Da Ansiedade à Paz

Filipenses 4:6-9.

Uma das palavras frequentemente usadas nos dias atuais é “estresse”. E o estresse é gerado pela ansiedade diante de situações difíceis, desagradáveis ou desafiadoras. Os estudiosos dizem que em certo grau o estresse é necessário porque nos faz sair da inércia e nos leva a responder positivamente diante dos desafios. Mas quando não seguido de adaptação ou conciliação, suas consequências podem ser gravíssimas e conduzir a doenças e até mesmo a morte. Deus, em sua Palavra nos apresenta valiosíssimas orientações para vencermos a ansiedade:

I – USAR O PODER DA ORAÇÃO (vs. 6) – Jesus Cristo teve como base do Seu ministério a oração. Orava em todas as situações. Não somente ensinava como orar, mas também separava momentos para ficar a sós com o Pai e orar. Ele também enfrentou momentos de grande angústia diante da perspectiva de enfrentar a morte. E o que fez? Chamou seus discípulos para o monte e foi orar. Você pode estar a uma oração de distância da sua bênção. E ao invés de orar, provavelmente está deixando a ansiedade tomar conta. Essa atitude impede que você tenha uma experiência marcante com Deus. Não perca mais tempo: coloque-se agora na presença do Pai e faça conhecidas as suas petições.

II – TOMAR POSSE DA PAZ DE DEUS (vs. 7) – Você pode ter conquistado muitas coisas em sua vida. Entretanto, essas conquistas nem sempre significam paz. Não adianta possuir tudo aquilo que o dinheiro pode comprar se você não tiver a paz interior que é conquistada por uma vida espiritual de relacionamento e intimidade com Deus. Jesus nos garante essa paz e diz que ela é diferente da paz que o mundo dá (João 14:27). Ou seja, vai além da possibilidade de se obter coisas materiais ou até mesmo curas. Por isso, é uma paz que supera todo o entendimento do homem. Experimente essa paz. Peça com fé e receba agora mesmo a paz de Cristo em seu coração.

III – MUDAR OS SEUS PENSAMENTOS (vs. 8) – Os cientistas há muito vêm estudando sobre a mente humana e pouco conseguiram desvendar. Mas o Autor Supremo a conhece e nos ensina em Sua Palavra que se quisermos ter paz devemos ter critérios para definir aquilo que deve ou não ocupar a nossa mente. Pensamentos negativos, errados, injustos, impuros tiram a paz e, consequentemente, geram ansiedade. A relação do que deve alimentar a nossa mente está no texto: verdade, respeito, justiça, pureza, amabilidade e tudo o que é louvável. Quer ter paz? Monitore os seus pensamentos e proceda a imediata substituição pelos princípios de Deus. Convide Jesus para ser Seu parceiro nessa caminhada.

CONCLUSÃO – (v. 9) – O nosso Deus continua manifestando Sua graça e misericórdia para aqueles que separam tempo para aprenderem a Sua Palavra, mesmo vivendo cercados por situações que conduzem a maioria das pessoas a níveis cada vez mais elevados de ansiedade e estresse. Pela oração podemos tocar o Seu coração, receber a Sua paz e termos a nossa mente renovada. Mas você precisa agir e fazer a sua parte. Convide Jesus para o centro da sua vida e experimente a paz que somente Ele pode dar.

Lição de Célula nº 528 – 15/01a 21/01/2012 – Prs. Cari&Noeme.