Como Deus Se Apresenta Ao Pecador Arrependido

Salmo 51:1-13

          Cada um dos 150 Salmos que integram esse Livro poético apresenta uma experiência do salmista, uma realidade por ele vivida, um momento especial da sua vida ou algo que Deus o revelou. Especificamente neste Salmo 51, encontramos a experiência de Davi, um pecador arrependido, quando foi confrontado pelo profeta Natã (II Samuel 12:1-9). Vejamos como Deus trata o pecador que se arrepende.

I – DEUS É COMPASSIVO, BENIGNO E MISERICORDIOSO – Salmo 51:1

      Engana-se quem acha que Deus é um carrasco, cruel, vingativo, um Pai grosso, ignorante, que não aceita erros dos seus filhos. O Deus que se revela desde o Antigo Testamento, indo até o Novo Testamento quando Jesus, o Emanuel, Deus conosco, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, o Cristo que enfrenta a cruz por nós pecadores, é um Deus de amor, de perdão, de misericórdia e está sempre disposto a nos perdoar. Deus é amor! Porém, não nos enganemos achando que Deus não é também o Justo Juiz que há de julgar o mundo (Atos 17:30-31).

      O salmista Davi, arrependido, quebranta-se diante do Senhor! E Deus estende para ele a Sua compaixão e benignidade. Você está precisando da misericórdia e da compaixão de Deus? Entregue-se a Ele agora mesmo!

II – DEUS APAGA, LAVA, PURIFICA E PERDOA OS NOSSOS PECADOS – Salmo 51:2

      Davi estava se sentindo muito mal, sentia-se sujo por todas as suas artimanhas, estratégias pecaminosas que ele maquinou para atender aos desejos carnais, vindo a praticar adultério com Bate-Seba. E como um abismo leva a outro abismo, uma vez que ele pecou, agora precisava esconder o seu pecado e cometeu outro pecado e a sua situação só piorava, pois pecado só se resolve com o perdão de Deus. Ele se sentia muito mal com toda essa sujeira e imundície cometida e entra em depressão com a sua alma em profunda tristeza (Salmo 32:3-4).

    Você deseja ser lavado, purificado dos seus pecados? Você quer se reconciliar com Deus? Então, em oração, fale com Jesus e Ele te ouvirá, perdoará os seus pecados e te purificará (I João 1:9). 

III – DEUS DESEJA QUE RECONHEÇAMOS, NOS ARREPENDAMOS, CONFESSEMOS E ABANDONEMOS OS NOSSOS PECADOS – Salmo 51:3-9

        Davi foi um homem corajoso, pois quando confrontado pelo profeta Natã acerca dos seus pecados, publicamente ele os reconhece, quebranta-se, ajoelha-se e reconhece os seus pecados. Ele poderia tentar negar, se explicar, se justificar, talvez até dizer que o profeta estava mentindo, mas ele não fez nada disso. Ele agiu com muita integridade, coragem, sinceridade e abriu o seu coração para Deus, confessando, reconhecendo e clamando pelo perdão do Senhor. Vejamos as expressões de Davi: “eu conheço as minhas transgressões; Pequei contra ti; fiz o que é mau”!

       Você teria coragem de agir como Davi e abrir o seu coração para Deus, pedindo perdão pelos seus pecados? Quer fazer isso agora?

CONCLUSÃO: Deus espera que “os pecadores se convertam a Ele” (V.13), antes que venha o dia do julgamento final onde não se pode mais fazer nada! Convido você a se converter, vir a Jesus agora mesmo e recebê-Lo como seu Salvador!

  Lição de Célula N° 1015 – De 17 a 23/05_2021 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui