Derrube os Muros Que Te Impedem de Avançar

Josué 6: 1-16

Todos nós temos limitações que dificultam as nossas conquistas. Temos sonhos guardados em nosso interior e muitas vezes perguntamos para Deus por que não conquistamos. Temos a tendência de querer conquistar nossos objetivos “ao nosso modo”. Mas Deus quer nos mostrar que se confiarmos nEle, nada poderá nos impedir de prosseguir! Há muros que precisam ser derrubados para a vitória chegar. Foram esses muros que impediam o povo de Israel, sob o comando de Josué, de conquistar Jericó. Vamos aprender com esse líder a derrubar os muros que nos impedem de avançar:

I – Buscar a presença de Deus (v-8)

Josué deu a ordem para que o povo rodeasse a cidade por sete vezes. Os sete sacerdotes tocando as sete trombetas prosseguiam com o povo de Israel. Porém, a arca do Senhor seguia a frente deles. A arca do Senhor significa presença de Deus. Eles sabiam que sem a presença de Deus não poderiam dar um passo. Sabiam que apenas com a direção de Deus poderiam derrubar o muro e conquistar Jericó. Nós queremos conquistar muitas coisas, mas esquecemos que é a presença de Deus que nos garantirá pleno êxito. Se Ele não for à nossa frente é como correr atrás do vento. Quem tem dirigido a sua vida? Apenas sob a direção de nosso Mestre Jesus teremos sucesso em nossas lutas. Convide Jesus Cristo para entrar em seu coração e tomar a direção da sua vida.

II – Calar-se no momento certo (V-10)

Josué ordenou ao povo que não gritasse até que desse a voz de comando. Apenas no 7º dia eles gritariam. O povo obedeceu, fez silêncio no momento certo. O silêncio seria necessário para evitar que as pessoas murmurassem e talvez questionassem por que deveriam fazer aquele ato profético. Quando Deus diz espere é momento de calar a boca e deixar que a boca d’Ele diga tudo. O esperar para o povo de Israel eram as 7 voltas ao redor da cidade. A murmuração poderia ter impedido os israelitas de conquistarem Jericó. No momento de silêncio Deus agiu pelo povo de Israel. E você, tem controlado sua boca no momento certo? Quais palavras têm saído dos seus lábios nos momentos de dificuldades, de frustração? (Provérbios 21:23). Ainda que os momentos sejam de angústia, é preciso calar, guardar a boca. É no silêncio que Deus age. Não murmure, você pode perder a benção. Há momentos de calar e de falar. Agora é o momento de você abrir sua boca e convidar a Jesus para reinar na sua vida! (Romanos 10:13)!

III – Adorar a deus (V-13)

O povo de Israel prosseguia “andando e tocando as buzinas/shofar”. Isso significa adoração. Enquanto rodeavam a cidade, adoraram ao Senhor. Acreditar que os muros pudessem cair era algo meramente impossível, mas eles decidiram acreditar na voz do profeta. Seguiram e adoraram. Adoraram em meio à luta. O teu sonho, aquilo que você quer conquistar pode parecer impossível, o “muro” pode parecer alto demais. Mas nas mãos de Deus tudo se faz real e qualquer muro cai por terra. Apenas adore-O! Qual tem sido a tua reação diante das dificuldades que lhe aparecem? Você consegue adorar a Deus no momento de fraqueza? Pois a Bíblia diz que são nesses momentos que Deus nos mostra o quanto és forte! É na sua luta, na sua fraqueza, que o poder de Deus se aperfeiçoa. (II Cor 12:9) Jesus Cristo quer entrar em sua vida e te fortalecer. Convide Jesus para entrar na sua vida, na sua luta, no seu problema, pois Ele pode te dar a vitória!

CONCLUSÃO: Depois que o povo rodeou por sete vezes chegou o momento de gritar, de festejar, de se alegrar. Gritaram e o muro caiu por terra. A conquista havia chegado! Para conquistarmos, temos que buscar a presença de Deus, calar no momento certo, adorar ao Senhor e o muro cairá! Todas as barreiras cairão! Há uma festa preparada para nós! Derrube hoje o primeiro muro em sua vida convidando a Jesus para ser seu o Único e Suficiente Salvador!

Lição de Célula Nº 503 – de 25 a 31/07/2011 – Bruna Carla (12 da Pra. Viviane)