Não Amemos O Mundo

I João 2:15-17

          Quando o apóstolo João nos manda “não amar o mundo”, precisamos entender o que significa “mundo”, pois somos seres humanos que vivemos no mundo e não temos como fugir do mundo. Mundo significa o sistema de valores éticos, morais, culturais, comportamentais, econômicos e espirituais que regem, dominam a sociedade em que vivemos. Esse mundo, essa estrutura está sob o domínio de satanás (I João 5:19). E por tudo isso, não devemos amar esse mundo!

I – O AMOR AO MUNDO NOS ATRAI AO PECADO

        O desejo intenso pelos prazeres carnais, o desejo intenso pelo que os nossos olhos vêem e são atraídos, a soberba da vida, o orgulho pelas nossas realizações e conquistas contrárias à vontade de Deus, tudo isso é definido na Bíblia como pecado. São as chamadas obras da carne (Gálatas 5:19-21). Entregar-se a esses prazeres e ceder a essas tentações é se entregar a uma vida de pecado. Tudo isso significa amar ao mundo, as coisas do mundo. Enquanto que o chamado de Deus para nós como filhos dEle é exatamente reprovar, rejeitar e se abster dessas obras da carne, pois ainda que a nossa carne se agrade delas, mas elas são contrárias à vontade de Deus.

      Somos chamados para amar a Deus e vivermos uma vida de prazer, alegria e felicidade, mas sem pecado, uma vida abundante que Jesus nos oferece. Você já está vivendo essa vida com Jesus?

II- O AMOR AO MUNDO NOS AFASTA DE DEUS

      Satanás, o deus deste século, tenta nos atrair e nos enganar com os prazeres carnais, com a fama, o dinheiro, o orgulho, a soberba da vida e quer nos convencer que tudo isso é bom e agradável, que esses prazeres carnais são normais, são inerentes ao ser humano. Ele tenta nos convencer que essas obras da carne, todo mundo as pratica e que não é pecado. Satanás influencia nas músicas, nos filmes, nos programas de TV, na educação, na política, nas religiões etc. Ele está presente em todo o mundo e cada dia cria algo novo para nos atrair, para nos afastar de Deus e nos tirar da Igreja de Jesus! Ou será que você ainda não percebeu isso?

      Lembro da mulher de Ló que saindo de Sodoma e Gomorra, levada por Anjos, ainda assim olhou para trás como que estivesse com saudade! Hoje Deus te chama para deixar o pecado e seguir a Jesus!

III- O AMOR AO MUNDO NOS FAZ INIMIGOS DE DEUS

       Tiago em sua carta nos diz claramente: “… não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4). O nosso chamado é para fugir do mundo, entendendo mundo como um sistema corrupto, maligno, carnal e pecaminosos, com princípios contrários à Palavra de Deus, à vontade de Deus. O nosso grande desafio é sermos “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5:13-16).  Não podemos nos misturar com o mundo, amando o mundo em pecado e deixarmos de fazer a diferença que Jesus espera de nós.

      Amar a Jesus ou amar o mundo, qual será a sua decisão?

CONCLUSÃO: O mundo passa e um dia teremos que nos apresentar diante de Deus. Não devemos trocar uma vida eterna por prazeres carnais temporários! Qual será a sua escolha, Jesus ou o Mundo?

Lição de Célula N° 1002 – 15 a 21/02/21 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui