Para Que Celebramos a Santa Ceia do Senhor?

I Coríntios 11:17-34.

Você sabe por que a gente celebra a Ceia? – Tem uma grande variedade de propósitos na celebração da CEIA. Tem Igreja que celebra a Ceia para reafirmar suas Doutrinas sobre a Ceia: 1- CURA…; 2- TRANSUBSTANCIAÇÃO; 3- CONSUBSTANCIAÇÃO (Como se aparecessem o Corpo/Sangue de Cristo ao REDOR e DEBAIXO dos elementos…); 4- EXCLUSIVISMO (Ceia Restrita, Ultra-Restrita); 5- MERO SIMBOLISMO: Isso é menosprezar o valor e a importância da CEIA; Alguns nem chamam de SANTA CEIA…; 6- DETECTAR OS QUE ESTÃO EM PECADO/Disciplina… vamos ver quem pega ou não pega os elementos da Ceia; 7- FORMA DE DISCIPLINAR, excluindo da Ceia os “não-casados, as crianças, os que estão em pecado…”…;

A CEIA deve ser Celebrada exatamente como A BÍBLIA ORDENA, mais especificamente, como o grande Ap. PAULO doutrinou a Igreja, conforme ele mesmo declara: “Porque eu recebi do Senhor…”(I Co 11:23).  Nem mais, nem menos!

I – A CEIA DO SENHOR SERVE PARA MELHORAR A VIDA ESPIRITUAL DA IGREJA – I Co 11:17

A cada dia que a gente vem adorar ao Senhor, a Igreja deve ter uma estrutura de Culto capaz de promover a melhoria da vida INTEGRAL dos seus membros/discípulos. Cada vez que nos apresentamos diante do Senhor, não podemos sair do jeito que entramos ou quem sabe até pior. Precisamos sair diferentes, renovados, mudados, acrescidos em alguma coisa positiva… Nunca devemos sair pior do que entramos…

A Ceia do Senhor nos leva a termos um ENCONTRO COM JESUS, o Senhor Da Igreja. E nesse Encontro a gente RENOVA A NOSSA ALIANÇA COM O SENHOR!

A CEIA do Senhor nos cria a oportunidade de MELHORARMOS A NOSSA DEDICAÇÃO DE VIDA AO SENHOR. A CEIA nos LEMBRA do sacrifício de Jesus por nós… – E então, somos questionados: O que temos feito por Jesus? Ilust.: Tem um HINO que diz: Morri na cruz por ti, que fazes tu por mim? – O que você tem feito por Jesus?????

II – A CEIA SERVE PARA PROMOVER A UNIDADE DA IGREJA – I Co 11:18-19

Tem crente que insiste em MANTER SEUS INIMIGOS PARTICULARES… E as vezes, esses inimigos estão dentro da própria Igreja…!!! São irmãos que guardam mágoas, ressentimentos e rancores escondidos contra determinadas situações… as vezes estão CHEIOS DE RAZÃO MESMO, mas mesmo assim, COM TODA RAZÃO, estão SOFRENDO O DANO DUAS VEZES…! E INSISTEM EM NÃO PERDOAR, em NÃO SE LIBERAR DA MÁGOA…!!!

Mateus 5:23-26 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

ILUST.: Líder traiu seu Pastor, falou mal dele, levou um monte com ele… caiu doente e hospitalizado, PEDIU PARA VER ESSE PASTOR para pedir perdão… MORREU antes de receber essa visita…!

I JOAO 2:9 e 11 “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Você por acaso tem alguma mágoa aí guardada, escondida que precisa perdoar…?

III- A CEIA SERVE PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA OS QUE NADA TEM – I Co 11:20-22

I JOAO 3:17-18 “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas/FECHAR-LHE O SEU CORAÇÃO, como estará nele o amor de Deus?

18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

TIAGO nos diz que “a fé sem obras é morta”!

PRECISAMOS desenvolver um PROJETO SOCIAL para arrancar os nossos discípulos da pobreza… Ilust.: INSTITUTO ÁGAPE surgiu com esse propósito… Precisamos RETOMAR O CURSO PARA CONCURSOS, promover a educação e o ensino na Igreja… Empurrar os nossos discípulos para a FACULDADE…!!!

PRECISAMOS formar uma EQUIPE de CONSTRUÇAO na Igreja… Já imaginou um grande mutirão para construir CASAS para os irmãos??? Reformar casas…!!!

IV – A CEIA SERVE PARA UM AUTO-EXAME ESPIRITUAL – I Co 11:28

A CEIA nos transporta a um cenário de MORTE e de RESSURREIÇÃO. E geralmente, quando a gente enfrenta a MORTE de alguém, de algum ente-querido, a gente sempre se apresenta SURPRESO E TEMEROSO. Surpreso pela brevidade da Vida… TEMEROSO, pois poderia ser a Gente… Ilust.: No Galinheiro, quando a gente pega uma galinha para matar, todos ficam assustados no galinheiro…!!!

E nesses momentos, a gente vê como somos FRÁGEIS, como somos IGUAIS a qualquer ser vivente, independente da nossa situação financeira, social, espiritual/eclesiástica… – A CEIA nos leva a refletir sobre a vida após a VIDA…!!!

CONCLUSÃO: A CEIA serve para ANUNCIAR A MORTE DE JESUS até que Ele Venha!!! E ELE VAI VOLTAR…!!!! Ele virá para ARREBATAR A SUA IGREJA NOS ARES… OS ANJOS tocarão as trombetas… os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro… – I TES 4:13-17 “13  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, DE MODO ALGUM PRECEDEREMOS os que dormem.

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu DADA A SUA PALAVRA DE ORDEM, OUVIDA A VOZ DO ARCANJO E RESSOADA A TROMBETA DE DEUS, DESCERÁ DOS CÉUS E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO; 17- DEPOIS, NÓS OS VIVOS, OS QUE FICARMOS, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES, ENTRE NUVENS, PARA O ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES, e assim estaremos PARA sempre com o Senhor.

MIBA –  Ap. Wagner Tenório.