O Mito Da Caverna E A Verdade Do Evangelho

João 8:31-32

     O Mito da Caverna, uma conhecida obra literária de Platão, filósofo grego (427 a.C – 347 a.C). Trata-se de uma passagem do seu livro “A República”, onde ele apresenta uma alegoria de homens acorrentados  numa caverna desde o nascimento e a única coisa que eles viam era as sombras das imagens externas vindas de uma fogueira. Aconteceu que um deles conseguiu fugir e se deparou com o mundo lá fora e voltou para libertar os seus companheiros, mas eles não creram e o mataram.

I – OS MORADORES DA CAVERNA PRECISAM DE LIBERTAÇÃO

       Sabemos que o Mito da Caverna é apenas uma estória criada por Platão para transmitir a sua mensagem, seus pensamentos, sua filosofia. Mas vemos que esses moradores escravizados precisavam de libertação e apesar de terem essa oportunidade, não aproveitaram porque as suas correntes não estavam apenas nas mãos e nos pés, mas na alma, no espírito e na mente. Hoje em nossos dias, temos muitos escravos que não carregam correntes aparentes, mas estão presos aos vícios, às paixões da carne, às ideologias, falsas religiões e seitas. Eles precisam reconhecer que estão escravizados para depois, desejarem a libertação e aí lutarem por ela!

      O Evangelho de Jesus traz a libertação, a quebra de correntes, pelo milagre da conversão que vem pela fé em Jesus. O Evangelho é a Verdade que liberta. E quando clamamos por Jesus e cremos nEle, somos livres!

II- OS MORADORES DA CAVERNA PODEM RECEBER UMA NOVA VIDA

      Para os homens presos na Caverna, não existiria nenhuma hipótese ou possibilidade de se ter uma nova vida, pois para eles, que só conheciam a Caverna, não conseguiam crer num mundo novo. O amigo deles, que conseguiu se libertar, veio para tentar levá-los para esse mundo novo, essa vida nova! Infelizmente, segundo a alegoria de Platão, esses homens não creram nessa nova vida e revoltados, mataram o seu libertador, aquele que os levariam ao mundo novo! Queremos declarar que todos podem experimentar uma nova vida, podem sim receber uma nova oportunidade por meio do perdão de Jesus!

     Jesus falou aos judeus que creram nEle: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31). Uma nova vida, o perdão dos pecados e a salvação estão a nossa disposição!

III- OS MORADORES DA CAVERNA PRECISAM CRER NO SALVADOR

       O salvador para aqueles homens que viviam presos na caverna foi o seu amigo, aquele que conseguiu se soltar e voltou para libertá-los. Na historinha de Platão, os presos mataram o seu amigo, aquele que seria o seu salvador. Muitos têm morrido ao longo da história por se apresentarem como discípulos de Jesus e entregarem a mensagem de libertação e salvação. O próprio Jesus foi condenado e executado numa cruz. Hoje o que fazemos é apresentar a mensagem libertadora, salvadora, transformadora do Evangelho de Jesus. Quem crê será salvo! Mas quem não crê será condenado (João 3:18; Marcos 16:16). Qual será a sua escolha?

     Vivemos hoje como que numa caverna e o mundo apresenta uma mensagem, uma filosofia de vida completamente oposta ao Evangelho de Jesus. E precisamos decidir em quem vamos crer e de que lado ficaremos!

CONCLUSÃO: Se conhecermos a Verdade, seremos libertos, sairemos da caverna para um mundo novo e uma vida eterna com Jesus! Qual será a sua decisão?

Lição de Célula N° 980 De 14 a 20/09/20 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui