Estratégias de Um Líder Vencedor

Neemias 6.

Gosto muito desse líder vencedor Neemias. Ele conseguiu levantar as muralhas de Jerusalém num tempo recorde (52 dias), tendo que enfrentar muitos inimigos, tanto Internos como Externos.

Neemias estava fazendo a Coisa certa, estava visando a Glória de Deus, trabalhava para Ajudar os seus irmãos, não visava lucro nenhum para ele (nem como governador quis usufruir da verba que tinha direito), estava sempre em Oração, mas mesmo assim enfrentou “muitos inimigos”. Vejamos as estratégias desse Líder Vencedor…

I – UM LÍDER VENCEDOR TEM UMA VISÃO A EXECUTAR

Qual era a Visão de Neemias? O que Deus o autorizou a fazer? O que Deus colocou em seu coração para realizar?  – Essas são perguntas fundamentais para que tenhamos sucesso em nossa Vida! Tem muita gente conduzindo a sua vida sem “Visão” nenhuma… Outros colocaram em seus próprios corações o que querem fazer, mas nunca perguntaram para Deus se é isso que Ele quer que faça… Neemias, esse Líder Vencedor, ele possuía uma Visão de Deus… Neemias, ao tomar conhecimento da situação de Jerusalém e dos seus irmãos, pôs-se a ORAR (Neem 1:3-4)!

Depois do período de oração e jejum, Deus revelou ao seu coração a Visão que Ele tinha para a sua vida: Neem 2:12 “Então, à noite, me levantei e uns poucos homens comigo, não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém…”!

Deus tem um Plano Maravilhoso para a sua vida. Ele tem uma Visão para você executar e ser feliz…! Muitos acham que a Visão de Deus para ele é ficar Rico… Outros acham que é “realizar-se profissionalmente”… Poucos tem uma verdadeira Visão de Deus…: a) Inclui o bem comum; b) Envolve um grande projeto; c) Visa a Glória de Deus! – Quem deseja realmente desenvolver uma Visão para Deus?

II- UM LÍDER VENCEDOR É “INDESISTÍVEL”

Quando Neemias tomou conhecimento da situação dos seus irmãos, de Jerusalém, ficou triste, chorou, jejuou e orou… Ele poderia ter pensado: Sou apenas um copeiro e não posso fazer nada… Ah! Se eu fosse alguém… AH! Se eu tivesse R$… Ah! Se eu tivesse tempo…!

Neemias enfrentou risco de vida para poder falar com o Rei, mostrando a sua cara triste… mas não desistiu. Depois, ao chegar em Jerusalém, teve que enfrentar muitos inimigos e bem mais numerosos (Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos – Neem 6:1). Número suficiente para fazê-lo desistir…!

Neemias enfrentou “Zombaria” dos inimigos (Neem 4:1-3), mas não desistiu!

Neemias enfrentou “Fofocas, Mentiras, Críticas”, mas não desistiu (Sambalate mandou 5 vezes ameaça-lo com mentiras…: Neem 6:4-8)!

Neemias enfrentou resistências Internas dos seus próprios irmãos que seriam beneficiados pelo seu Trabalho!

Neemias enfrentou “Ameaças de Morte” dos seus Inimigos e sabe qual foi a sua Resposta? “Homem como eu fugiria?” (Neem 6:11)!

Por muito menos, muitos tem desistido dos seus Sonhos, do seu Trabalho Secular, de prestar Concurso, de Insistir nos seus Objetivos de Vida, de Insistir no seu Casamento, na sua Célula…….

Deus não trabalha com “Desistidos”… HEB 10:38-39!

III- UM LÍDER VENCEDOR É TRABALHADOR

Neemias teve que enfrentar um tempo de Oração e Jejum; Teve que continuar o seu trabalho como Copeiro do Rei; Teve que transportar os recursos financeiros durante uma viagem longa e perigosa; Teve que trabalhar com muita sabedoria para conquistar o apoio do povo; Teve que trabalhar duro para construir os muros; Teve que trabalhar dia e noite, montando guarda e com a companhia de Atalaias com Shofar para avisar a chegada dos inimigos (Neemias 4:17-20); Teve que trabalhar os relacionamentos internos com os seus irmãos, com os Magistrados, Sacerdotes, Levitas e todo o Povo; Teve que trabalhar para levantar mão-de-obra suficiente para cumprir a tarefa; Teve que Trabalhar como Governador para Consolidar toda uma Nação que agora se restabelecia com a conquista dos seus Muros; Teve que trabalhar… Chega, cansei…!!!!

Deus nunca chamou desocupados para a Sua obra! – Dizem que se você tem uma tarefa a executar, não a passe para quem está desocupado, escolha alguém ocupado, pois o desocupado vai continuar desocupado, pois está assim por falta de coragem para trabalhar e não por falta do que fazer!

Servir ao Senhor dá trabalho! Jesus nos chamou para Trabalhar, para Servir e não para ser Servido… – tem muita gente vindo para Se Servir de Deus e não para Servir a Deus…!!! “Os obreiros continuam poucos e a Seara continua grande…”!!!

IV- UM LÍDER VENCEDOR TEM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

Neemias logo percebeu a manobra dos seus inimigos:

a) Zombaria: Neem 4:4-5 “Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados… pois Te Provocaram À IRA na Presença dos que Edificam”: Neemias “jogou” para Deus toda aquela Provocação e Zombaria… – Não tome a “briga” para você, entregue a Deus…;

b) Ajuntaram-se para provocar “Confusão”: Neem 4:8-9. Neemias percebeu que tudo aquilo não passava de uma estratégia maligna para “confundir” a mente das pessoas, provocar medo e desânimo nos construtores…. Neemias OROU e PÔS GUARDA DIA E NOITE!

c) Chamaram Neemias para uma “Conversa”: Neemias 6:3-4. Eles queriam Parar o Líder! Neemias, Discernindo o “Esquema” deles, deu-lhe uma resposta direta e não “abriu”…!

d) Inventaram Mentiras e Fofocas: Neem 6:8-9. Neemias Discerniu mais uma estratégia dos seus inimigos… – Tem gente que se for caluniado ou sofrer “fofocas” logo desiste do que está fazendo, abre mão do seu trabalho…!!!

e) Armaram-lhe uma Cilada, tentando fazê-lo PECAR: Neem 6:12-14 “Então percebi que não era Deus quem o enviara…”! – Ilust.: Satanás tentou contra José, colocando um “espírito de pomba gira”…! Ilust.: Daniel foi tentado com as iguarias do Rei…! E você?

V – UM LÍDER VENCEDOR VIVE EM ORAÇÃO

O Livro de Neemias começa com uma Oração e falando de Jejum, ao longo do Livro, percebemos que Neemias mantinha um constante diálogo com Deus, sempre Orando e Denunciando a Deus as suas dificuldades, os seus problemas, os ataques constantes dos seus inimigos, vemos Neemias levando o povo a oração e jejum, levando o povo a Restaurar as Festas Bíblicas, a Firmar Aliança com Deus, e sempre orando e quando ele termina o Livro, diz: “Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu Bem”! Portanto, vemos que todo o Livro é na verdade uma grande Oração a Deus! Neemias levou toda a sua vida em Oração!

Se queremos Vencer na Vida, devemos Levar Tudo em Oração a Deus, mesmo as mínimas coisas, tudo o que acontecer a nossa volta, Deus precisa ficar sabendo… !

CONCLUSÃO: A Bíblia nos ensina a Vencer na Vida e nos dá as estratégias, revela a vontade de Deus para as nossas vidas, mas nós é que não observamos essas revelações e ensinamentos e aí, falhamos, pecamos, deixamos de cumprir o Plano de Deus para as nossas vidas ou mesmo nem conhecemos a Visão que Deus tem para nós…

Hoje vamos entrar na presença do Senhor, levar a Ele todas as nossas inquetações, frustrações, dificuldades e limitações, vamos em oração clamar a Ele para que Ele nos revele a Visão que Ele tem para cada um de nós… E Vamos mudar as nossas vidas para cumprirmos o Propósito, o Plano e a Visão de Deus para as nossas Vidas e seremos Vencedores!!!!

MIBA – AP. Wagner Tenório.