A Aposta de Pascal

I CORÍNTIOS 15:12-20.

Blaise Pascal (nasceu em 1623 e morreu em 1662). Foi um cientista francês muito famoso, ele foi também matemático, físico, filósofo, teólogo. Contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a geometria e a teoria das probabilidades. Inventou a primeira máquina de calcular e o primeiro modelo de um computador, inclusive tem uma linguagem de computador que leva o seu nome. Em 23 de Novembro de 1654, Pascal teve uma profunda experiência com Deus e escreveu em seu diário o que chamamos de “A Aposta de Pascal”.

Assim como Pascal, o Apóstolo Paulo também teve uma profunda experiência com Deus e apresentou a sua “aposta”: Cristo ressuscitou! E que se esperamos em Cristo apenas nesta vida, somos os mais infelizes dos homens (I Coríntios 15:19).

I – PODEMOS ESPERAR EM CRISTO NESTA VIDA

Pascal registrou em seu diário que se você aposta em Cristo e se abre para o seu amor, não terá perdido nada, mesmo se estiver errado. Já o Apóstolo Paulo declarou que de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem (I Coríntios 15:20). Mas se Cristo não ressuscitou, então seria vã a nossa fé, estaríamos mortos em nossos pecados, sem perdão, tudo estaria perdido, não existiria esperança em nada e tudo seria apenas matéria e pó. Se Cristo não tivesse ressuscitado, então Paulo e os demais apóstolos e cristãos seriam considerados falsas testemunhas de Deus (I Coríntios 15:15).

Podemos sim esperar em Cristo já nesta vida, pois com Ele somos mais do que vencedores. Mas não devemos esperar em Cristo apenas nesta vida, pois ainda tem uma vida após essa vida que será eterna! Como viver nesse mundo sem a ajuda de Deus? Como enfrentar as lutas diárias sem a proteção e o auxílio divino? Convidamos você a “apostar”, a acreditar e confiar em Jesus já nesta vida.

II- PODEMOS ESPERAR EM CRISTO NA VIDA FUTURA

Ainda na aposta de Pascal, ele disse que se alguém decidir apostar que Deus não existe e conduzir a sua vida sem Deus, então a pessoa pode perder tudo nesta vida e na vida porvir. Ora, o que espera aquele que não crê em Deus? Li sobre um dos primeiros presidentes do Movimento Ateu Internacional, Jaroslawski, que ao morrer teria falado: “Por favor, queimem todos os meus livros e olhai para Deus”! Pascal registrou em seu diário a sua declaração de fé e oração a Deus, entregando a sua vida a Ele: “Eu me submeto completamente a Jesus Cristo, meu Redentor”. Ele decidiu esperar em Cristo não apenas nessa vida, mas também na vida depois da vida.

Queremos convidá-lo a fazer uma oração declarando a sua fé em Cristo e entregando a sua vida a Ele. Você gostaria de fazer essa oração?

CONCLUSÃO: Se decidirmos esperar em Cristo apenas nesta vida, já estaremos em grande lucro, pois conduzir a vida dentro da filosofia e ensinamentos cristãos é grande vantagem em todos os aspectos. Mas somos desafiados a também esperarmos em Cristo na vida depois da vida e aí é que está a grande vantagem, a vida eterna.

Decida esperar e viver com Cristo hoje, agora, e permaneça assim até aquele Grande Dia quando todos nos apresentaremos diante do Trono de Deus e ali ouviremos do nosso Pastor: “Vinde, benditos do meu Pai, possui por herança o reino que vos está reservado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34)!

Lição de Célula No 540 – 09 a 15/04/2012 – Aps. Wagner & Eunice.