Vencendo os Problemas da Vida

SALMO 39

Como está a sua vida? Você tem enfrentado algum sofrimento? Você tem sido vítima de alguma enfermidade, de algum problema familiar, financeiro etc.? O Salmista Davi, neste Salmo, nos ensina a lidar com nossos problemas existenciais, problemas com inimigos externos, internos e pessoais, problemas de saúde, problemas familiares. Sabemos que ele conseguiu vencer todos esses problemas da vida e nós também venceremos, desde que observemos alguns princípios contidos na Palavra de Deus:

I – EVITAR LAMENTAR-SE E CHORAMINGAR (v.1-2) – Quando enfrentamos nossos problemas e dificuldades, somos tendentes ao lamento, à reclamação, ao descontrole emocional. E quanto mais reclamamos, menos pensamos na solução do problema, mas pelo contrário, aí é que mergulhamos mais e mais nas dificuldades. Ninguém vence problemas reclamando dele, mas apresentando soluções concretas! A Bíblia nos ensina que quanto mais reclamamos, menos forças temos (Pv. 24:10). O Salmista Davi percebeu que enfrentar problemas calado também não resolve, pois ele se calou e a sua dor se agravou (v.2). Nessas horas difíceis, precisamos de alguém para nos ajudar a refletir, organizar as ideias e irmos até Aquele que pode resolver todos os nossos problemas: O Senhor nosso Deus! Convido-o, agora, a buscar esse Deus que nos dá a vitória!

II- ABRIR O NOSSO CORAÇÃO PARA DEUS (v.3-5) – O Salmista Davi disse que não estava mais suportando aqueles problemas e o seu coração estava “pegando fogo” e aí ele se rende ao Senhor, ao Deus Todo Poderoso que o criou, que sabe tudo sobre ele, sabe até a medida dos seus dias, sabe quão frágil ele é! Deus sabe tudo sobre a nossa vida, sobre os nossos problemas e Ele quer nos ajudar, mas nós nos afastamos dEle e muitas vezes até achamos que podemos nos virar sozinhos. Pensamos que somos muito fortes, mas não passamos de pó que voltará ao pó! Você deseja vencer os seus desafios, dificuldades e problemas? Então abra o seu coração para Jesus fazer morada, para Jesus te ensinar o caminho e dar uma nova direção a sua vida!

III- ENTREGAR A NOSSA VIDA AO SENHOR (v.6-8,12) – Muitos colocam a sua confiança nos seus bens e riquezas e imaginam que com isso poderão vencer as dificuldades da vida e aí são surpreendidos por determinados problemas que dinheiro não resolve e entram em desespero. Onde você tem colocado a sua confiança? No seu emprego, na sua situação financeira, na sua família, na sua própria força e sabedoria? Para vencermos os problemas e desafios da vida precisamos colocar a nossa esperança e confiança em Deus! E para podermos chegar até a presença de Deus, o caminho é Jesus! Decida agora vencer os seus problemas e desafios, entregando a sua vida ao Senhor Jesus! Ele cuida de nós como um Pai cuida e protege seus filhos!

CONCLUSÃO: O Salmista conclui este Salmo com uma oração que sela a sua vitória (v.12), pois por meio da oração vencemos os nossos problemas. E é também por meio da oração que entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus (Romanos 10:9-10), pois sem Jesus jamais seremos verdadeiramente vencedores!

Lição de Célula No 502 – 18 a 24/07/2011 – Aps. Wagner & Eunice.