CRISTO, Nossa Esperança!

Colossenses 1:13-29

Em momentos de tragédias que comovem um maior numero de pessoas, precisamos nos alicerçar da ESPERANCA … ela será a base de sustentação e de equilíbrio… ela será responsável pelo ânimo de que precisamos para continuar a luta… A Esperança é a última que morre!

Paulo, campeão na esperança em Cristo, nos diz que não podemos “nos afastar da esperança do Evangelho”(Col 1:23). E para ele, CRISTO EM VOS, ESPERANÇA DA GLÓRIA (Col 1:27). Portanto, se estamos em Cristo, então estamos alicerçados na Esperança! – Cristo está em você? Entao, você está cheio de Esperança! Quanto mais de Cristo existir em você, Maior será a sua Esperança…!!!

I – CRISTO, NOSSA ESPERANÇA NOS GARANTE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

1.1     – A Esperança reflete diretamente em nossa SAÚDE MENTAL, PSÍQUICA e EMOCIONAL: A “ESCALA DE DESESPERANÇA DE BECK” (psiquiatra americano), mede a falta de esperança em doentes psiquiátricos, atestando o seu PESSIMISMO e o risco de se cometer suicídio.

1.2       A Falta de Esperança reflete diretamente em nossa SAÚDE FÍSICA: Já tem estudos comprovando que aqueles que não tem esperança, morrem mais rapidamente… pacientes com câncer que perdem a esperança da cura, logo o câncer se alastra… Seja qual for a enfermidade, ela cresce e se fortalece em pacientes sem esperança…..

1.3     – A Falta de Esperança reflete diretamente em nossa Falta de Fé: A FÉ e a ESPERANÇA caminham lado a lado… A Fé é a “certeza das coisas que se esperam…”. Portanto, sem esperança não existe FÉ. Quem tem esperança, tem maior capacidade de desenvolver a sua FÉ… – Você tem esperança? – Então você tem FÉ! – Quem tem esperança e ainda não crê em Jesus, esta na hora de mudar e de acreditar que JESUS EXISTE e É SENHOR E SALVADOR…: Ele nos liberta do Imperio das Trevas e nos leva para o Reino do Filho do seu amor…- Tudo foi criado por meio dEle e para Ele… (LER COL 1:12…)!!!!

II- CRISTO, NOSSA ESPERANÇA NOS GARANTE A CONQUISTA DOS NOSSOS SONHOS

Não dá para sonhar se não tiver esperança!

Sem esperança é impossível FAZER PLANOS PARA O FUTURO… – Numa pesquisa do INSTITUTO GALLUP com 132 países, o BRASIL obteve A NOTA MAIS ALTA EM ESPERANÇA…!!!

A ESPERANÇA NOS LEVA À PROSPERAR: O Brasileiro está entre os que mais ABREM EMPRESAS no MUNDO… somos um povo empreendedor… e por isso, prosperamos…!

A ESPERANCA NOS LEVA A CONQUISTAR EMPREGOS MELHORES: Nos Acreditamos nas Promessas de Deus para as nossas VIDAS, Temos ESPERANÇA de que TODAS ELAS SE CUMPRIRÃO… A nossa Esperança está firmada EM CRISTO…- Comeremos o melhor dessa Terra… Nossos filhos serão prósperos, abastados e supridos das suas necessidades… Elas se assentarão entre os poderosos dessa terra….

A ESPERANÇA NOS LEVA A CRER NUM GRANDE AVIVAMENTO ESPIRITUAL: Nos seremos LIDERES de um grande avivamento… Cresceremos, avançaremos, conquistaremos… não há limites para as nossas conquistas… Ainda que venham as lutas, dificuldades e resistências do inferno, mas nos venceremos TODAS ELAS… e avançaremos….!!!!

A NOSSA ESPERANÇA ESTA NA PALAVRA DE DEUS, que JAMAIS FALHA OU MUDA: Nós nos alimentamos da PALAVRA… – Seremos sempre ABENÇOADOS… tudo que colocarmos a mao por fazer, prosperara… – Se ainda não prosperou, VAMOS TENTAR DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO ATÉ DAR CERTO…!!!!

A ESPERANÇA NÃO NOS DEIXA DESISTIR DOS NOSSOS SONHOS….!!!!

III- CRISTO, NOSSA ESPERANÇA NOS GARANTE VITÓRIA SOBRE O ÚLTIMO INIMIGO

Paulo fala aos cristãos em COLOSSOS: CRISTO EM VOS, ESPERANCA DA GLORIA!! A esperança dessa Glória eterna, jamais vamos perdê-la…  _ PAULO nos alerta de que “vão tentar nos tirar, roubar essa esperança”… “SE É QUE PERMANECEIS, ALICERÇADOS E FIRMES, NÃO VOS DEIXANDO AFASTAR DA ESPERANCA DO EVANGELHO”… “AFASTAR = METAKINEO = MUDAR de posição, RETIRAR, REMOVER ALGO DE UMA SITUACAO PARA OUTRA… – Os GNÓSTICOS queriam “remover CRISTO” e colocar outros alicerces… – Não podemos nos desviar, pois se nos desviamos, vai embora a nossa ESPERANCA, deixamos CRISTO….!

Quanto alguém não tem CRISTO como a base da sua esperança e tem colocado a sua esperança NA RIQUEZA, NA SUA SABEDORIA, NA SUA FAMÍLIA, NO SEU CASAMENTO… aí, quando esse ALICERCE é abalado, a pessoa cai, a casa cai… Vemos quando uma pessoa tem esperança pela sua reação diante das adversidades da vida… Ilust.: EM cerimônia fúnebre, vemos isso com muita clareza… os que tem esperança, enfrentam muito melhor e em tranqüilidade a morte dos seus entes queridos…

I CO 15:51-58 “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;

52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória 55  Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor

CONCLUSÃO: Em que esta alicerçada a sua ESPERANCA? – SALMOS 39: 5  Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)6  Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.7Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.

SALMO 62: 5  Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.6 Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.

CRISTO EM NOS, ESPERANÇA DA GLÓRIA!!!

MIBA – Ministério Internacional Batista do Avivamento