Lições Que Aprendemos Com Uma Mãe Vitoriosa

I Samuel 2:1-10

Hoje comemoramos o DIA DAS MÃES e eu quero honrar essas guerreiras valentes… vou usar a história de ANA, mãe de Samuel. E com ele, aprendemos algumas lições importantes para a vida.       

Você conhece a história de ANA, mãe do sacerdote SAMUEL? 

I – QUANDO ORAMOS A DEUS, CONFIAMOS E ENTREGAMOS A ELE OS NOSSOS PROBLEMAS, ELE NOS DÁ A VITÓRIA – I Samuel 2:1-2       

Muitas vezes nós oramos, mas NÃO CONFIAMOS que Deus vai realmente nos atender… É uma oração sem fé… sem acreditar de verdade… – TIAGO 1:6-8 “Peça porém com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa…”!      

Muitas vezes nós ORAMOS, mas NÃO ENTREGAMOS tudo nas mãos do Senhor… a gente apresenta, fala, relata, MOSTRA para Deus, mas DEPOIS A GENTE LEVA DE VOLTA NAS COSTAS… – TEM QUE ENTREGAR! SE NÃO ENTREGAR, DEUS NÃO VAI LEVAR…!     

Se queremos mesmo que Deus resolva um problema ou TRATE DE ALGUM INIMIGO NOSSO, temos que ORAR, CONFIAR E ENTREGAR… deixar com Ele…!    

E COMO EU SEI SE EU OREI, CONFIEI E ENTREGUEI? – SE O MEU SEMBLANTE MUDOU, SE EU NÃO ESTOU MAIS PREOCUPADO, SOFRENDO COM AQUILO… – I SAM 1:18 “… Assim, a mulher se foi seu caminho e COMEU e o SEU SEMBLANTE JÁ NÃO ERA TRISTE”! – ANA ESTÁ ENSINANDO, TESTEMUNHANDO ALGO QUE ELE FEZ…! 

II – DEUS NÃO GOSTA DE GENTE ARROGANTE E ORGULHOSA – I Sam 2:3-4         

I Pedro 5:5 “Deus se opõe ao orgulhoso, mas concede graça aos humildes”!         

Na LISTA das 6 COISAS que o Senhor ABOMINA, DETESTA, a 1ª que vem é o ORGULHO (Prov 6:16-17 “…OLHOS ALTIVOS…”)!         

“Você conhece alguém que se julga sábio¿ Há mais esperança para o insensato do que para ele” (Prov 26;12).          

DEUS detesta o ORGULHO porque foi isso que LEVOU SATANÁS A CAIR… – ISAIAS 14:14; EZEQUIEL 28:12-17 “… Seu coração tornou-se ORGULHOSO por causa da sua beleza…”! – Uns são tentados por Satanás na sua beleza, outros na sabedoria, outros nos DONS… !        PROV 16:18 “A soberba precede a ruína e a altivez do espírito, a queda”!        

IMAGINO QUE PENINA HUMILHAVA ANA… A PROVOCAVA (I SAM 1:6)… “TODAS AS VEZES QUE ANA SUBIA Á CASA DE DEUS… a outra a IRRITAVA…” (II SAM 1:7)!        

ANA RESOLVEU ESSA SUA HUMILHAÇÃO ORANDO, CONFIANDO E ENTREGANDO… DEPOIS ELA VAI CANTAR E NOS ENSINAR: II SAM 2:3 “Não multipliqueis palavras de ORGULHO, nem coisas ARROGANTES da vossa boca… porque o Senhor … pesa todos os feitos numa balança…”! 

III – O MUNDO DÁ VOLTAS E MUITAS – II SAM 2:5-8          

Cuidado! Não menospreze ninguém na sua vida. Respeite as pessoas, independente da função, cargo, situação financeira ou qualquer que seja a situação delas.          

A PENINA humilhava ANA, IRRITAVA… discriminava por ela não poder ser mãe… Mas DEUS MUDOU a situação…!  

IV – DEUS É QUEM NOS ENRIQUE, MAS TAMBÉM PODE NOS EMPOBRECER, ELE NOS EXALTA, MAS TAMBÉM NOS ABATE – II SAM 2:7-8        

A ideia aqui de ANA é falar do mau comportamento de PENINA e dizer: olha só, ela se achava a tal, cheia de força e por isso achava que era ela QUE CONSEGUIA GERAR FILHOS… e se achava TÃO ACIMA DAS OUTRAS PESSOAS… TAO ORGULHOSA, SOBERBA, ARROGANTE…         QUEM SERÁ QUE FEZ O POBRE? – PROV 14:31; 17:5; 22:2          MAS SE DEUS QUISER, ELE PODE NOS FAZER SENTAR NO MEIO DE PRÍNCIPES… II SAM 2:8.  

V – O HOMEM NÃO CONSEGUIRÁ VENCER PELA SUA PRÓPRIA FORÇA – II SAM 2:9 “… o homem não prevalece pela força”!          

O homem não vai prevalecer, vencer, conquistar pela sua própria força. Ele precisa aprender a DEPENDER DE DEUS: II SAM 2:9          

TIAGO 4:13-16 OLHA SÓ QUE LIÇÃO PARA A VIDA…          

Devemos ter muito cuidado com essa questão DO FICAR RICO, pois nessa BUSCA PELO DINHEIRO, PELA RIQUEZA, SATANÁS TEM APANHADO A MUITOS NA SUA REDE… – O HOMEM FACILMENTE SE CONTAMINA COM O PODER, COM A RIQUEZA E LOGO SE TORNA AVARENTO E PASSA A AMAR O DINHEIRO!        

DEIXE EU LER ESSE SÁBIO CONSELHO DE PAULO AO JOVEM TIMOTEO: I TIM 6:7-11 e 17-19! (Contentar-se não é SE ACOMODAR)!        

JESUS NOS FALA EM LUCAS 12:15 “… Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste nos bens que ele possui” – Depois ele ilustra com a Parábola do RICO LOUCO! DEUS NÃO está olhando para a sua riqueza, MAS PARA O SEU CORAÇÃO!        

Para que eu quero prosperar, ficar rico? Essa pergunta precisa de uma resposta MUITO CONVINCENTE, não para as pessoas aí fora, nas para nós mesmos, mas para DEUS que conhece nossos corações… Se não for para a glória de Deus, para servir ao Reino, para investir na OBRA do Senhor, de que adianta riqueza…? POIS QUANTO NOS PEDIREM A NOSSA ALMA, tudo o que temos preparado, para quem será? “Assim é o que entesoura para si mesmo e NÃO É RICO PARA COM DEUS” (Luc 12:21)! 

CONCLUSÃO: O SENHOR É QUEM JULGA TODAS AS COISAS: “Ele pesa todos os feitos na balança”!  – “EU SOU O SENHOR QUE SONDA O CORAÇÃO E EXAMINA A MENTE… para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras” (JER 17:10)!     ANA FOI EM ORAÇÃO A DEUS e ENTREGOU PENINA NO SEU TRIBUNAL… Quando entramos na presença de Deus e pedimos um TRIBUNAL, Deus julga…!!! – SE UMA MÃE DECIDIR ENTRAR NO TRIBUNAL DE DEUS… os filhos que se segurem… !!! PORTANTO, A ÚNICA COISA QUE DEVE TER NO CORAÇÃO DE UM FILHO É A GRATIDÃO!!!! 

MIBA – 08/05/2022 – Ap. Wagner

Faça o Download aqui: Clique aqui