Vencendo Os Obstáculos

Marcos 10:46-52

 

Nada na vida a gente conquista de graça. Os nossos sonhos estão sempre rodeados de obstáculos e se queremos conquistá-los precisamos vencer os obstáculos. Você se lembra de alguma conquista sua? Consegue lembrar-se dos obstáculos que precisou vencer? Talvez tenha sido o seu emprego, a sua vaga na universidade, a conclusão de algum curso, o seu cônjuge, a aquisição de algum bem, mas em todos eles você precisou vencer os obstáculos.

Bartimeu tinha um grande sonho: desejava ver! Interessante observar que esse episódio está registrado nos três Evangelhos chamados sinóticos, mas só Marcos diz que Bartimeu lançou fora a sua capa. Ora, o que significa o “lançar a capa”? Vejo que o “lançar a capa” significa vencer obstáculos para a conquista dos seus alvos, metas, desafios e sonhos, visto que após ele ter lançado a capa foi até Jesus e conquistou o seu grande sonho! Quais são algumas “capas” que precisam ser lançadas fora para que você vença na vida?

I – ACOMODAÇÃO – versículos 46 – “… SENTADO JUNTO DO CAMINHO…”. Isso nos dá a ideia de acomodação. Muitos passam a vida inteira “sentados à beira do caminho”, acomodados, entregues à sua própria sorte, vivendo como vítimas e não autores da sua história. Você tem sido vítima ou autor da sua história de vida? Você deseja conquistar seu sonhos? Então lance fora toda a acomodação!  

Bartimeu lançou fora a sua capa de acomodação, levantou-se e foi até Jesus e, assim, conquistou o seu grande sonho! Muitos até desejam seguir a Jesus, tornar-se um crente em Cristo, acham isso muito bonito, mas não conseguem vencer a sua acomodação e até já se conformaram com a vida que levam. Lance fora toda a acomodação e levante-se! Venha seguir a Cristo!

 

II – MEDO – versículo 49 – “… tenha bom ânimo….”. Disseram para Bartimeu: tenha coragem! Não temas! Jesus te chama! Bartimeu “lançou fora a sua capa” de medo e de um salto se levantou e foi à luta para conquistar o seu grande sonho. Isso nos ensina a jamais deixar que o medo roube nossos sonhos, que o medo nos impeça de sonhar e de conquistar aquilo que desejamos!

Tem gente que não vai até Jesus e não se torna um verdadeiro discípulo com medo de não conseguir perseverar nos caminhos do Senhor. Com medo de quebrar paradigmas religiosos, com medo de ser criticado pelos seus amigos ou familiares e, assim, passa a vida toda sentado e olhando Jesus passar com a multidão de discípulos.

Em nome de Jesus, nós o encorajamos, agora, a tomar uma decisão de seguir a Cristo como um fiel e verdadeiro discípulo de Jesus! Você tem coragem para tomar essa decisão tornando-se um crente em Jesus?

III – INCREDULIDADE  – versículo 52 – Você crê que alguém possa ser curado de cegueira? Humanamente falando isso seria impossível, mesmo com todo o avanço da medicina. Interessante a gente constatar que aquele cego Bartimeu guardava um sonho impossível e lutou por esse sonho. Por meio da sua fé ele conquistou o seu sonho e foi curado! Ele lançou fora a capa da incredulidade e Jesus realizou o seu grande sonho. Se você lançar fora a incredulidade, Jesus fará maravilhas em sua vida!

O texto ainda nos diz que “muitos o repreendiam para que se calasse” (versículo 48). Bartimeu teve que enfrentar o obstáculo da incredulidade das pessoa à sua volta, que o desestimulavam e o desanimavam na conquista do seu sonho. Tenho observado pessoas desejosas de mudarem de vida, de se tornarem crentes em Jesus, mas que são desestimuladas por amigos, familiares, colegas. Saiba que se você quiser, você pode, você consegue! Decida, pela fé, venha até Jesus e conquiste seus sonhos!

III – CONCLUSÃO – Quais são os obstáculos que você precisa vencer para conquistar seus sonhos? Não desista dos seus sonhos! Bartimeu não desistiu, venceu todos os obstáculos e com Jesus conquitou seu grande sonho! Ele ouviu de Jesus: “A tua fé te salvou”. Você tem fé em Jesus? Você crê que Jesus pode perdoar todos os seus pecados e te salvar? Ora, o que você está esperando para tomar a sua decisão e tornar-se um crente em Jesus? Entregue os seus sonhos e a sua vida a Jesus e Ele te fará um vencedor e te salvará!

Lição de Célula nº 581 – 28/01 a 03/02/2013 – Apóstolos Wagner&Eunice