Juízes 5:7
Vamos meditar sobre o testemunho e exemplo de uma mãe muito querida e honrada em todo o Israel: Débora, líder, juíza, profetisa, guerreira valente e mãe de Israel. O ano da sua história é no Século XII a.C. Os inimigos de Israel, os cananeus, os exploravam haviam vinte e cinco anos(Juízes 4:3). A história é linda e emocionante!
I – AS MÃES PRECISAM SE LEVANTAR COM SABEDORIA ACONSELHANDO A SUA FAMÍLIA
Débora, de forma inusitada, assume uma função de liderança sobre todo o Israel e os homens vinham consultá-la, respeitando a sua liderança, juízo e aconselhamento (Juízes 4:4-5). Débora exerceu um importante ministério no meio do seu povo, durante vinte anos marcados por aflição, sofrimento e opressão. É importante salientar que ela mesma precisou tomar uma atitude e se levantou como essa conselheira. Ela não ficou esperando ser procurada para agir, o que infelizmente acontece com muitas mães que ficam esperando ser chamada, mesmo vendo o caos em sua família.
A sabedoria começa com o temor a Deus (Provérbios 1:7). Abra o seu coração e a sua mente para aprender de Deus e buscar dEle toda a sabedoria de que você precisa. E tudo começa com a sua conversão a Deus, a Jesus!
II- AS MÃES PRECISAM SE LEVANTAR COMO GUERREIRAS APOIANDO OS SEUS SOLDADOS
A conversa da mãe Débora com o guerreiro Baraque, foi uma conversa direta: Você não está vendo esse caos? Você não vai fazer nada? Ora, Deus não já ordenou que vocês lutassem contra esse Inimigo? O que é que você está esperando? A resposta de Baraque foi assim: Só vou se você for comigo (Juízes 4:6-8). E quando ele reuniu o seu exército para enfrentar o poderoso general Sísera, Deus entrou em ação: mandou uma chuva forte, fez com que o ribeiro de Quisom enchesse e arrastasse os soldados inimigos e atolou seus carros de ferro (Juízes 5:20-22). Deus continua fazendo Seus milagres até hoje! Não duvidemos!
Com aquela palavra de ânimo da mãe Débora, os soldados foram encorajados e livraram Israel. Às vezes, falta essa palavra de coragem, ânimo e fé nas famílias, mas você pode liberar essa palavra de vitória!
III- AS MÃES PRECISAM SE LEVANTAR COM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL PROFETISANDO EM SUA FAMÍLIA
A história da profetisa Débora e o que ela fez em Israel entrou para a história e virou até um cântico famoso, o Cântico de Débora. Deus foi glorificado pela vida dela e Israel foi liberto. Sabemos que toda família enfrenta ataques de Satanás, que vive em derredor querendo destruir a família, o casamento e a vida dos filhos, além de tentar desviar da fé aqueles que conseguem vir para Jesus. O plano de Deus quando alcança uma pessoa é chegar com a salvação para toda a sua família (Atos 16:31), mas para isso, é necessário que uma voz se levante na casa e pregue a Palavra!
Você foi o escolhido por Deus para ser essa voz profética de salvação na sua família, mas antes você mesmo precisa entregar a sua vida a Jesus!
CONCLUSÃO: O nosso convite é para você se levantar e entregar a sua vida a Jesus! Você está pronto para isso?
Lição de Célula N° 1065 – De 02 a 08/05/2022 – Aps. Wagner & Eunice
Faça o Download aqui: Clique aqui