Pais E Filhos, Uma Relação Em Amor

Pesquisei a origem do Dia dos Pais e vi que no Brasil começou em 1953 através de uma Campanha Publicitária visando alavancar as vendas no comercio no segundo semestre…!      

Essa relação pais e filhos geralmente é conflituosa, principalmente quando o filho atinge a sua adolescência. Aos 10 anos: o Pai é meu herói, sabe TUDO; Aos 15 anos: Descobri que meu pai é um chato e quer tirar a minha liberdade; Aos 20 anos: Meu pai não sabe de nada; Aos 30 anos: o Velho está mesmo ultrapassado; Aos 40 anos: Vou conversar com meu pai para ouvir seu conselho; Aos 50 anos: Que pena meu pai não estar bem de saúde para eu poder conversar com ele e ouvir seus conselhos; Aos 60: Perdi meu velho… que pena eu não ter convivido mais tempo com ele! Eu nunca disse que eu o amava e nunca agradeci pelo trabalho que ele teve…!     

Com novas Leis, o Estado acaba interferindo na educação dos filhos e os PAIS são as principais vítimas… E os tempos tem piorado e essa relação pais e filhos tem se deteriorada geração após geração. Por volta do ano 400 a.C. o profeta MALAQUIAS DISSE: “Eis q eu vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Mal 4:5-6)!    

Os PAIS AMAM SIM OS SEUS FILHOS, mas nem sempre os FILHOS conseguem perceber esse AMOR!

I – O AMOR DO PAI PELO FILHO É REVELADO PELO TEMPO, PALAVRA, SUSTENTO, PRESENTES E TOQUE (são as 5 Linguagens do Amor de Gary Chapman)

– TEMPO:

– PALAVRA DE APOIO E INCENTIVO:

–  SUSTENTO, AUTOSACRIFÍCIO:

–  DAR PRESENTES:

–  TOQUE, BEIJO E ABRAÇO:

II – O AMOR DO PAI PELO FILHO É REVELADO PELA DISCIPLINA, CORREÇÃO, VARA E ADMOESTAÇÃO           

2.1 – DISCIPLINA, UMA PROVA DE AMOR: PROV 13:24 (quem ama, cedo o disciplina) e Hebreus 12:6-7        Efésios 6:4 – PAIDEIA = DISCIPLINA= ordem, punição, castigo;         

2.2 – CORREÇÃO COM VARA, UMA PROVA DE AMOR: Provérbios 13:24 – VARA = SHEBET = Galho, vara, bordão, CETRO, autoridade… – Dispensa-se o uso mais intenso da palavra e o substitui pelo seu simbolismo de AUTORIDADE… – Não combina com a prática JUDAICA que tratava os FILHOS REBELDES com apedrejamento…: DEUT 21:18-21!           

PROV 29:15 e 17 = Se não disciplinar, corrigir, confrontar, pode PERDER O FILHO… para o mundo, para as drogas, para as más companhias, para a preguiça, pobreza…!         

2.3 – ADMOESTAÇÃO, UMA PROVA DE AMOR: Efésios 6:4 – PAIDEIA = DISCIPLINA, ordem, punição, castigo…; – ADMOESTAÇÃO = NOUTETESE (e não parakleton)= Confrontação…!

III- O AMOR DO FILHO PELO PAI É REVELADO PELA OBEDIÊNCIA, HONRA, SUBMISSÃO E CUIDADO       

3.1 – OBEDIÊNCIA: COL 3:20; PROV 1:8-9; Deut 5:16       

3.2 – HONRA: PROV 30:17 “Os olhos de que zombam do pai…”; MAT 15:4       

3.3 – SUBMISSÃO: É quando o filho ajuda na missão que o pai exerce. Assim como Jesus ajudava a seu pai carpinteiro…!       

3.4 – CUIDADO, PROTEÇÃO, AJUDA E SUSTENTO: I TIM 5:4 “… RECOMPENSAR a seus PROGENITORES, pois isto é aceitável diante de Deus”; PROV 23:22 “Ouve a teu pai que te gerou e não desprezes a tua mae quando vier a envelhecer”! ARTIGO 229 da constituição: “Os pais tem o dever de assistir, criar e educar os filhos menores e os filhos maiores tem o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”!

CONCLUSÃO: A vida passa muito rápido. Não vale a pena ficar com mágoas, ressentimentos e perebas na alma contra os pais… Eles vão passar e aí no funeral vemos o desespero, a tristeza daqueles filhos intrigados dos pais, que não se falavam, não se relacionavam…tarde demais para se reconciliar… para PEDIR PERDÃO, PERDOAR… para AGRADECER POR TUDO O QUE O PAI FEZ… todo o sacrifício pelos filhos…!!!

MIBA – DIA DOS PAIS – 08/08/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui