Você Deseja Ser Um Discípulo de Jesus?

Lucas 9:57-62 – Essa pergunta é um desafio para os que recebem a Jesus sempre desafiou aqueles que se diziam seus discípulos. Ele sempre mostrou a dura realidade do discipulado, bem como seus riscos e comprometimentos. O discipulado cristão é um estilo de vida, é ver o mundo que nos cerca sob a ótica divina, é uma entrega de vida para servir a Deus, servindo ao nosso semelhante, é abraçar valores e princípios completamente diferentes dos da sociedade em que vivemos.
Vemos no texto em epígrafe Jesus desafiando seus ouvintes a se tornarem seus discípulos, mas já apresentando-lhes alguns dos desafios que envolvem o discipulado cristão.

I – ESTEJA PREPARADO PARA ENFRENTAR PERSEGUIÇÕES – Lc 9:57-58

Quando Jesus declarou que “não tinha onde reclinar a cabeça”, Ele já tinha sido expulso da Sinagoga e assim não tinha um espaço físico confortável para os seus ensinamentos e aquele pretendente ao discipulado precisava estar preparado para isso, mas para ele seria um grande desafio, pois ele era um escriba (Mateus 8:19). Esse escriba precisaria abrir mão de conceitos, valores, tradições religiosas e até dos seus seguidores, pois provavelmente ele iria ficar só na sua nova crença.
Você estaria disposto a enfrentar perseguições religiosas, perda de amigos e abrir mão até de suas crenças e tradições religiosas para seguir a Jesus? Eis o preço do discipulado! Você deseja ser discípulo de Jesus?

II – ESTEJA PREPARADO PARA INVESTIR NO DISCIPULADO – Lc 9:59-60

O pai desse que foi convidado por Jesus para segui-Lo não tinha morrido ainda, pois em qualquer que fosse a cultura não se deixaria o corpo de um parente morto sem um enterro digno. Há aqui uma questão que envolve herança, uma preocupação com bens materiais, pois se o pai falecesse e o filho não estivesse presente, não receberia a sua parte na herança. Muitos deixam de seguir a Cristo preocupados com o dinheiro, com o trabalho, com o tempo e demais investimentos necessários ao discipulado cristão.
Para esse, Jesus reservou uma dura resposta: “Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos e vem tu e prega o Reino de Deus”. Discipulado exige o separar-se dos “mortos” e o viver para Cristo, pois quem está sem Cristo, está morto. Você deseja ser discípulo de Jesus?

III – ESTEJA PREPARADO PARA ENFRENTAR A REJEIÇÃO DA FAMÍLIA – Lc 9:61-62

Esse pretendente ao discipulado pediu a Jesus que o deixasse se despedir da família, dos que estavam em casa, algo perfeitamente normal e até aceitável aos olhos humanos. Mas Jesus que sonda os corações, logo percebeu a real intenção desse pedido, pois tratava-se apenas de uma estratégia de procrastinação e denunciava também a insegurança desse discípulo, pois ele precisava saber o que a família achava dessa sua decisão. E se a família não concordasse? A decisão para o discipulado é individual, pessoal e não cabe desistência!
Na vida daqueles que decidiram seguir a Cristo, sempre teve um enfrentamento familiar e só permanecem no discipulado os que tiveram a coragem de manter-se firme na sua decisão, sem olhar para trás. Você deseja ser discípulo de Jesus?

CONCLUSÃO:

Se você decidisse hoje tornar-se um discípulo de Jesus você teria que enfrentar alguma dificuldade religiosa? Você teria alguma dificuldade financeira? Você teria que enfrentar alguma rejeição familiar?
Covis, ninhos, lugar onde reclinar a cabeça, preocupação financeira ou preocupação com opiniões da família, nada disso deve nos impedir de seguir a Cristo, de dizermos sim para Jesus e assim nos tornarmos Seus discípulos. Você deseja ser um discípulo de Jesus?

Lição de Célula Nº 486 – 28/03 a 03/04/2011 – Aps. Wagner & Eunice.