João 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”!
Convidamos você a uma breve reflexão sobre a Reforma Protestante e o dia das bruxas. O que você comemora: Reforma ou dia das bruxas?
I – DIA DAS BRUXAS
As primeiras comemorações do “Halloween” (expressão do Inglês, Hallow=santo; Eve=véspera), o dia das bruxas, teriam surgido há mais de 2 mil e quinhentos anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31/10, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos eram liberados como se fosse um “saidão dos presos”.
E para tentar se proteger dos “mortos vivos”, desses espíritos malignos, as pessoas tinham que decorar as suas casas com caveiras, fantasmas, amuletos e o que mais pudessem usar. Na casa em que não tivesse esses elementos, os espíritos malignos iriam entrar. Numa tentativa de cristianizar essa data, o chamado “sincretismo religioso”, a igreja católica criou o “dia de finados” (02/11). Mas o povo acabou mantendo a tradição do Dia das Bruxas que se espalhou pelo mundo como uma festa envolvendo as crianças com o “Trick or Treat” (Gostosuras ou Travessuras?).
Quando conhecemos a verdade, somos libertos! Hoje, Jesus elegantemente e educadamente pergunta se as pessoas desejam abrir a porta dos seus corações para Ele entrar e abençoar, trazendo vida em abundância, salvação (Apocalipse 3:20)! Você deseja convidar Jesus para entrar na sua vida?
II – REFORMA PROTESTANTE
O monge católico, Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro de 1517, afixou as suas 95 Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg na Alemanha. Essas “95 Teses” questionavam e reprovavam as doutrinas católicas, apresentando a Bíblia para refutá-las e provocou a chamada Reforma Protestante. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus da sua época, dando início a uma revolução religiosa. Martinho Lutero foi excomungado pelo papa. Houve perseguição por parte da igreja católica contra os reformadores com a chamada “Contra-Reforma”. Muitos cristãos foram perseguidos, presos e assassinados barbaramente. O maior massacre aconteceu em Agosto/1572, na França, o massacre da noite de São Bartolomeu, onde aproximadamente 30.000 cristãos foram mortos. Mas a Reforma continuou e várias igrejas e denominações foram organizadas!
O Dia da Reforma Protestante não pode passar em branco. Ela foi um marco na história, um avivamento bíblico! E ainda hoje, a igreja de Jesus continua precisando ser reformada, ser avivada. Mas isso depende de cada cristão, depende de mim, depende de você e tudo começa com uma decisão de fé em Jesus. Você crê em Jesus como seu Senhor e Salvador?
CONCLUSÃO: É importante conhecermos a história para evitarmos repetir os mesmos erros. A liberdade religiosa que temos hoje custou um alto preço e não podemos abrir mão dela, nem para nós e nem para os que pensam diferente de nós. A decisão que Jesus espera de nós, deve ser de livre e espontânea vontade, jamais por imposição ou medo. Por isso, perguntamos: Você deseja se tornar um cristão evangélico? Você quer entregar a sua vida a Jesus, tornando-se um fiel discípulo dEle?
Lição de Célula N° 986 – De 26/10 A 01/11/20 – Aps. Wagner & Eunice
Faça o Download aqui: Clique aqui