Deus de Barack Obama”, lançado antes da sua eleição… e eu fiquei impressionado com a experiência de conversão dele que aconteceu em 1985, numa igreja evangélica (Igreja de Cristo Unida da Trindade, hoje com 10 mil membros de maioria negra, frequentada por Oprah…), quando ouviu o Sermão “A Audácia da Esperança” que marcou profundamente a sua vida. Ele escreveu um livro em 2006 com esse título. Nesse livro ele relatada a sua conversão e diz “Não ter Caído lá na frente”, deixando subentendido que essa experiência aconteceu na “Sala de Consolidação”…!

Não li o livro de Barack, nem ouvi o Sermão do Pr. Jeremiah Wright, mas esse tema falou muito ao meu coração e me fez refletir e hoje eu apresento essa mensagem para que você se encha de esperança…!!!

I – A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A VENCER AS TRIBULAÇÕES E OBSTÁCULOS DA VIDA

Rm 5.3-5 “… Gloriemo-nos nas Tribulações, sabendo que a Tribulação produz a Perseverança, e a Perseverança a Experiência, e a Experiência a Esperança. E a esperança Não desaponta…”!

Devemos enfrentar as nossas “Tribulações” (pois todos nós temos as nossas tribulações… Quem não tiver, fale comigo que eu dou algumas…).

1.1 – PACIÊNCIA: “Rm 12.12 – “Sede pacientes na Tribulação”!

1.2 – PERSEVERANÇA EM ORAÇÃO: Rm 12.12 – “Perseverai na Oração”!

1.3 – ESPERANÇA: Tem crente em Jesus Vivendo Sem esperança… Isso é coisa de não crente, de incrédulo, de quem não tem a Jesus: (Ef 2.12 – “estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”).

1.4 – GLORIFICANDO A DEUS: Geralmente enfrentamos as nossas “Tribulações” com Murmuração, Reclamação, Culpando os outros e até Deus… Mas a Bíblia nos manda enfrentar as Tribulações com Paciência, Perseverança em Oração, Esperança e dando glória a Deus!

II – A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A UM FUTURO MELHOR

Rm 8.24 – “Porque Na Esperança fomos salvos”!

2.1 – Você sabe qual é o Futuro de um Crente Fiel a Jesus? Salvação! Vitória nas lutas! Rm 8.28 – “Porque todas as coisas concorrem para o bem…”; Rm 8.31 – “Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”; Rm 8.37 – “Mas em Todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”!

2.2 – Você sabe quais são os Planos, Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que crêem nEle? Jer 29.11 – “Pois eu bem sei os Planos que estou projetando para vós, diz o Senhor. Planos de Paz/Prosperidade e não de mal, para vos dar um Futuro e uma Esperança”!

2.3 – Você sabe para que serve os nossos Problemas? Oséias 2.14-15 – “… e o Vale de Acor por “Porta da Esperança”! O que nos lembra “Vale de Acor”? Jos 7.26 – Vale de Acor, onde Deus julgou Acã e resolveu “um problema”. ACOR = Problema. Deus transforma nossos “problemas” em “Esperança de um Futuro Melhor”! – Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor…!!!

III – A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS

Paulo, referindo-se a Abraão…: Rm 4:17-18 “… Deus que vivifica os mortos, Chama as Coisas que não São, como se Já Fossem. O qual em Esperança, creu contra a Esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência”!

3.1 – Deus disse que “havia esperança até para uma árvore cortada”: Jó 14:7 – “Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos”!

3.2 – Deus disse que havia esperança até “para um vale de ossos secos”: Ez 37:11 – “… Eis que dizem: os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza… Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu…”!

3.3 – Deus disse que havia esperança até para o Pobre e Necessitado: Sl 9:18 – “Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a Esperança dos Pobres será frustrada perpetuamente”; (Jó 5:15).

3.4 – Deus disse que há Esperança para os que Choram: Jer 31:16-17 – “Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. Há Esperança para o teu Futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para os seus territórios”!

3.5 – Deus disse que havia Esperança até para quem foi Infiel: Esdras Ora, Chora e Confessa prostrado… (Esdras 10:2 “… mas ainda há esperança para Israel”)!

CONCLUSÃO:

Dizem que “enquanto há vida, há esperança”. Isso veio de Eclesiastes 9:4 “Para aquele que está entre os vivos, há esperança”. Você está vivo? – Então ainda tem esperança…!!!

Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida… pois essas coisas, essas Lembranças só Contaminam a nossa Alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas… – Deus falou ao meu coração um outro dia: Só coloque na mente coisas boas! E aí, lembrei-me de um texto bíblico, quando o Profeta Jeremias Lamenta diante do Senhor e fala dos seus sofrimentos, fala que perdeu a esperança e diz que todas essas lembranças só traziam tristeza para a sua alma e aí ele fala: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:18-21)!

E a Esperança só existe para aqueles que Confiam no Senhor: Sl 39:6-7 “Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, o que espero? Tu és a minha Esperança”!

Tem gente que vive sem Esperança… São “Presos de Esperança”. Pois Deus te diz hoje: “Voltai à fortaleza, ó Presos de Esperança… Hoje te anuncio que te recompensarei em Dobro; “hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zc 9:12)

A Sua Vida, a partir de hoje, não será mais a mesma… As coisas vão começar a mudar, porque você mudou, a sua mente mudou, a sua alma mudou, os seus pensamentos mudaram… você mudou…!!!

Ap. Wagner Tenório de Almeida – Templo MIBA