O Nascimento de JESUS foi assim…

Mateus 1:18-25 e 2:1-12; Lucas 2:1-20 – Apenas os Evangelhos de Mateus e de Lucas trazem uma narrativa do nascimento de Jesus. E enquanto o Evangelho de Mateus se preocupa em narrar a visita de um anjo a José em sonho e a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, entregando-lhe as ofertas de ouro, incenso e mirra, o Evangelista Lucas se preocupa em narrar a visita de uma milícia de anjos celestiais aos simples pastores no campo na região de Belém. Vamos juntos refletir sobre o nascimento de Jesus e assim abrirmos o nosso coração para permitir que Ele também nasça em nossas vidas.

I – O NASCIMENTO DE JESUS FOI MARCADO POR SINAIS SOBRENATURAIS

Vemos que o nascimento de Jesus acontece de forma sobrenatural desde a sua geração no ventre até a sua vinda com sinais sobrenaturais de estrela, sonhos e o aparecimento de anjos. Porém, enquanto a Bíblia narra o nascimento de Jesus com elementos sobrenaturais, a sociedade aproveita a oportunidade para explorar esse nascimento com festas pagãs, promíscuas e idolátricas, o sistema financeiro capitalista explora a data estimulando o consumo e a religião dominante aproveita para perpetuar alguns dos seus enganos, promovendo ainda mais a idolatria.
Precisamos aproveitar essa data para estimular a conversão a Cristo, desafiando as pessoas a permitirem que Jesus nasça em seus corações. A propósito, você já convidou a Jesus para nascer e reinar em sua vida, em seu coração? Deseja fazer isso agora?

II – O NASCIMENTO DE JESUS FOI MARCADO POR PERSEGUIÇÃO

O Evangelista Mateus nos informa que o rei Herodes desencadeou uma grande perseguição às crianças da sua época, numa tentativa louca, demoníaca e perversa de matar o Messias, Jesus, o Rei dos Reis que acabara de nascer (Mateus 2:16-18). E naquela ocasião, todos os meninos de dois anos para baixo foram barbaramente e covardemente assassinados. Jesus, recém-nascido, já teve que fugir à noite para o Egito, a fim de escapar da perseguição do rei Herodes.
Ainda hoje há perseguição contra aqueles que decidem permitir que Jesus nasça em seus corações. E muitas vezes, essas perseguições vem dos seus próprios familiares e amigos. Não tema ser perseguido por causa de Jesus. Seja corajoso e com fé, abra o seu coração para Jesus nascer e fazer morada para sempre!

III – O NASCIMENTO DE JESUS FOI MARCADO POR GRANDE ALEGRIA

“… Eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lucas 2:10). O Evangelista Lucas nos revela que uma multidão da milícia celestial comemorou o nascimento de Jesus louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens… (Lucas 2:13). Houve alegria nos céus e na terra quando Jesus nasceu. Segundo estudiosos bíblicos, Jesus nasceu durante a festa dos Tabernáculos (celebrada durante o 7º mês do calendário judaico, correspondendo ao mês de setembro), festa essa que foi ordenada por Deus para que o Seu povo lembrasse dos dias de peregrinação no deserto.
Quando Jesus nasce no coração, na vida de alguém, há grande alegria, é a chamada alegria da salvação. Convide Jesus para nascer, entrar na sua vida, no seu coração e receba a alegria da salvação.

CONCLUSÃO:

Quando Jesus nasce em nossas vidas, somos transformados pelo Seu poder, somos alcançados pelo sobrenatural de Deus e vivemos a plena alegria que só Jesus pode nos dar. E ainda que enfrentemos perseguições, sabemos que a vitória é nossa, pois com Cristo somos mais do que vencedores! Creia em Jesus e O receba como seu Salvador!

Lição de Célula No 472 – 20 a 26/12/2010 – Aps. Wagner & Eunice