Lucas 14:16-24
Você já teve a experiência de preparar um evento ou refeição em sua casa para receber seus familiares e amigos e essas pessoas recusarem seu convite ou simplesmente faltarem? Como você se sentiu? Nesta parábola, Jesus ilustra como Deus se sente e age quando nós recusamos o que Ele tem preparado para nós. Como você tem reagido aos convites de Deus para sua vida?
I – ELE TE CONVIDA PARA UM BANQUETE ESPIRITUAL – Toda semana nosso ministério se reúne em células. A célula é um verdadeiro “banquete espiritual” preparado pelo próprio SENHOR para nós. Nela nos alimentamos da Palavra de Deus e ouvimos as Boas |Notícias que Ele tem para nossa vida. A parábola contada por Jesus, mostra que Deus sempre convida muitos ( v.16), pois sua vontade é que todos se acheguem a Ele e possam ser abençoados ( I Tm 2,4), mas como mostra o texto, os convidados começam a dar desculpas. Note que nossas justificativas aceitáveis (negócios, trabalho, lazer, família) (vs.18-20), para Deus não passam de desculpas. Já que os convidados não valorizaram o seu convite, o dono da casa, que representa Deus, fica irado e manda que seu servo saia pelas ruas da cidade e traga os pobres, cegos, coxos, aleijados, ou seja, os considerados menos dignos, para participarem daquele banquete, pois deseja sua casa cheia( vs. 21-23) Deus literalmente troca a sua lista de convidados e aqueles primeiros são riscados (vs. 24). Os pobres, cegos, aleijados e coxos representam os suficientemente humildes para reconhecerem a honra de estarem sendo convidados. Por isso Jesus, no Sermão da Montanha, diz que os humildes são bem-aventurados,pois deles é o Reino dos céus. De qual lista você escolherá fazer parte: a dos riscados ou a dos humildes? Aceite hoje o convite do Senhor e participe do banquete de bênçãos que Ele tem preparado para você.
II – ELE TE CONVIDA PARA A SALVAÇÃO – As parábolas que Jesus contava eram sempre para ilustrar o Reino Deus. O banquete, a grande ceia, simboliza tudo aquilo de melhor que Deus preparou para nós em seu Reino, com tanto carinho e amor. Em seu banquete recebemos salvação, vida eterna, cura, paz, vida abundante e saciamos a fome e a sede da nossa alma, passando a viver em comunhão com Ele. (Ap 3,20). Em João 3, Jesus ensina que para entrarmos nesse banquete do Reino de Deus, precisamos nascer de novo (Jo 3.5), e que esse novo nascimento ocorre quando cremos em Jesus como nosso único e suficiente salvador (Jo 3.16). Aqueles que respondem positivamente a este convite passam a fazer parte do Reino de Deus e passam a desfrutar desse banquete. Mas os que recusam o convite rejeitam o maior presente de Deus ao homem e acabam por serem riscados da lista. Como você responderá ao convite que Jesus está te fazendo hoje? Aceite Ele como Seu Senhor e Salvador e entre em uma nova vida a partir de hoje. (I Co 5,17)
CONCLUSÃO: Como você tem respondido aos convites do SENHOR para estar em sua presença e cear com Ele? No nosso ministério, cada célula, cada culto, cada discipulado é um banquete espiritual preparado pelo Senhor. Essa parábola nos faz atentar para o sentimento de Deus ao ter seu convite recusado e o que Ele pensa de nossas justificativas. Esteja atento e atenda rapidamente ao convite do Senhor Jesus.
Lição de Célula nº 561 – 03/09 a 09/09/2012 – Daniel&Cláudia Quintilha