PARA QUE SERVE O MILAGRE?

Por ocasião do início do mês de novembro, iniciamos o tema “os milagres de Jesus”.

Esta lição é a introdução deste tema, visto que ela dá uma visão geral e simples, ao alcance das crianças, sobre a utilidade do milagre ou, melhor, por quais razões Jesus fazia e faz tantos milagres.

O objetivo é ensinar as crianças que não devemos pedir um milagre de algo que podemos realizar ou de algo extremamente banal. A criança deverá tomar consciência de que pedir um milagre é pedir a manifestação da glória de Deus.

1º – Boas-vindas
2º – Momento de oração: Ore para que cada tenha criança creia que é possível receber um milagre de Jesus Cristo.
3º – Captando a atenção: Você conhece alguém que já recebeu um milagre?
4º – Cânticos (Opcional: use apenas se você perceber o interesse da maioria das crianças)
5º – Princípio bíblico: Jo 11:1-45 (Conte a história resumidamente com destaque para os versículos abaixo)
6º – Mensagem:
IntroduçãoComeça o mês de novembro e com ele o tema: OS MILAGRES DE JESUS. Para a gente falar desse tema, é preciso saber de algumas coisas: O que é um milagre e para que ele serve? Alguém aqui sabe responder essa pergunta? Repita comigo: Milagre é um ato sobrenatural de Deus. Entenderam? Não?! Ato sobrenatural é toda e qualquer ação que um ser humano não consegue realizar por suas próprias forças ou poder. Assim, milagre é uma ação de Deus, ainda que realizada através de uma pessoa, que o ser humano não conseguiria fazer. Agora falta saber uma coisa: “para que serve o milagre?” Isso nós iremos aprender agora. Quem quiser saber coloque a mão na cabeça e diga: aleluia!

I. PARA MANIFESTAR A GLÓRIA DE DEUS (v. 4)
Todo milagre que Deus realiza serve, primeiro, para manifestar a sua glória, ou seja, serve para que todos conheçam a glória Dele, para que todos saibam o quanto Ele é capaz de fazer. Na história de hoje, Jesus Cristo ressuscita a Lázaro, seu amigo, depois de quatro de dias de morto, porém, para que isso acontecesse Jesus disse a Marta que “se ela cresse viria à glória de Deus”. Aprendemos com isso, que para ver a glória de Deus, ou seja, para que um milagre aconteça em nossa vida é preciso crermos que Jesus pode realizá-lo. Na Bíblia vemos muitas pessoas que, mesmo vendo vários milagres realizados por Jesus, não creram que Ele era o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Você tem algum milagre para pedir para Jesus? Tem? Ótimo. Mas, antes, é preciso você crer que Jesus pode realizar este milagre. Você crê? Se você crê que Cristo pode realizar seu milagre, creia também que Ele é o único que pode de dar vida eterna. Assim, antes de pedir o milagre, entregue sua vida para Ele e receba o maior milagre que Jesus já realizou para nós: A Salvação eterna. Declare agora: Eu creio que Jesus Cristo é Deus. Entregue sua vida para Ele, e seja mais um salvo.

II. PARA SATISFAZER ALGUNS DE NOSSOS DESEJOS (v. 21 e 32)
Neste versículo entendemos o verdadeiro motivo pelo qual Maria e Marta avisaram a Jesus da doença de Lázaro: Elas não queriam que ele morresse.Afinal, elas já tinham visto, ouvido e criam que Jesus podia curar qualquer doença. Elas desejavam ver Jesus realizar o milagre da cura da enfermidade de seu irmão, contudo viram algo maior: Jesus ressuscita Lázaro. Mesmo que o milagre não aconteça do modo que a gente espera, se pedirmos com fé, como Marta e Maria pediram, Jesus realizará o milagre que for preciso para satisfazer o desejo de nosso coração. É através de milagres que as coisas que não conseguimos fazer e precisamos ter se realizam nas nossas vidas. O nosso desejo, contudo, precisa ser um algo valioso, algo que venha a ser bom não apenas para gente, mas também para outras pessoas. O desejo de Marta e Maria era valioso, queriam que Lázaro continuasse vivo. A vida é o maior milagre que Deus nos dá. Por isso, se Jesus ainda não realizou o milagre de te dar vida eterna, é porque você ainda não desejou ser salvo. Deseje agora viver para sempre no Reino de Deus, peça a Jesus e Ele realizará o milagre da Salvação em sua vida.

Conclusão: O v. 45 diz “muitos”, e não “todos”, creram que Jesus Cristo tem poder sobre a vida e a morte. Hoje, antes mesmo de realizar o grande milagre de dar vida eterna, Jesus quer saber se você crê que Ele é Deus, se você crê que somente Ele tem poder sobre a vida e a morte. Se você crê, então não perca mais tempo, declare que Jesus Cristo é o seu único e suficiente Senhor e Salvador, e receba o grande milagre da vida: Morar no Céu, para sempre, com Deus Pai. Amém!
Lição de célula nº. 200 – Semana de 29/10 a 04/11/2007 – Pr. Teófilo Acioli