O Bom Pastor De Todos Os Momentos

Salmo 23

A nossa vida se constituiu numa sequência de momentos. Momentos alegres, tristes, amenos, conturbados, de lutas, tranquilos e outros. Quais são os momentos da vida que mais levam as pessoas a se reunirem? Certamente nas celebrações e nos enterros. É certo que nem todas as pessoas que aceitam convites para as suas festas estarão com você nos momentos de dor. O teste de uma verdadeira amizade é quando vem a necessidade ou a perda. Com quem você pode contar nesses momentos? O Salmo 23 é um dos textos bíblicos que revela o agir de Jesus Cristo especialmente em três momentos:

I- NOS MOMENTOS DE NECESSIDADE (vs. 1-2) – Em que momento da nossa vida acontece uma verdadeira triagem que mostra com quem podemos contar? Algumas pessoas tem muita dificuldade para pedir ajuda. Outras pedem até quando não estão precisando. O fato é que, normalmente, gostaríamos de nunca precisar de ajuda. Talvez por constrangimento, receio de sermos um peso ou mesmo de recebermos um não. Quem sabe você já experimentou frustração quando precisou. Mas a vida é feita de altos e baixos e há momentos em que precisamos de alguém. Saiba que Jesus Cristo é aquele que pode suprir as suas necessidades.

II – NOS MOMENTOS DE ANGÚSTIA – (vs. 3) – Precisamos refrigério quando a alma está angustiada. A angústia é um sofrimento interior que, dependendo da intensidade, pode gerar doenças físicas, psicológicas e espirituais. E dependendo da dificuldade ou do tormento que as situações estão causando, a sensação é como se a vida fosse uma correnteza na qual você está se debatendo para não se afogar. Pois Jesus Cristo é o único que pode trazer alívio e te conduzir às águas tranqüilas que te levarão ao outro lado. Não importa a situação que você está enfrentando, Jesus, o Bom Pastor,  está de braços abertos só esperando que aceite o Seu cuidado.

III- NOS MOMENTOS DE PERDAS –(v. 4-5) – O Salmo 23 fala da sensação de andar pelo vale da sombra da morte. Existem vários tipos de morte. Vamos destacar três: física, psicológica e espiritual. Somente quem já viveu a morte de uma pessoa muito querida consegue avaliar a intensidade dessa dor. A morte psicológica é decorrente de uma mente conturbada e que não consegue mais sonhar. Morrer espiritualmente é perder a fé e não conseguir acreditar no poder de Deus e nem sentir o Seu amor. Saiba que mesmo que você esteja atravessando esse vale, com Jesus ao seu lado você não precisa ter medo, pois Ele é contigo.

CONCLUSÃO: O Salmo 23 é um lindo texto e está entre os mais conhecidos da Bíblia. A simples leitura dele nos traz segurança, paz, consolo. Isso porque nos revela o coração amoroso de Jesus Cristo. Se você deseja tê-Lo como o Seu Bom Pastor precisa tomar a iniciativa de abrir o seu coração para Ele. Assim encontrará suprimento das necessidades, refrigério na angústia e consolo nos momentos de perdas. Não pense que Ele irá entrar na sua vida sem que você permita. Jesus está batendo agora mesmo na porta do seu coração. Qual é a sua decisão?

Lição de Célula nº 567 – 15 a 21/10/2012 – Prs. Cari&Noeme