O Líder que Deus Usa

ESTER 4:13-17.

“…e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?…”

Deus na sua infinita sabedoria e estratégias insondáveis á mente humana, no uso da sua ONISCIÊNCIA, escolheu HADASSA para estar exatamente naquele DIA, HORARIO, LOCAL, TEMPO E REINADO. E depois dEle ter colocado HADASSA naquele lugar, apenas ESPEROU ESTER SE DEIXAR USAR POR ELE. E em ESTER 4:14 “ Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

Todos nós fazemos parte de um PLANO e de um PROPÓSITO de Deus. A grande questão é: NÓS NOS DEIXAREMOS SER USADOS POR DEUS? – Assim como ESTER se deixou USAR, ela poderia ter se negado e não querer se arriscar seria um direito dela, mas DEUS LEVANTARIA OUTRA PESSOA para isso e ela perderia a oportunidade.

HOJE quando o MIBA completa 9 ANOS, estamos diante de uma palavra Profética e de um Grande Desafio: Você vai se deixar USAR por Deus ou NÃO?

QUANDO DEUS RESOLVEU FUNDAR ESSE MINISTÉRIO, Ele esperava contar com a PARTICIPAÇÃO de TODOS aqueles que estavam presentes naquela GRANDE E INESQUECÍVEL ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 01/09/2002 NO TEATRO DE SOBRADINHO. Deus planejou USAR TODOS AQUELES, mas NEM TODOS PERMITIRAM, NEM TODOS SE DEIXARAM USAR, NEM TODOS PERMANECERAM para que Deus pudesse usá-los, mas você permaneceu!!! – QUEM ESTAVA NAQUELA GRANDE ASSEMBLÉIA, VENHA Á FRENTE POR FAVOR!!!!! – A QUEM HONRA, HONRA…!!!!

Agora, deixe-me continuar a Ministração… – HADASSA (Nome Hebraico de ESTER, significa MURTA, uma linda planta) FOI USADA POR DEUS PORQUE:

I – HADASSA, UMA LÍDER OBEDIENTE

ESTER foi o nome PERSA que ela ganhou quando entrou para o HAREM do REI ASSUERO. A troca do nome era uma prática comum naquelas culturas, assim como aconteceu com DANIEL na corte do Rei Nabucodonosor (ele ganhou o nome de BELTESSAZAR – Daniel 1:7). A intenção era TROCAR DE IDENTIDADE E DE RELIGIÃO, não era apenas trocar o nome. E ESTER estava agora sendo tentada a MUDAR DE IDENTIDADE, MUDAR DE DISCIPULADOR até. Mas ela não o fez. Ela permaneceu FIEL ao seu DISCIPULADOR, mantendo-se em OBEDIÊNCIA!  Eis aí o segredo do êxito de ESTER!

MORDECAI, discipulador de ESTER, deu toda a orientação a ela, inclusive a orientou para que ela se inscrevesse naquele CONCURSO aberto para a escolha de uma nova rainha (em lugar de VASTI). – Ele ORDENOU A ESTER que “ Não declarasse o seu povo, nem a sua linhagem para o Rei Assuero” (Ester 2:10).

MORDECAI diariamente passava em frente ao Palácio para SABER COMO ESTAVA SUA DISCÍPULA ESTER. Ele tinha um carinho, um cuidado muito especial com ela, pois ele sabia que Deus tinha um Plano na vida dela! E em tudo, ESTER OBEDECEU…. Agora, surgiu uma grande PROVA: Seu Discipulador lhe pedia um grande favor. Seu Discipulador lhe deu uma orientação, um COMANDO que colocaria a sua vida em RISCO DE MORTE. Será que agora ela continuaria SENDO DISCÍPULA? Será que ela iria OBEDECER…? (“… irei ter com o Rei, ainda que é contra a lei; se PERECER, PERECI” – Ester 4:16)!

A Resposta de ESTER a esse COMANDO seria de fundamental importância para que Deus pudesse USÁ-LA. Se ela obedecesse, DEUS a usaria TREMENDAMENTE! Mas se ela DESOBEDECESSE, DEUS RETIRARIA A OPORTUNIDADE DELA E PASSARIA PARA OUTRO!!!!!

HOJE, DEUS está te DESAFIANDO… Deus quer te usar para LIDERAR CELULA, PARA CONQUISTAR 12 NOVOS DISCÍPULOS, PARA FAZER O REINO DELE AVANÇAR! Se você OBEDECER se deixar USAR, você será GRANDEMENTE ABENÇOADO, Você será GALARDOADO, Você será CONTADO COMO UM DOS HEROIS DA FÉ. — MAS se você RECUAR/DESISTIR, Deus te fala: “A minha alma não tem prazer nele…” (Hebreus 10:38)!

II- HADASSA, UMA LÍDER ALTRUÍSTA

ALTRUISTA, o antônimo de EGOISTA, é alguém FILANTROPO

DEUS anda a procura de pessoas assim como HADASSA, pessoas dispostas a dar a sua vida em favor dos outros. Pessoas que estejam dispostas a se sacrificar para ajudar o seu semelhante, ao próximo.

A sociedade em que a gente vive está se tornando mais e mais INDIVIDUALISTA, EGOISTA, INTERESSEIRA, onde cada um que cuide da sua própria vida. ILUST.: No trânsito a gente vê demais isso: São motoristas que só querem levar vantagem, passar na frente dos outros irregularmente, fazendo fila dupla, tripla e quando a pista se fecha, joga o carro em cima do que está a frente e sai rindo comemorando que levou vantagem…- ILUST.: São mães que jogam seus filhos no lixo para não ter trabalho de cuidar de uma vida, de se doar por uma vida, mesmo que essa vida seja seu próprio filho… – ILUST.: Vivemos uma sociedade que ABANDONA SEUS IDOSOS, porque eles dão trabalho e pesam no ORÇAMENTO DO INSS… – ILUST.: São famílias que não se ajuda, não se apoia, não socorre o necessitado, mesmo que esse seja seu próprio irmão, pai ou mãe… – SÃO FILHOS que só faltam enterrar seus pais VIVOS para repartir logo os bens, a herança… – Está se tornando uma TERRA DE MURICI, CADA UM QUE CUIDE DE SI!!!

Na IGREJA a gente infelizmente vê essa situação em que as pessoas não querem mais SERVIR, SE DEIXAR USAR POR DEUS, ESTÁ SUMINDO A MÃO- DE- OBRA VOLUNTÁRIA… São poucos os que se dispõe a SERVIR VOLUNTARIAMENTE!

JESUS, NOSSO EXEMPLO MAIOR DE ALTRUISMO, nos disse: “Ninguém tem maior amor do que esse, de dar alguém a sua própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando” (JOAO 15:13-14)!!!

É exatamente PARA ESSE TEMPO QUE DEUS NOS CHAMOU E NOS ESCOLHEU E NOS PERGUNTA: VOCE QUER SE DEIXAR USAR POR MIM??? – DEUS ESTA PERGUNTANDO A CADA UM DE NÓS: POSSO TE USAR????

PROCURA-SE Discípulos que queiram dar a sua vida para cumprir os Planos e Propósitos de Deus! Quem quer gastar a sua vida, o seu tempo DISCIPULANDO ALGUEM, AJUDANDO ALGUEM, MINISTRANDO A PALAVRA…???? – “ Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos” !! A SEARA é grande, mas os CEIFEIROS são POUCOS!!!

MUITOS FUGIRAM DO MIBA para NÃO SERVIR… inventaram um monte de desculpas as mais esfarrapadas: Visao Celular não é pra mim… Visao Celular dá muito trabalho… Esse negócio de sair atrás de gente para se converter não é meu DOM… Não dou pra ser líder de ninguém… Não quero ASSUMIR RESPONSABILIDADES… NÃO TENHO TEMPO…!!!

ESTER ENTAO DISSE PARA DEUS: Sr. PODE USAR A MINHA VIDA! ESTOU AQUI PARA SERVIR! Se eu MORRER, MORRI!  – OREM E JEJUEM POR MIM, POIS EU VOU FALAR COM O REI!!!!

III – HADASSA foi USADA POR DEUS POR TER SIDO UMA LIDER CORAJOSA!

Ela não temeu a morte. Ela entendeu claramente que FOI PARA AQUELE TEMPO QUE ELA FOI LEVANTADA! Foi para aquela ocasião oportuna e específica. Ela não poderia deixar passar aquela oportunidade!

Deus nos coloca em lugares estratégicos para SERVIR, ainda que para isso a gente tenha que ARRISCAR A PROPRIA VIDA. – Ilust.: Tem gente que é colocada por DEUS em determinados empregos de uma forma estratégica e quando vem a oportunidade para SERVIR, TEME PERDER O EMPREGO, NÃO QUER TER TRABALHO PARA AJUDAR ALGUEM…

De forma ESTRATÉGICA que só mesmo Deus sabe fazer, Ele está colocando SERVOS em vários lugares da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NA POLÍTICA, NOS HOSPITAIS, NA POLICIA, NO CORPO DE BOMBEIROS, NAS DELEGACIAS, NA JUSTIÇA. Você sabe por que você está nesse seu emprego??? Porque DEUS tem um PLANO NA SUA VIDA EXATAMENTE ONDE VOCE ESTA!!! No dia em que você cumprir esse PLANO, Deus te coloca em outro lugar para que você continue SERVINDO!

CONCLUSÃO: HADASSA foi uma mulher, uma LIDER OBEDIENTE,  ALTRUISTA E CORAJOSA. Esses atributos fez dela uma GRANDE LIDER USADA POR DEUS NUM MOMENTO DECISIVO PARA O POVO JUDEU, PARA O CUMPRIMENTO DOS PLANOS DE DEUS. Imagine se os judeus tivessem sido exterminados??? – Mao Deus não deixaria isso acontecer. Ele levantaria outra pessoa para SERVI-LO, pois DEUS NUNCA PERDE PARA O DIABO.

No final da história, os JUDEUS DERROTARAM TODOS OS SEUS INIMIGOS E TUDO ACABOU EM FESTA: a festa de PURIM!!! Deus mudou a sorte do seu povo!!! – DEUS VAI MUDAR A NOSSA SORTE!!! COMEÇA UM NOVO TEMPO EM NOSSAS VIDAS!!! COMEÇA UM NOVO TEMPO NO MIBA!!!

Hoje, DEUS então te pergunta: Assim como eu USEI HADASSA, POSSO TE USAR TAMBEM?????

MIBA – 9 ANOS – 01/09/2011 – Ap. Wagner/Eunice.