A Oração de Jabez

I Crônicas 4:9-10.

Deus tem por natureza nos abençoar, responder nossas orações. Porém, precisamos pedir (Mt. 7:7). Foi o que Jabez fez, ele teve coragem e ousadia para orar. E por meio de uma simples oração, teve sua vida transformada. O significado do nome Jabez é “aquele que traz muita dor, sofrimento”. Apesar da maldição que havia sobre seu nome, ele teve uma história de superação. Ele foi um vencedor que não aceitou o decreto de maldição sobre sua vida e começou a buscar a Deus. Assim como Jabez, seu futuro não precisa ser o retrato do seu passado, você pode mudá-lo começando por uma oração.

Jabez, em sua oração, fez quatro pedidos a Deus:

I – QUE O SENHOR ME ABENÇOE MUITÍSSIMO – Benção é o favor Divino e sobrenatural. É a benção de Deus que anula toda e qualquer maldição. Em Provérbios 10:22 diz: “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” As bênçãos do Senhor trazem alegria e paz. Jabez, por fé e confiança, depositou no Senhor a sua esperança. Ele confiou que Deus era o Único que poderia transformar a sua maldição em benção.  Qual é a dificuldade, estigma ou maldição que você precisa superar? Ore com confiança Naquele que é Poderoso pra abençoar sua vida e mudar sua história! Entregue-se a Jesus e receba as bênçãos que só Ele pode te dar!

II – QUE ALARGUE AS FRONTEIRAS, AMPLIE MEU TERRITÓRIO – Jabez não queria simplesmente terras, maiores oportunidades. Ele estava dizendo “eu não nasci para ter só isso…” Ele sabia que Deus tinha muito mais para sua vida! E o clamor de Jabez engloba aspectos espirituais, materiais, familiares e emocionais. Ele se entregou totalmente ao senhorio de Deus e se colocou no centro dos planos dEle para sua vida. Quais são as “fronteiras, territórios” que você ainda precisa conquistar? Quais são os desafios que você precisa superar? Deus sempre intervém quando colocamos as prioridades d’Ele acima das nossas. (Lucas 12:31) Entregue primeiro a sua vida a Deus e deixe que Ele abra as portas que você precisa!

III – QUE SEJA COMIGO A TUA MÃO – A “mão de Deus” é um termo bíblico que expressa o poder e a presença de Deus. Podemos ter tudo, mas se não tivermos o Deus da Bênção conosco, não temos nada. Moisés certa vez disse: “não nos faça sair daqui se o Senhor não for conosco” (Êxodo 33:15). Precisamos caminhar debaixo da poderosa mão de Deus para obtermos êxito em nossas vidas. É a dependência e o cuidado de Deus que transformam homens comuns em grandes homens. Você quer que a mão de Deus esteja sobre a sua vida, sobre a sua casa? Então faça agora mesmo uma oração de entrega ao Senhor Jesus!

IV – QUE ME PRESERVES DO MAL E DAS AFLIÇÕES DA VIDA – Deus quer te livrar das aflições da alma, pois de que adiantaria ter as bênçãos do Senhor se não tivéssemos também o livramento? Precisamos pedir livramento do mal, do inimigo, do inferno, de Satanás e de suas influências. As aflições da vida são acontecimentos ruins como acidentes, doenças, problemas familiares, dificuldades no lar, com filhos, cônjuges, etc. No entanto, a pior aflição que uma pessoa pode sofrer é o tormento eterno (Salmo 9:17) e só Jesus tem o poder de livrar-nos dele. Aceite-O como seu Salvador e Libertador!

CONCLUSÃO: Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos da sua geração, pois teve coragem de chamar Deus para sua história, para sua vida. E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (I Cr 4:10). Peça a Deus para fazer parte da sua história e receba a maior benção que Ele tem para te dar: a vida eterna!

Lição de Célula nº 534 –27/02 a 04/03/2012 – Prs. Clemilton & Suzanne.