Alcançando Por Um Olhar

Lucas 22:54-62

Você sabia que os nossos olhos, as “janelas da alma”, falam muitas vezes de forma tão eloquente que podem transmitir muito mais do que discursos ou sermões? Nós podemos nos comunicar pelo olhar, sem usarmos palavra alguma. Essa comunicação se torna mais fácil quando você já conhece bem o seu interlocutor. Por meio do nosso olhar podemos expressar: aprovação, reprovação, admiração, amor, etc. Podemos até “paquerar”.

Mas podemos, também, transmitir mensagens bem mais sérias, ao ponto de fazer chorar como um pai severo que olha para seu filho com olhar de repreensão. Jesus olhou para Pedro no momento em que Pedro O negava e por meio daquele olhar transmitiu a Pedro várias mensagens que foram muito bem absorvidas e entendidas, ao ponto de fazê-lo chorar e se converter.

I – UM OLHAR DE IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO

Jesus olhou para Pedro e, sem palavras, disse-lhe: Eu te conheço Pedro. Fui eu quem te chamou há três anos e meio enquanto você consertava as redes de pescar. Fui eu quem te tirou de uma vida sem sentido, sem alegria, sem alvo ou meta. Eu tenho sustentado a sua vida!

Aquele olhar penetrante de Jesus falava muito ao coração de Pedro. Era como se lhe falasse: eu te conheço mais do que você mesmo se conhece. Eu até previ que você iria me negar. Lembra Pedro? Eu te avisei que satanás iria te cirandar. Olhe ele aí, Pedro! Cuidado! Ele está te fazendo me negar! Hoje Jesus está olhando para você e te chama a uma decisão. Qual será a sua decisão? Negá-lO ou aceitá-lO?

II – UM OLHAR DE ENCORAJAMENTO E ACEITAÇÃO

Jesus, por meio daquele olhar estava dizendo a Pedro que o aceitava como ele era. Assim mesmo, com seus altos e baixos, com suas falhas, até com a sua atitude de covardia. Mas que ele precisava se converter. Jesus, ao contrário de olhar com reprovação, olhou com aceitação para Pedro e ele se sentiu encorajado, apesar de envergonhado por sua falha. E aquela vergonha serviria de encorajamento para ele mudar. Quantas vezes você já falou? Quantos fracassos já acumulou? Quantas promessas, quantos votos, quantos compromissos, quantas alianças você quebrou, falhou, rompeu com Jesus?

Chegou a hora de restabelecer a sua aliança com Jesus. Chegou a hora de tentar de novo, e dessa vez para vencer. Jesus está olhando para você. Jesus está estendendo-lhe a mão e dizendo: Venha! Em João 10:27-29 Jesus afirma: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz…” e em João 6:37: “todo o que o Pai me dá vem a Mim e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

III – UM OLHAR DE PERDÃO E AMOR

Ao final daquela fração de segundo, Jesus, com seu olhar, disse a Pedro: Eu te perdoo Pedro! Aquele olhar penetrou e alma e o coração de Pedro de tal modo que o fez chorar amargamente. Era um choro de arrependimento, de lamento, de tristeza por não ter correspondido às expectativas do seu Mestre. E antes que Pedro se afastasse Jesus, pelo Seu olhar ainda lhe dizia: eu te amo, Pedro! Mesmo que você me negue eu vou continuar te amando. Pedro, então, desabou em lágrimas. Pedro chorou, e era um choro amargo. Sabe por que? Porque era um choro de libertação, de cura, e esse tipo de choro dói.

CONCLUSÃO – Pedro foi alcançado por aquele olhar penetrante, perturbador, mas curador, libertador, perdoador e que reafirmava o amor de Jesus por ele. Jesus dizia a Pedro: Eu jamais vou desistir de você. Decida agora por Jesus. Ele te ama e quer te perdoar e te salvar.

Lição de Célula nº 582 – 04 a 10/02/2013 – Apóstolos Wagner&Eunice