Quem Subirá ao Monte do Senhor?

Salmo 24

O salmista Davi nos apresenta uma pergunta perturbadora, que incomoda a todos nós: Quem subirá ao monte do Senhor, ou seja, quem será salvo? Você já tem certeza da sua salvação? Você já definiu a sua vida eterna com Jesus? Você já sabe para onde vai, depois dessa vida? Subir ao monte do Senhor fala de salvação, de ser protegido e guardado por Deus.

Como o monte pertence ao Senhor, então é Ele quem define, autoriza e chama aqueles que vão subir lá, que vão morar com Ele. Ele determina as condições para que possamos subir no Seu Santo Monte.

I – AQUELE QUE É LIMPO DE MÃOS

O rei e salmista Davi enfrentou muitas guerras, muitas batalhas para estabelecer o reino de Israel, para defender a sua própria vida. Foram tantas as batalhas que Deus chegou a dizer que ele não lhe edificaria uma casa por ter derramado sangue em abundância (I Crônicas 22:8). Muitos são os pecados que “sujam as nossas mãos”: roubo, furto, assassinatos, crimes etc. E de mãos sujas não entraremos no Monte do Senhor.  Mas e se já sujamos as nossas mãos, o que faremos para limpá-las?

Deus nos convida a lavar, purificar as nossas mãos de todo o pecado, deixar de fazer o mal e fazer o bem e assim Ele nos ouvirá (Isaías 1:15-20). O sangue de Jesus Cristo nos lava e nos purifica de todo o pecado (I João 1:7-9)! Ore, peça perdão e entregue a sua vida a Jesus!

II- AQUELE QUE É PURO DE CORAÇÃO

Este Salmo 24 é chamado de Salmo Litúrgico e era usado pelos judeus na entrada do Templo, quando iam adorar ao Senhor. Provavelmente ele foi composto por Davi quando da entrada da Arca da Aliança em Jerusalém e depois, encaminhada ao Templo construído pelo seu filho Salomão. É um salmo que nos convida a refletir como está o nosso coração diante de Deus, pois ainda que mantenhamos as nossas aparentes práticas religiosas, precisamos atentar para o nosso coração.

Deus está mais interessado com o que tem dentro do nosso coração, do que com o que demonstramos exteriormente e só Ele pode sondar o nosso coração. E Deus quer o nosso coração para Ele fazer morada e nos abençoar. Entregue o seu coração a Jesus!

III- AQUELE QUE NÃO AGE COM FALSIDADE

Vivemos numa sociedade mergulhada na mentira e na falsidade em todas as áreas dos nossos relacionamentos. Temos que conviver e enfrentar a falsidade na política, na justiça, na mídia em geral com tantas notícias e propagandas enganosas, na economia, em nosso local de trabalho, muitas vezes até em nossos relacionamentos familiares. Imagine que eu já ouvi falar de falsidade até dentro das Igrejas, entre irmãos. Você já foi vítima de alguma mentira ou falsidade? Com certeza que sim!

Deus não permite que a mentira ou falsidade entre no Seu Santo Monte. A mentira e a falsidade faz parte do principado de satanás e do diabo que é o pai da mentira, do engano e da falsidade (João 8:44). Somos chamados por Deus para a verdade e a sinceridade. Jesus é a Verdade!

CONCLUSÃO: O salmista nos pergunta quem subirá ao monte do Senhor, mas ele também nos pergunta: Quem há de permanecer no seu santo lugar? Precisamos não apenas entrar, mas permanecer e perseverar até o fim e assim seremos salvos (Mateus 24:10-13). Você deseja subir ao Monte do Senhor? Então, venha para Jesus agora mesmo!

Lição de Célula No 557 – 06 a 12/08/2012 – Aps. Wagner & Eunice