Lições Aprendidas Na Fornalha

Daniel 3:12-30

          O Ano de 2020 foi sem dúvida alguma um dos mais difíceis que vivemos… Parece até que fomos jogados numa fornalha e alguns até a fornalha foi aquecida 7 X mais…

        Os 3 amigos desafiaram o REI, desobedeceram a LEI… FORAM CONTRA UMA AUTORIDADE CONSTITUÍDA POR DEUS… A Lei dizia: adore a imagem! – A LEI diz que PODE CASAR COM PESSOAS DO MESMO SEXO e aí o que Deus diz e o que eu devo dizer¿ – A LEI DIZ QUE PODE SIM SEXO PRATICAR SEXO NO NAMORO, A SOCIEDADE DIZ SIM, MAS E O QUE DEUS DIZ¿ e o QUE EU DEVO DIZER? – FORNICAÇÃO… !

      O REI/GOVERNADOR MANDOU FECHAR AS IGREJAS E AI O QUE DEVEMOS FAZER COMO CRISTÃOS?

        Vamos ver mais o que podemos aprender com essa experiência dos 3 amigos judeus na babilônia…!

I – O CRENTE PODE IR PARAR NA FORNALHA – Daniel 3:12-15

       Não cremos nessa “teologia das Facilidades”, onde para o crente, o mal não o alcança e é só bênção … Deus permite sim que as Fornalhas Venham sobre nós! Nem sempre Deus nos livra das Fornalhas, mas nos Livra NAS fornalhas!

  1. – Para Provar a sua Fé: Deus sempre PROVA a nossa Fé! E nenhuma Prova vem com o NOME, DATA, HORA… Elas simplesmente vem…! Elas nunca param de Vir… – AS FORNALHAS estão sempre ardendo…! – QUAL é a sua FORNALHA HOJE?

   Ser crente de verdade é DESAFIAR O MUNDO, A CARNE, O DIABO E A SOCIEDADE… – E para isso, precisamos ter CORAGEM…

  1. – Para Cumprir um Propósito Divino: Nem sempre Deus vai nos avisar, nos detalhar os Seus planos…; Ele é Deus, Ele é quem Manda e não tem que pedir nossa autorização…! Tudo que nos acontece tem sempre um Propósito. A VIDA É FEITA DE PROPÓSITOS e não DE ACASOS! – Vemos no final o Nome de Deus sendo glorificado (V.28-30)
    1. – Para SEPARAR QUEM É DAQUELE QUE NÃO É: I COR 11:19 “Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os APROVADOS se tornem CONHECIDOS em vosso meio”! – Os Problemas da Vida, as Decepções que enfrentamos com irmãos, com amigos… elas nos ajudam a SELECIONAR as nossas amizades…!

II – O CRENTE NÃO DEVE FUGIR DA FORNALHA – Dan 3:17

       2.1- Fugir da Fornalha é perder a Oportunidade de Crescimento Espiritual: É na Fornalha que está a nossa grande chance de Crescimento e de Desenvolvimento…;

–  O período da nossa vida que mais AMADURECEMOS é quando estamos passando por uma FORNALHA DA VIDA…saímos mais Espertos… Mais experientes… Mais maduros…!

– Quanto mais PROBLEMAS passamos, MAIS BEM PREPARADOS ESTAREMOS para vencer na vida!

 – Imagine se DAVI tivesse Fugido de Golias; –

      2.2 – Fugir da Fornalha é fugir da Chamada de Deus: Fomos chamados como “ovelhas no meio de lobos”; Fomos chamados para um Mundo que jaz no Maligno; Fomos chamados para Dar a nossa Vida por Jesus…; – Imagine se Moisés tivesse fugido do desafio de Liderar o povo no Êxodo…; – Imagine se Jesus tivesse Descido da Cruz…;

    2.3 – A FORNALHA SE ACENDE EM NOSSA DIREÇÃO como um PRESENTE DE DEUS: Salmo 119:67 e 71: “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra; Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que eu aprendesse os teus decretos”! – Ao vencerem a Fornalha, os três foram recompensados (“Então o rei fez prosperar a Sadraque…” V.30)!

III – O CRENTE PRECISA CRER QUE TEM UM 4º HOMEM NA FORNALHA – Daniel 3:24-25

       Eu fico imaginando a alegria, a segurança sentida por Sadraque, Mesaque e Abdenego quando viram o 4º Homem na Fornalha, ao lado deles, caminhando com eles…!  – Nem sempre enxergamos o 4º Homem conosco quando estamos enfrentando as lutas da vida… mas enxergamos depois (nem todos), assim como a cena dos 2 no Caminho de EMAUS (LUCAS 24:31-34)!

    É a VISÃO DO 4º HOMEM CONOSCO que vai nos fortalecer, que vai nos animar, que vai nos levar a permanecer firme, crendo que VENCEREMOS! ESTANDO COM O 4º HOMEM, SEJA PARA A MORTE, SEJA PARA A VIDA, JÁ SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES… Ora, Se Deus está conosco, que temeremos? E o que pode nos fazer o homem…? (ROMANOS 8:31-32,37-38)!

     Quero te dizer que o 4º HOMEM está conosco…!

IV- O CRENTE SE ENCONTRA COM DEUS É NAS FORNALHAS DA VIDA – Daniel 3:28

         4.1 –É NA FORNALHA que temos as nossas maiores experiências de vida com Deus: É no Leito de um Hospital… É num acidente de trânsito… É numa enfermidade… É numa situação de GRANDE RISCO… É quando NÃO TEMOS MAIS ESPERANÇA… AI CHEGA O 4º HOMEM DA FORNALHA…

       Não será no “bem-bom” da vida, quando tudo está tranquilo, que vamos ter experiências com Deus… que Vamos Buscar mais intensamente a Deus… infelizmente, parece que precisa mesmo ser assim, com uma dor, uma perda, um sofrimento, um desafio QUE MUITOS VÃO DESPERTAR…!

        4.2 – Só teremos FORTES TESTEMUNHOS DE VIDA SE PASSARMOS POR FORNALHAS: Foi numa cadeia, depois de uma surra, algemado mãos e pés, num calabouço, sem ninguém para interceder em seu favor, que PAULO E SILAS tiveram uma experiência tremenda com Deus…

    – PEDRO estava preso, aguardando a execução da sua pena de morte, aí apareceu UM ANJO que o tirou da prisão… – ATOS 12:11 “Então, Pedro, caindo em si, disse: AGORA SEI, VERDADEIRAMENTE, que o Senhor enviou o seu Anjo e me livrou da mão de Herodes…”!

CONCLUSÃO: Precisamos de uma MUDANÇA DE VIDA… SEGUNDO A NEUROCIENCIA, NÓS SÓ MUDAMOS DEBAIXO DE UM FORTE IMPACTO EMOCIONAL! Sem emoção não tem mudança! Sem uma FORNALHA nada esquenta…!

    Será que você está esperando uma FORNALHA…¿ Será que a IGREJA está esperando O APOCALIPSE para ACORDAR…?

27/12/2020 – AP WAGNER TENÓRIO – MIBA

Faça o Download aqui: Clique aqui