Yom Kippur, Dia Do Perdão

Mateus 18:21-35

      O Yom Kippur é o dia mais sagrado do calendário judaico. Este ano ele será celebrado entre os dias 27 e 28 de setembro de 2020. O Yom Kippur é um dia dedicado ao jejum, oração, reflexão, arrependimento e ao perdão. E ao final, depois de cumpridas as exigências da Lei de Deus para o dia do Perdão, é comum a saudação: “Que você seja inscrito no livro da vida”!

I – PERDOAR NOS LEVA A SERMOS TAMBÉM PERDOADOS

      Quando Jesus nos contou a “Parábola do Credor Incompassivo”, Ele estava nos ensinando sobre a Doutrina do Perdão. E nessa Parábola, a expectativa do Senhor era que aquele servo que recebeu o perdão também perdoasse ao seu devedor. Mas não foi isso o que aconteceu, o que deixou o Senhor indignado com a falta de perdão (Mateus 18:33-35). As Parábolas são recursos didáticos que tornam doutrinas complexas e profundas muito mais fáceis de serem compreendidas. Se queremos ser perdoados, então também devemos perdoar. Simples assim! Esse ensino foi reforçado na Oração do Pai Nosso (Mateus 6:12, 14-15).

      Ninguém entrará no céu, na presença de Deus, sem antes ter todos os seus pecados perdoados! E Jesus nos oferece o Seu perdão, é aceitar ou rejeitar. Qual será a sua decisão?

II- PERDOAR É UM PRINCÍPIO DO CRISTIANISMO

     Todo o esforço de Jesus, bem como a sua mensagem é no sentido de “chamar pecadores ao arrependimento”. Ele mesmo declarou: “Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mateus 9:12-13). O Cristianismo tem na sua base doutrinária o perdão. Todos nós somos pecadores e carecemos do perdão de Deus. Os apóstolos escolhidos por Jesus eram pecadores, eram homens falhos, assim como qualquer um de nós e precisaram ser perdoados. Os discípulos de Jesus precisaram e precisam do perdão de Deus. Ser cristão é saber perdoar sempre e sempre. E é também saber pedir perdão e arrepender-se dos seus pecados!

    Perdoar é uma ordem de Jesus e ordem é para ser cumprida e não discutida. Você precisa do perdão de Jesus? Então, venha a Jesus agora!

III- PERDOAR NÃO TEM LIMITES OU QUANTIDADE DEFINIDA

     O limite do perdão está no reconhecimento do erro e na disposição em pedir perdão. Não tem como limitar o perdão! Não só 70 x 7, mas indefinidamente. Perdoar faz muito bem a quem perdoa, pois libera a cura, paz, libertação e cria um novo ânimo! Quando Deus criou o perdão, Ele não estava pensando em favorecer o ofensor, mas muito mais a pessoa ofendida! O perdão possibilita relacionamentos duradouros em todos os níveis, quer seja num casamento, numa família, entre irmãos, na igreja, mas principalmente no relacionamento com Deus! Sem perdão não há salvação!

   Convidamos você a refletir sobre a sua vida, procurando identificar relacionamentos que foram quebrados e que precisam ser restabelecidos. Comece pedindo perdão a Jesus e peça para Ele te salvar!

CONCLUSÃO: Se confessarmos os nossos pecados a Jesus, Ele promete nos perdoar (I João 1:9). Vamos orar, pedindo perdão a Jesus e liberando perdão para quem nos ofendeu! Abra o seu coração para Jesus!

Lição de Célula N°982 De 28 a 04/10/2020 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui