É Tempo de Renovar a Mente

Romanos 12:1-2.

Estamos em dezembro. Cada novo ano se constitui na materialização de novas oportunidades. Portanto, não vamos perder tempo. Não precisamos esperar a virada do ano para começarmos a refletir sobre o que queremos fazer diferente em 2012. O texto que lemos nos apresenta claramente três orientações para que tenhamos uma mente renovada:

I – Preste um culto racional a Deus – Somos seres racionais e emocionais. Essas duas características estão presentes em todas as pessoas e são traços que as diferenciam. A Bíblia ensina que devemos nos relacionar com Deus com tudo o que somos e que devemos adorá-Lo, devemos amá-Lo de todo o nosso coração, alma e entendimento (Mt 22:37). Exercitar o lado racional é ter consciência do que estamos fazendo, como, para que e, principalmente, para QUEM. Por isso não devemos adorar coisas, objetos, amuletos, imagens, pessoas, mas adorar só a Deus (Lc 4:5-8). Jesus Cristo pagou um alto preço para que possamos hoje, ao final de mais um ano, ter acesso ao trono de Deus. Por isso, busque-O intensamente para que a sua mente seja levada a cultuar exclusivamente e racionalmente Aquele que é digno de toda a honra, glória, louvor e exaltação: Deus!

II – Não se molde a este mundo – Deus estabeleceu princípios para toda a criação. Só que o homem muitas vezes prefere seguir seus próprios princípios. Aqueles que optam por se conformar e assumir a forma do mundo estarão contrariando o propósito de Deus para as suas vidas (I Jo 2:15-17). Ele nos criou com uma missão. Existe um chamado pessoal e intransferível para cada um de nós. Isso se chama propósito de vida. Quantos anos você tem? Quais são os seus princípios e propósitos? Em Jeremias 29:11-14 o Senhor afirma que Ele é quem sabe os planos ou pensamentos que tem para nós. Basta que O busquemos e Ele disse que “faria mudar a nossa sorte”. Coloque-se no centro da vontade de Deus. Esse é o melhor e mais seguro lugar para se estar. O Mestre Jesus nos deu o caminho: Ele é o Caminho! (Jo 14:6)! Entregue a Ele a sua vida e conheça os propósitos do Pai para você. Assim, Deus mudará a sua sorte, a sua vida e te fará feliz!

III – Renove a sua mente – Renovar a mente é aperfeiçoá-la por meio de pensamentos novos e diferentes. Se você quer resultados melhores, resultados diferentes neste novo ano, então não pode continuar pensando da mesma forma, agindo da mesma forma. Filipenses 4:8 nos ensina que para renovar a nossa mente, devemos ocupar a nossa mente com coisas boas, com tudo aquilo que é verdadeiro, justo, bom, puro, perfeito, amável, esses são os principais ingredientes de uma mente renovada. Quando mudamos a nossa forma de pensar, tudo muda. Mas se continuarmos, ano após ano, pensando da mesma maneira, agindo da mesma forma, como esperar por dias melhores? Convide-O agora para ser o Senhor de sua mente, da sua vida e assim você irá experimentar as novidades de Deus não somente em 2012, mas por toda a sua vida, por toda a eternidade. Abra a sua mente, abra o seu coração e convide Jesus para entrar e mudar a sua vida.

CONCLUSÃO Se você quiser, de fato, se apropriar do novo de Deus em sua vida, se você deseja mudar a sua mente, mudar o seu coração, mudar a sua vida, então aproveite essa oportunidade que Deus está te dando e decida entregar a sua vida a Jesus. Vem aí um novo ano, um tempo oportuno para mudanças. 2012 será um ano diferente na sua vida, na sua família, se você decidir entregar-se a Jesus. Faça isso agora mesmo! Deus te abençoe!

Lição de Célula Nº 522 – 05 a 11/12/2011 – Pra. NOEME.