É Tempo de Semear

Lucas 8:4-15.

Plantar sementes não é algo habitual para quem nasceu ou mora nas cidades. Estamos acostumados a entrar nos supermercados e comprar alimentos que são resultado de uma semente. Mas não pensamos nisso. Apenas consumimos os produtos. Entretanto, não apenas os alimentos são resultados de sementes. Tudo o que fazemos são sementes que produzem as suas colheitas. Jesus, na parábola do semeador, fala de uma semente muito especial: a Palavra de Deus. O Mestre ensina que para cada semente podem haver diferentes respostas:

I – Semente a beira do caminho (vs.12) – Semear a palavra de Deus significa viver e anunciar princípios, valores e sonhos do Reino de Deus em um mundo no qual a maioria das pessoas se preocupa em construir seus reinos particulares, com base nos valores e princípios do mundo. Por isso, Jesus nos adverte para a possibilidade de pessoas ouvirem a Palavra mas não conseguirem retê-la. Facilmente satanás consegue desviá-las e roubar-lhes a semente. Sabe o que isso significa? A falta de entendimento mata os sonhos de Deus. Mas o grande ganho é do semeador. Ele obedeceu ao Mestre e saiu a semear. Deus deu o exemplo semeando o Seu Filho para que tenhamos a salvação eterna. Seja um solo fértil, receba Jesus Cristo, a Semente de vida e torne-se você também um semeador da Palavra de Deus.

II – Semente entre pedras e espinhos (vs. 13 e 14) – O texto continua trazendo revelações espirituais preciosas. No reino do mundo existem muitos elementos que matam a semente. Veja a relação que Jesus apresenta: angústia, perseguição, preocupações, cuidados do mundo, provações, deleites,  fascinação das riquezas. Essas pedras e espinhos impedem que a semente, mesmo depois de ser recebida com alegria,  germine e produza frutos. É esse o tipo de solo que você escolheu ser? Certamente não. Jesus Cristo aplaina o solo e quebra os espinhos para que você volte a sonhar os sonhos de Deus para a sua vida.

III – Semente em boa terra (vs. 15) – Quando a boa semente encontra um solo fértil, a multiplicação é consequência inevitável. São exemplos de boas sementes: a honra, a fidelidade, a obediência, o caráter. Veja o que acontece quando um caroço de milho floresce. Apenas uma semente produz centenas de outras sementes. Amplie a sua visão espiritual para alcançar o grandioso resultado que Deus quer promover. É uma maravilhosa revolução. Seja a boa terra preparada para receber a Palavra Profética que produz um crescimento sem limites em todas as áreas de sua vida. Jesus, a Semente de Deus, pode conduzí-lo à essa colheita sem precedentes.

CONCLUSÃO: Final de um ano, início de outro. É oportuno refletirmos sobre um dos mais fortes princípios estabelecidos pelo Mestre Jesus: o princípio da semeadura. Tudo o que fazemos é semente de algo que colheremos (Gl. 6:7). O resultado é definido pelo tipo de solo e pela qualidade da semente. Jesus Cristo é a Semente de Deus plantada em seu coração. Seja um solo fértil e viva os sonhos que Deus sonhou para você. 2012 é tempo de semear boas sementes e a colheita se chama MILAGRES.

Lição de Célula Nº 526 – 02 a 08/01/2012 – Prs. Cari&Noeme.