II Crônicas 20:1-27
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, enfrentamos grandes desafios. Somos desafiados no dia-a-dia ao enfrentamento das batalhas que se agigantam. O texto bíblico, que fala da vida do Rei Josafá, vem nos ensinar que podemos ter como nosso aliado nada menos que o Deus Todo-Poderoso, o Vitorioso Senhor dos Exércitos. Ele nos faz vencedores em todas as batalhas. O Rei Josafá tomou as atitudes corretas que fizeram com que ele vencesse, pois Deus lutou a sua guerra. Vejamos quais foram essas atitudes:
I – BUSCAR AO SENHOR COM DETERMINAÇÃO – Uma multidão de três povos inimigos se levantou para guerrear contra Josafá e seu reino. A princípio ele temeu. E quem não temeria? Mas imediatamente se pôs a buscar ao Senhor com determinação. Proclamou um jejum para todo o seu reino, orou, expondo a situação a Deus, reconhecendo o Seu poder, a Sua soberania e a Sua fidelidade. Confiou que não haveria nada que pudesse prevalecer contra Senhor dos Exércitos. Qual tem sido sua atitude diante das batalhas? Você se rende a elas ou encontra forças no Senhor para alcançar a vitória. Nos tempos de batalha a prioridade é buscar ao Senhor com determinação. Quando reconhecemos nossa incapacidade de obter a vitória por meios próprios, devemos esperar confiantemente na Vitória que vem do Senhor (v.12). A determinação do Rei Josafá foi como tiro certeiro na grande vitória. Por que não buscar a Deus com determinação? Em Cristo Jesus somos mais que Vencedores (Rm 8.37) em todas as batalhas da vida.
II – SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO SENHOR – Quando Josafá e seu povo buscaram a presença do Senhor e Deus enviou o seu profeta para encorajá-los, dar a certeza da vitória e dar direcionamento do que eles deveriam fazer (v.14-17). Deus diz: “Vocês não terão que lutar nesta batalha, ela é minha! Mas vocês têm que se posicionar, têm que enfrentar a situação. Porém, fiquem quietos e vejam o livramento do Senhor”. Você confia mesmo no Senhor dos Exércitos? Então tenha atitude e desça para batalha, pois o agir de Deus é visível e sobrenatural. Quando permitimos que o Senhor dos Exércitos lute a nossa luta, não há brecha para incredulidade. Nossa atitude nas batalhas diárias tem que ser de uma fé genuína no Todo-Poderoso. Na grande batalha contra o pecado, Jesus de Nazaré é o único caminho que nos leva de volta para Deus, o Senhor dos Exércitos. Tome agora uma atitude de fé, confessando Jesus como seu Senhor e Salvador e será salvo (Rm 10:9).
III – ADORAR AO SENHOR – O Rei Josafá e seu povo encheram seus corações de fé e obedeceram às instruções do Senhor. A única arma que usaram na batalha foi a adoração, a qual foi poderosa para derrotar os inimigos, que destruíram uns aos outros completamente (v. 21-24). Deus agiu tremendamente a favor do seu povo, abençoando com muitos despojos do exército inimigo. Por isso aquele lugar de batalha foi chamado Vale da Benção (v.24-25). Em meio às batalhas, adore ao Senhor, cante louvores a Deus, seja agradecido por sua vitória. Você verá seu vale de batalhas ser transformado em “Vale de Benção”. Jesus disse que se crêssemos, veríamos a glória de Deus se manifestar em nossa vida (Jo 11: 40).
CONCLUSÃO: O povo voltou da batalha transbordando de alegria, pois Deus lhes tinha dado vitória sobre seus inimigos. Isso porque eles buscaram ao Senhor, creram, obedeceram às Suas instruções e permaneceram adorando até que a vitória viesse. Não perca mais tempo com lamentações e desespero. Aja de acordo com esta Palavra e veja o livramento do Senhor! Creia no Senhor Jesus, receba uma nova vida e você sairá vitorioso em todas as batalhas da vida!
Lição de Célula Nº 579 – 14 a 20/01/2013 – Daniel & Claudia