Semelhanças Entre O Avivamento Em Éfeso E Em Sobradinho

ATOS 19:1-12         

A Igreja em Éfeso foi uma das mais importantes igrejas cristãs primitivas. Ela foi fundada por Paulo em sua 3ª viagem missionária, quando ela permanece lá por 3 anos (Paulo e Priscila e Aquila já tinham passado por lá uma outra ocasião). Éfeso era a 2ª maior cidade do Império Romano, ficando atrás somente de ROMA. Ela era a capital da Província Romana da Ásia e o maior centro comercial daquela região. Ela chegou a ter mais de 300 MIL habitantes! ÉFESO possuía um anfiteatro com capacidade para 25 MIL pessoas. Mas o maior templo era o da deusa grega ARTEMIS, a deusa DIANA para os Romanos, era uma das 7 MARAVILHAS DO MUNDO (3.500 m2 e 100 Colunas)! Falo isso para termos uma Visão da coragem e do desafio de PAULO nesta cidade!        

Lendo ATOS 19, fiquei impressionado com este avivamento e com o nosso Avivamento no MIBA, guardadas as suas devidas proporções…! Quero aqui compartilhar essa experiência para edificar e avivar a sua vida! 

I – O AVIVAMENTO COMEÇA COM O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO – At 19:3-6       

O Avivamento em Éfeso começou com o Batismo com o Espírito. O Avivamento no MIBA começou com o batismo com o Espírito Santo de algumas discípulas…!       

O nosso Avivamento teve início quando as mulheres foram ao Encontro com Deus. Elas foram as primeiras. E lá tiveram experiências sobrenaturais e foram batizadas com o Espírito Santo. Se elas já eram crentes? SIM! Há muitos anos… Mas só conheciam o Batismo das águas…!      

Todo Avivamento leva ao Batismo com o Espírito Santo. Não tem ninguém avivado sem ter sido batizado com o Espírito Santo! 

II – A VISÃO CELULAR NO MODELOS DOS 12 É IMPLANTADA – Atos 19:7         

ÉFESO começa o seu avivamento com 12! Por que não 20, 30, 70…? Os 12 representam as 12 Tribos de Israel, a totalidade do povo Escolhido por Deus. Certamente que Deus estava querendo passar uma mensagem para o Seu povo… Mas eles não entenderam!       

NO MIBA, tudo começou quando decidimos nos abrir para a VISÃO CELULAR M 12… Encontros… Células… Oração e Jejuns…! 

III- DISPUTAS, RESISTÊNCIAS E CRÍTICAS – Atos 19:8-9        

O Avivamento em Éfeso teve muitas disputas, resistências e críticas… A Cidade entrou em alvoroço. “…alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando Mal…”!         

Gastei muito tempo tentando EXPLICAR o inexplicável. Milagre não se explica, mas se vive! Ou você crê ou não crê!         

Eram perguntas do tipo: a) Se é de Deus, como tem tanta dúvida?; b)Por que as pessoas caem, pois Deus não derruba ninguém…?; c) Recém convertido está caindo e eu tão velho não caio, não falo línguas…! 

IV – A SEPARAÇÃO FOI INEVITÁVEL – Atos 19:9          

“…Paulo, apartando-se deles, SEPAROU os discípulos…” (V.9).         

Água e óleo não se misturam! Quem está no “óleo da unção” não se mistura com incrédulos, descrentes e ímpios! Crente busca se unir com crentes! Irmãos antes muito amigos, agora já não se juntavam mais, porque os seus interesses eram outros, a sua crença não batia mais com a do outro…!          

Nitidamente, claramente víamos os DISCÍPULOS seguindo as nossas orientações sem problema, SEM RESISTÊNCIA, SEM TANTAS PERGUNTAS, MAS APENAS OBEDECENDO E FAZENDO CONFORME A GENTE ORIENTAVA! 

ILUST.: Discípulo OBEDECE primeiro e pergunta depois. MEMBRO questiona primeiro para ver se OBEDECE depois! DISCÍPULO pergunta PARA CONHECER, MEMBRO pergunta para CRITICAR!          

Salmo 1:5 “… nem os pecadores na congregação dos jutos…”! 

V – TODA A IGREJA EVANGELIZAVA – Atos 19:10         

Aprendemos as 4 LEIS ESPIRITUAIS… TODA A IGREJA APLICAVA TODO O TEMPO! A nossa função é ANUNCIAR e NÃO CONVERTER NINGUÉM. Isso já é obra do Espírito Santo. JESUS quer que a gente ANUNCIE e deixemos os resultados com ELE! 

VI – MILAGRES, CURAS E LIBERTAÇÕES – Atos 19:11          

Em todo avivamento tem manifestações sobrenaturais, milagres, sinais e maravilhas!          

Em praticamente TODOS os nossos CULTOS víamos manifestações sobrenaturais… Criamos um Culto especialmente para isso…  Vale a pena ver Deus agindo… Vale a pena lutar por avivamento…!          

ILUST.: Cura do Pr Severo, luizabety…; Milagre do irmão com derrame voltou a mexer as pernas…; Libertações Malignas as mais diversas… 

VII – CONFISSÃO DE PECADOS E QUEIMA DE OBJETOS – Atos 19:18-19           

As confissões eram públicas muitas vezes. Eu precisei orientar para as consequências… Irmão confessou Adultério no púlpito e a esposa desmaiou…!          

Passamos um período FAZENDO FOGUEIRAS nas casas, semana após semana… queimando objetos de feitiçaria, queimando roupas, CDS, Revistas, FITAS… Derramando BEBIDAS ALCOÓLICAS…  

VIII- A IGREJA CRESCIA – Atos 19:20          

Todas as semanas tínhamos várias decisões nas células… todos os domingos pessoas tomavam decisão por Jesus… Batizávamos mais de 150 pessoas de uma só vez ao ponto da Denominação me ligar para fazer entrevista …. Não cabia mais de tanta gente vindo adorar a Deus… FOMOS PARA O TEATRO DA CIDADE…!          Quando a Palavra cresce a igreja cresce. Quando a Igreja valoriza, se empenha e se esforça por viver a Palavra, ela cresce! 

IX – PERSEGUIÇÃO POR MOTIVAÇÃO RELIGIOSA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL – Atos 19:23-28               

9.1 – Perseguição religiosas pelos pastores: umas 3 reuniões para me ameaçar de expulsão da ORDEM… até que me expulsaram sem que eu pudesse me defender.               

9.2 – Perseguição por Motivação FINANCEIRA e PATRIMONIAL: Mandaram uma Carta: Saia e deixe o Templo…! Esse TEMPLO pertence a Denominação…!               

9.3 – PERSEGUIÇÃO com Processo Judicial: queremos o templo! Ao final de uma das audiências, o presidente da convenção pediu R$500 MIL para acabar com o processo… propina…!    Olha só quantas semelhanças com ÉFESO… Demétrios e os demais ourives preocupados com a sua prosperidade… Preocupados em perderem o $$$ que vinha da IDOLATRIA, DO TEMPLO…! 

X – RETALIAÇÕES DE SATANÁS – Atos 19:29-32         

ILUST.: Satanás veio e disse: Eu estou aqui há muito tempo… conheço todos esses seus hinos… NÃO VOU SAIR!         

ILUST.: Um possesso disse ao pastor: Saia dessa igreja que eu vou te dar muito dinheiro… vai ser dólar que eu vou mandar…         

ILUST.: Um pastor MONTOU AS ESCONDIDAS A SUA RETIRADA, visitando os discípulos que GANHAVAM MAIS… Depois, quis tomar o TEMPLO e se amotinaram. Eu ia lá conversar com eles. Mas um pastor disse: Não vá! Eles estão AMOTINADOS E QUEREM LHE AGREDIR… – ATOS 19:30-32!         

Recentemente, mais uma PROFECIA: Você vai morrer hoje… olhe o sinal no céu… (A ideia era: quero tomar o seu lugar…)!

CONCLUSÃO: O que aconteceu com a Igreja em Éfeso depois de tudo isso? – APOC 2:1-7 VAI NOS CONTAR: ABANDONASTE O TEU PRIMEIRO AMOR!    

A Igreja em Éfeso era uma igreja: 

  • Cheia de Boas Obras (AGAPE);
  • Perseverante e suporta provas (Nunca abandonamos a Visão Celular M 12);
  • Odiamos NICOLAITAS (Grego, NIKOLAOS=Aquele que domina sobre o povo; eram os falsos apóstolos, falsos pastores, que não possuíam os requisitos éticos e morais para serem pastores…);
  • Não esmorece: Nós não desistimos de buscar o Avivamento;
  •    PRECISAMOS “VOLTAR Á PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS”! 

MIBA – 28/02/2021 – Ap. Wagner Tenório

Faça o Download aqui: Clique aqui