Deus Não Se Esqueceu de Você

Salmos 77:1-14 – Este salmo retrata uma pessoa em grande aflição, clamando por Deus, mas sem vê qualquer indício de que Deus vai lhe atender. Quantas vezes você já se sentiu como o salmista: angustiado (v.2), inconsolável, perturbado (v.3)? Há momentos em nossa vida em que temos a impressão de que o Senhor está calado, indiferente ao que estamos passando, pensamos até que Ele nos esqueceu. No entanto, quando tentamos enxergar a nossa situação com outra perspectiva, com os olhos e ouvidos espirituais mais atentos, percebemos que não estamos só! Percebemos que Deus não nos esqueceu e que Ele se importa conosco e quer se revelar a nós. Assim como aconteceu com o salmista, nos momentos de angústia, o Senhor nos revela três verdades. Vejamos:

I – DEUS OUVE O SEU CLAMOR – (v.1)

O nosso Deus jamais nos abandona! Quando estamos passando por situações críticas, de desespero e dor, devemos clamar ao Senhor, pois Ele nos ouvirá. Foi essa a atitude do salmista,… “eu levantei a minha voz …” e, o Senhor estava pronto a respondê-lo: ‘’…e Ele inclinou para mim os ouvidos…” . O Senhor não rejeita o clamor do seu povo e nem está indiferente ao seu sofrimento. A Palavra de Deus diz que Ele colhe em seu odre todas as nossas lágrimas! (Salmos 56:8) Aleluia! Isto quer dizer que nenhuma lágrima passa desapercebida pelo Senhor, pois Ele se importa com o nosso sofrimento! Busque ao Senhor no dia da angústia e Ele ouvirá o seu clamor! Entregue não somente os seus problemas, mas a sua vida por completo nas mãos do Único que pode ouvir e responder ao seu clamor: Jesus Cristo, o Senhor!!

II – DEUS SE IMPORTA COM SEUS SENTIMENTOS – (v.2-9)

O salmista estava tão angustiado, que não conseguia dormir e nem exprimir verbalmente o que estava sentindo (v.4). Ele chegou ao ponto de questionar se Deus o rejeitaria, ou se esqueceria de ter misericórdia!! (vs.7-9) Talvez você esteja da mesma forma, se questionando ou se sentindo sem forças até para emitir alguma palavra. Mas saiba que o Espírito Santo “intercede por nós com gemidos inexprimíveis!” (Romanos 8:26) e que Deus jamais nos abandona pois Ele é piedoso e misericordioso! (Salmos 111:4) Ele sabe o que se passa em seu coração antes mesmo que a palavra chegue à sua boca!! Deus não rejeita o quebrantado pois Ele se importa como os seus sentimentos. Abra o seu coração e derrame-se na presença de Jesus, entregue a Ele os seus sentimentos e a sua vida! Aceite-O como seu Salvador!

III – DEUS RENOVA SUA ESPERANÇA – (v.10-14)

Em meio a tanta angústia e questionamentos, enfim o salmista traz à memória o que o Senhor fez no passado e a sua esperança começa a renascer. Ele então começa a se lembrar das maravilhas que Deus operou em meio ao Seu povo. Da mesma forma devemos alimentar a nossa esperança nos lembrando de que Deus nunca nos abandonou. Ele sempre esteve ao nosso lado. Saiba que Deus não muda, e assim como Ele livrou o Israel no passado, o fará também hoje em sua vida! Creia que o Senhor está no controle de todas as coisas e que a sua vida está guardada nele. Coloque a sua esperança no Senhor e não se deixe levar pelas circunstâncias. (Habacuque 3:17-19)! Saiba que há esperança para você, há solução para o seu problema e a resposta está em Jesus! Receba-O como seu Senhor!

CONCLUSÃO:

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”(Isaías49:15) Esta é a palavra do Senhor para você que está clamando, angustiado e sem esperança! Saiba que Deus está atento ao seu clamor, se importa com seus sentimentos e quer renovar a sua esperança pois Ele jamais te esquecerá!! Aleluia!! Entregue sua vida ao Senhor Jesus!

Lição de Célula Nº 480 – 14 a 20/02/2011 – Prs. Clemilton e Suzanne.