Atire a Primeira Pedra

João 8:1-11 – Você conhece alguém que não tenha cometido pecado? A Bíblia nos fala que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). Portanto, não existe ninguém que não tenha cometido pecado, mas só Jesus se apresenta sem pecado para a salvação de todos aqueles que crêem. Só Ele que mesmo tendo sido tentado, não pecou (Hebreus 4:15). Vemos, portanto, que nesse episódio Jesus desafia a todos que estiverem sem pecado “seja o primeiro que lhe atire pedra” (João 8:7). E não houve ninguém que fizesse isso e um a um foi se retirando, ficando só a mulher e Jesus. Vamos refletir sobre essa cena, sobre esse encontro de graça, misericórdia, compaixão, compreensão, aceitação, perdão e salvação.

I – AO INVÉS DE PEDRAS, MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO

Os acusadores daquela mulher apanhada em flagrante adultério citavam a Lei de Moisés que determinava o seu apedrejamento até a morte, sem direito de defesa e sem misericórdia. E eles esperavam que Jesus se manifestasse, mas Ele sabiamente resolveu agachar-se e apenas “escrever na terra com o dedo”. Seria uma atitude de desprezo para com aqueles homens cruéis e hipócritas? Seria uma atitude de reprovação para com a religião e os religiosos ali presentes? O que você acha?
Vemos que Jesus não apoiou aquele julgamento cruel, pelo contrário, Ele demonstrou graça, misericórdia e compaixão. É assim que Jesus nos trata. É assim que Jesus recebe os pecadores que a Ele se achegam. Você deseja se achegar a Jesus? Você quer que Ele te perdoe e te salve?

II – AO INVÉS DE PEDRAS, COMPREENSÃO E ACEITAÇÃO

Enquanto aquela multidão amedrontava, apavorava, rejeitava, acusava, julgava e ameaçava aquela mulher, Jesus conversou com ela calmamente, tranquilamente, numa atitude de compreensão, aceitação e respeito. Ele perguntou pra ela: “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?” (João 8:10). As religiões e os religiosos, de um modo geral, estão mais preocupados com o pecado do que com o próprio pecador e acabam rejeitando o pecado e o pecador, quando deveriam apenas rejeitar o pecado e acolher o pecador para ajudá-lo a sair do pecado, mas raramente é isso que acontece.
Em Jesus nós pecadores somos compreendidos e aceitos, ainda que Ele nos diga: Vai e não peques mais! Você está disposto a abandonar o pecado e aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador?

III – AO INVÉS DE PEDRAS, PERDÃO E SALVAÇÃO

A mulher apanhada em adultério deve ter pensado em seu coração: Estão me apresentando a um Rabino, a um líder religioso, então serei condenada sem piedade. Certamente ela ficou muito surpresa com as palavras daquele “religioso” que lhe disse: Eu não te condeno! Vai e não peques mais! Que coisa maravilhosa! Porém, deve ter sido uma grande decepção para aquela multidão e para os religiosos ali presentes que já se preparavam para apedrejar aquela mulher. Até hoje, é mais fácil encontrar pessoas dispostas a condenar e atirar pedras, do que compreender, aceitar e perdoar.
Jesus não veio para julgar, condenar, mas para salvar (João 12:47). Convidamos você para livrar-se das “pedras” e aceitar o perdão e a salvação que Jesus nos oferece.

CONCLUSÃO:

A história da mulher apanhada em adultério entrou para a história como uma grande e surpreendente lição de amor, aceitação, compreensão, compaixão, misericórdia e perdão da parte de Deus. Esse relato nos ensina que Deus está para perdoar e salvar do que para condenar e julgar. Deus é especialista em perdoar, em dar mais uma chance, em esquecer os nossos erros e falhas, em nos amar, mas nós é que erroneamente nos relacionamos com Ele como se Ele fosse um “deus cruel, um carrasco, um tirano”. Deus é amor! Deixe Deus te amar, te perdoar e te salvar. Convide-O para entrar em seu coração, em sua vida!

Lição de Célula Nº 482 – 28/02 a 06/03/2011 – Aps. Wagner & Eunice.