Pai Nosso Que Estás no Céu

Mateus 6:9-13.

Dificilmente você encontrará alguém que nunca tenha “rezado” o Pai Nosso. Essa foi a oração que Jesus nos deixou como modelo. Entretanto, muitos a entendem como um conjunto de palavras que deve ser literalmente repetido. Porém, modelo significa orientação, padrão, direcionamento. O Mestre Jesus, sendo o Filho que conhece o coração do Pai, nos ensina o que devemos fazer para que a nossa oração seja eficaz.

I – DECLARAR QUE DEUS É SANTO (vs. 9) – A santidade de Deus é indiscutível. Declarar a santidade dEle faz-nos olhar para nós mesmos e sentirmos que precisamos mudar. Santidade é um tema que foi muito distorcido. Ser santo é ser separado, lutar contra o pecado, não contrariar os princípios de Deus, seja por palavras ou por ações. Isso significa que buscar o Reino de Deus é fazer a vontade Dele. A realidade é que vivemos entre dois reinos: o do mundo e o de Deus. O reino do mundo tem princípios e valores que militam contra o Reino de Deus. A Bíblia diz que buscamos o Reino de Deus quando nos arrependemos (Marcos 1:15). Arrependimento precisa ser seguido de confissão e de mudança de atitude. É dessa forma que estaremos nos santificando a cada dia. Somente por meio de Jesus isso é possível. Convide-O agora mesmo para ser o Santo Senhor de sua vida.

II – RECONHECER QUE É ELE QUEM SUPRE AS NOSSAS NECESSIDADES (vs. 11) – Vivemos em um país riquíssimo mas que deixa muitos de seus filhos passarem fome. É difícil entender como isso pode acontecer. Não devemos depender de governos para sermos prósperos. O pão nosso de cada dia representa o suprimento de todas as nossas necessidades. Não somente materiais, mas principalmente espirituais. Jesus declarou: “Eu sou o Pão da vida. Quem Dele se alimenta nunca mais terá fome” (João 6:35). Se você está passando por dificuldade para ter o alimento diário, ore ao Pai em Nome de Jesus. Se estiver se sentindo vazio espiritualmente, chame Jesus para o centro de sua vida e experimente a paz que somente Ele pode dar.

III – ESTAR DISPOSTO A PERDOAR (vs. 12) – Quando alguém te faz algum mal, com palavras ou atitudes, você tem dificuldade de perdoar? E se a pessoa não te pedir perdão, você perdoa assim mesmo? Vamos entender que perdão é uma decisão e sinal de obediência a Deus. Liberar perdão é libertar o coração de toda a mágoa e não deixar que a raiz da amargura fique plantada em seu coração (Hebreus 12:15). Quem não perdoa fica presa a sentimentos que impedem que suas orações sejam eficazes. Então, cada vez que você for à presença de Deus em oração deve pedir perdão por suas falhas podendo dizer a Ele que já perdoou todos aqueles que te feriram um dia. É difícil? Basta olhar para Jesus que exercitou o perdão até o último minuto de Sua vida na Terra. Receba-O no seu coração e o perdoar fará parte do seu novo estilo de vida.

CONCLUSÃO: Essa belíssima oração que Jesus ensinou nos dá as chaves para uma oração eficaz e que alcança o Trono do Nosso Pai. Ao orar, declare que Deus é Santo e busque também a sua própria santidade. Creia que Ele conhece todas as suas necessidades e terá prazer em supri-las. Mas lembre-se: perdoar é um requisito para que você tenha acesso a Deus. Libere perdão a qualquer um que o tenha ferido ou magoado. Jesus Cristo abriu o nosso acesso ao Pai Eterno. Convide-O para ser seu Senhor e Salvador e experimente a plena comunhão com Deus em sua vida diária por meio da oração.

Lição de Célula – Nº 531 –06/02 a 12/02/2012Prs. Cari&Noeme.