Lições Deixadas Pelas Mães Na Bíblia

Hoje se comemora o DIA DAS MÃES e eu quero HONRAR TODAS AS MÃES do nosso MIBA…       

Trago uma reflexão baseado na vida de mães da Bíblia… SÃO TANTAS… EVA, SARA, REBECA, RAQUEL E LIA, JOQUEBEDE, RAABE, DÉBORA, NOEMI E RUTE, ANA, MÃE VIRTUOSA DE PROVERBIOS, MARIA… !!! 

I – JOQUEBEDE NOS DEIXOU A LIÇÃO DE UMA MÃE ESTRATEGISTA        

Êxodo 2:1-10 – Joquebede elaborou um PLANO PERFEITO nos seus mínimos detalhes e ainda soube levar vantagem em tudo isso! Ela LIVROU SEU FILHO DA MORTE, CUIDOU DELE E O AMAMENTOU RECEBENDO SALÁRIO POR ISSO, PLANTOU MOISÉS DENTRO DO PALÁCIO REAL ONDE ELE TEVE A MELHOR EDUCAÇÃO DO MUNDO…       

SABEDORIA… – TIAGO 1:5 // PROV 2:1-10 “…aceitares as minhas palavras e ESCONDERES… ATENTO O TEU OUVIDO… INCLINAR O CORAÇAO… CLAMARES…BUSCARDES A SABEDORIA… ENTÃO…”!       

Tudo o que quisermos conquistar na vida, ELABOREMOS UM PLANO COM ANTECEDÊNCIA… BOLEMOS UMA ESTRATÉGIA DE CONQUISTA…! ATE JESUS ENSINA SOBRE ISSO AO “REI QUE QUER FAZER GUERRA… AO CONSTRUTOR DE UMA TORRE…” (LUCAS 14:28-32)! 

II- A MÃE VIRTUOSA NOS DEIXOU A LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO        

PROVERBIOS 31:11 “… não haverá falta de ganho”; V. 14 “…navio mercante de longe traz o seu pão…” (IMPORTAÇÃO); V.16 “examina e adquire… planta com as rendas do seu trabalho”; V.18 (PERCEBE O SEU GANHO…); V.21 “… não teme a neve…”; V.24 VENDEDORA…; V.25 POUPA, RESERVA $$ para as eventualidades…; 

III- LOIDE E EUNICE NOS DEIXARAM A LIÇÃO DO ENSINO DA FÉ 

PELO EXEMPLOS:       

 – II TIM 1:5       

 – II TIM 3:14-15        

– ATOS 16:1-3 – SUA MÃE EUNICE teve que enfrentar e lidar com um PAI GREGO, não judeu… ; TIMOTEO JÁ GOZAVA DE UM BOM TESTEMUNHO…! 

CONCLUSÃO: Deus tem um cuidado especial para com as mães e por isso Ele nos orientou na Sua Palavra como OS FILHOS DEVEM TRATAR AS SUAS MÃES: 

  • HONRA: Êxodo 20:12 e Efésios 6:2;
  • OUVIR A SUA INSTRUÇÃO: Prov 1:8 e 6:20
  • NUNCA A DESPREZE: Deut 27:16; Prov 15:20 e 23:22 “… e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer”!
  • NUNCA MANDE EMBORA A SUA MÃE: Prov 19:26 “O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe é filho que envergonha e desonra”!
  • NUNCA DESOBEDEÇA A SUA MÃE: Prov 30:17 “Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro o arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos”!
  • NUNCA AMALDIÇOE A SUA MÃE: Prov 20:20 “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas”!
  • OFERTE REGULARMENTE NA VIDA DA SUA MÃE: MATEUS 15:1-7. Os Judeus entendiam perfeitamente o que significava HONRAR (Não era apenas respeitar, obedecer e se submeter, mas CUIDAR, NUTRIR, APOIAR E ENRIQUECÊ-LA)! – A situação era que os JUDEUS tinham que OFERTAR NO TEMPLO, MAS TINHAM TAMBÉM QUE ENRIQUECER A SEUS PAIS E então eles faziam um VOTO DE CORBÃ, isto é, o que eu teria a ofertar, já o fiz para o TEMPLO e assim não teria mais OBRIGAÇÃO DE OFERTAR NA VIDA DOS MEUS PAIS! – VER MALAQUIAS 1:6-9!
  •        Os pais, especialmente as mães, CUIDAM COM AMOR e dão a própria vida pelos seus filhos… CHEGA O TEMPO EM QUE ELES ENVELHECEM e precisam de cuidados, É QUANDO OS PAPÉIS SE INVERTEM… E AI, DEIXÁ-LOS NUM ABRIGO e abandoná-los para que eles morram logo OU HONRÁ-LOS, AMÃ-LOS E CUIDAR DELES…? – I TIM 5:4 “Mas se alguma viúva tiver filhos ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com os da sua própria família e a RECOMPENSAR SEUS PAIS, PORQUE ISTO É AGRADÁVEL AOS OLHOS DE DEUS”!                

FELIZ DIA DAS MÃES…

Ap. Wagner – MIBA – DIA DAS MÃES – 09/05/2021

Faça o Download aqui: Clique aqui