Marcas Do Avivamento No País De Gales

O País de Gales, capital Cardiff, Rainha Elisabeth II do Reino Unido,  é um dos 4 países constituintes do Reino Unido, país na Grã Bretanha (vizinho a Inglaterra), hoje com 3.136 Milhões de habitantes (em 1904, 1 milhão). Os Galeses tem origem nos Bretões Celtas, conhecido como uma das nações Celtas modernas.      

Exatamente no dia 07/11/1904, num Culto de Oração, Evans Roberts tomou a palavra, leu Malaquias 4:2 “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas”. E disse: Assim como com Jesus se cumpriu Isaias 61:1-3 na Sinagoga em Nazaré, seria cumprida aquela palavra naquele dia! Ao orarem, OUVIU-SE UM ESTRONDO, o lugar ficou temível, o senso da presença do Espírito estava muito forte, muitos clamavam e choravam… COMEÇAVA O GRANDE AVIVAMENTO DE GALES que iria lançar fagulhas até Los Angeles na rua azusa!      

Avivamento é a solução para os nossos problemas e mazelas sociais que vivemos hoje. Chega de violência, crimes, roubos, corrupção, degradação moral, prostituição, drogas, injustiças sociais… Ainda que sejamos 30 a 35% da população, mas estamos LONGE DE SALGARMOS ESSA SOCIEDADE, pois os crentes são OS FRIOS OU MORNOS, DESCOMPROMETIDOS, CRISTÃOS DE APARÊNCIA… Com esse tipo de crente jamais transformaremos a nossa sociedade. Só mesmo com crentes AVIVADOS…!    

Ainda que estime-se que 7 em cada 10 crentes são PENTECOSTAIS, MAS NÃO SÃO VERDADEIRAMENTE AVIVADOS… Precisamos ATEAR FOGO NESSA NAÇÃO… PRECISAMOS DE TOCHAS VIVAS, ACESAS, PARA INCENDIAR OUTROS… !!!    

Vejamos MARCAS DESSE AVIVAMENTO…

I – HUMILDADE – Tiago 4:6 “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”!     

Quanto mais humildes, mais graça de Deus receberemos!       

Evans Roberts e seus auxiliares eram extremamente HUMILDES… Todo o tempo a sua preocupação era a glória de Deus, só para Deus. Ele não queria PROPAGANDA, não se deixava fotografar, não aceitava HONRA…

II – FORTES EMOÇÕES       

Tremores, quedas, arrebatamentos, choro, gritos… EM TODO CULTO TINHA MANIFESTAÇÕES EMOCIOANAIS INTENSAS…       

FORTES EMOÇÕES E POUCO ENSINO: Quem vai querer estudar sobre JESUS tendo a oportunidade de experimentar Jesus lhe tocar?       

FORTES EMOÇÕES E POUCA PREGAÇÃO: A ênfase dos cultos não era pregação… O País de Gales, bem como toda a Inglaterra, historicamente tinha gerado os maiores pregadores do mundo… Spurgeon, o príncipe dos pregadores foi da inglaterra. Mas as pregações eram PEÇAS HOMILÉTICAS FRIAS, SEM VIDA, E SEM UNÇÃO… o povo já estava cansado de as sofrer…: ISAIAS 1:11-17       

Não existe avivamento sem EMOÇÃO! Não existe presença de Deus no culto sem que as pessoas não se emocionem! Nem toda EMOÇÃO NA ADORAÇÃO é sinal da presença de Deus, da atuação do Espírito, mas TODA E QUALQUER ATUAÇÃO DO ESPÍRITO ENVOLVE EMOÇÃO!       

FORTES EMOÇÕES COM MUITO LOUVOR: Não tinha líder de louvor, o órgão de tudo ninguém tocava, mas a igreja formava um grande coral…!      

CULTOS sem nenhuma ordem e era marcado por ORAÇÃO, LOUVOR, QUEBRANTAMENTO E CONVERSÕES EM MASSA! Quando Deus não se MOVE, os cultos são um peso, um fardo. Mas quando Deus se move, as pessoas são atraídas.

III – SANTIDADE, ARREPENDIMENTO, QUEBRANTAMENTO E OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO         

3.1 – Santidade é a prova de que nós estivemos na presença de Deus: Ser cristão é um chamado à santidade – I PEDRO 1:14-16         

Estamos rodeados de crentes envolvidos com o pecado…        

3.2 – Avivamento leva ao Arrependimento, a uma consciência de CODNENAÇÃO, DE JUIZO DIVINO: “Arrependimento não é quando você chora, ainda que um profundo e sincero arrependimento nos leve ao choro, mas arrependimento é quando a gente MUDA”!       

Tem muitos crentes arrependidos que VOLTAM A COMETER OS MESMOS PECADOS: II PEDRO 2:22 “… “o cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal”!       

Em Pecadores nas Mãos de um Deus irado, as pessoas, arrependidas, choravam e se agarravam às colunas do templo como se sentissem serem sugadas para o inferno…!       

3.3 – QUEBRANTAMENTO: O evangelista SETH JOSHUA pregou na Escola preparatória onde Evan Roberts estava e orou ao final dizendo: Senhor, DOBRA-NOS! Evan Robert ouviu Deus falar com ele: É DISSO QUE VOCÊ PRECISA! Ele então permaneceu orando, enquanto as pessoas saiam, e de repente, ele foi TOMADO PELO ESPÍRITO SANTO: sentiu uma força entrando nele; senti um fogo; sentiu perder o fôlego; caiu de joelhos; suava; lágrimas jorravam…”! Era uma quinta-feira, 29/09/1904. Ali Deus acendeu o SEU TIÇÃO…!!!  – SALMO 51:17 “… a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus…”!     

3.4 – OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO: Quem dirige um avivamento é o Espírito Santo. E Ele só virá quando a igreja, os líderes, entenderem isso de uma vez por todas… Ele precisa tomar a direção e fazer do jeito dele… – E cada vez Ele faz de um jeito diferente… ! Ele NÃO PEDE OPINIÃO A NINGUÉM, NEM AUTORIZAÇÃO PARA AGIR…    

JOÃO 3:8 “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito Santo”! Assim é TODO AVIVAMENTO NASCIDO DO ESPÍRITO SANTO…!    

EVAN ROBERTS ESTABELECEU 4 PONTOS PARA GUIAR O AVIVAMENTO:

  • DAR A DEUS TODA A GLÓRIA;
  • ORAÇÃO;
  • OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTOE OBEDECER;
  • CONFESSAR A JESUS PUBLICAMENTE!

CONCLUSÃO: O que poderia dizer mais sobre o Avivamento do país de Gales? Levou a Jesus mais de 100 mil pessoas… todas as igrejas cresceram…    

Evan Robert orava por AVIVAMENTO PESSOAL E NACIONAL há 13 anos!     Você acredita que Deus possa fazer DE NOVO…?

22/08/2021 – Ap. Wagner Tenório – MIBA

Faça o Download aqui: Clique aqui