Aprendendo a Trabalhar com Alvos e Metas

Filipenses 3:12-19.
Vivemos a cultura evangélica do “seja o que Deus quiser”… Vi no Globo News reportagem sobre Graciliano Ramos e seu romance Vidas Secas e foi mostrado o mesmo quadro de mais de 60 anos, onde um agricultor de 90 anos em Girau do Ponciano/AL puxando um carro de boi, uma cadela… dizendo: Se é assim que Deus quer… Seja o que Deus quiser…!
O Salmista no Salmo 2:8 nos diz: “Pede-me…”! As nossas Metas são pedidos a Deus, enviados pelo correio da fé direto aos céus e de lá retornam como decretos divinos que serão estabelecidos como planos de Deus que jamais poderão ser frustrados!
Todo Líder tem seus Alvos e Metas definidos, anunciados e por eles trabalha dia e noite…! É através das Metas que a Visão se Cumpre!
I – AS METAS PRECISAM SER CLARAS E OBJETIVAS
Elas precisam ser palpáveis, tangíveis, mensuráveis: Não podemos ter uma meta de “ganhar o Brasil”, mas ganhar 200 milhões de pessoas; E como isso vai acontecer? Quais são as estratégias que serão utilizadas? Em quanto tempo desejamos que isso aconteça?
Elas precisam ser subdividas: Dividir a Meta Geral em partes e cada parte com o seu tempo definido; Podemos fazer um planejamento para 5 anos, 10 anos, 2 anos… mas precisamos dessas metas anuais, bimestrais…

II- AS METAS PRECISAM SER PUBLICADAS
Nenhum Líder fica com as suas metas guardadas só para ele, a não ser que ele queira conquistá-las sozinho! Precisamos ser criativos para publicar as nossas Metas, fazê-las conhecidas a todos os nossos discípulos, a todos os que estão envolvidos em nosso projeto!
Devemos escrever, registrar as nossas Metas para que a nossa mente seja tomada por elas! Devemos orar por essas Metas que estarão escritas…!

III- AS METAS PRECISAM SER REALISTAS
Sabemos que o nosso Deus pode todas as coisas, Ele é o Deus do impossível, sabemos que Ele se alegra quando decidimos viver pela fé, crendo nEle, mas ainda que vivamos pela fé, precisamos estabelecer metas compatíveis com a nossa capacidade de realização, isso sem excluir a nossa fé.
As Metas muito acima do que seria humanamente possível, pode provocar a desistência e a falta de apoio dos nossos liderados/discípulos. Precisamos buscar em Deus metas que sejam Realistas, mas que expressem a nossa fé! Não podemos estabelecer metas que “não precisem de Deus” para serem cumpridas!
IV – AS METAS GERAM ÂNIMO, DISCIPLINA E CONCENTRAÇÃO
Ninguém se sentirá animado a seguir um Líder que não possui Metas. Ilust.: Dois trabalhadores numa obra: Um estava quebrando pedras o outro estava construindo uma grande catedral…!
As Metas nos disciplinam em tudo. Quando temos Metas não perdemos tempo… Quando temos Metas, mudamos comportamentos e hábitos para atingirmos nossas metas…
As metas impedem que desperdicemos Tempo, R$, Forças etc. e aí nos concentramos totalmente no cumprimento das metas. Ilust.: Uma Igreja sem uma Visão e sem Metas vive “atirando para todos os lados”, sai de programa em programa, sai de evento em evento, convida todo e qualquer pregador, cantor… libera seus discípulos p/todo tipo de Seminário… Mas quando ela Tem uma Visão c/Metas definidas, aí ela Concentrará seus esforços…!

V- AS METAS GERAM CONFRONTAÇÃO E ENCORAJAMENTO
Os Discípulos são confrontados pelas Metas que estabelecemos! As Metas são distribuídas eqüitativamente para todos os discípulos e o fato de algum discípulo não cumprir sua parte, já traz um confronto… Muitos não gostam de Metas, Reclamam, se Sentem Cansados… Na Verdade eles estão sendo incomodados pelas feridas que há na sua alma (Sentimentos de insegurança, incapacidade, inércia, preguiça…).
As Metas Confrontam os discípulos em suas reais prioridades de vida e aí eles revelarão onde está o seu “tesouro”, onde está verdadeiramente o seu coração…!
Quando os discípulos são confrontados eles receberão cura e se sentirão encorajados á Luta, á Conquista!!!

VI- AS METAS GERAM RESPEITO, ALEGRIA E SUCESSO
Quando as Metas são alcançados e até ultrapassadas vem sobre a Equipe um sentimento de Respeito, Alegria e Sucesso…! E quem é que não gosta de se sentir um vencedor, um conquistador…?
Porém, precisamos ter cuidado com as Metas não Alcançadas, pois elas podem ter efeito contrário e trazer um sentimento de fracasso…! Para isso, precisamos ajustar as Metas ao longo do Ano, refazê-las e estabelecer novos prazos sempre envolvendo toda a Equipe!

CONCLUSÃO: Qual é a sua Visão? E para o alcance da sua Visão, Quais SÃO OS SEUS ALVOS???