Aquele Que Me Vê!

Gênesis 16:1-14 e 21:1-20 – A história de Agar e Ismael é um verdadeiro drama familiar. Ele foi gerado por uma relação no mínimo estranha, quando seu pai Abrão juntou-se a sua mãe Agar, uma escrava, isso por recomendação da esposa do seu pai, Sarai. Quando Ismael tinha 14 anos de idade, seu pai aos 100 anos de idade, gerou Isaque com a sua esposa Sarai (Gênesis 21:5). Aí complicou-se mais ainda o seu relacionamento familiar e eles foram expulsos de casa. Ismael e a sua mãe saíram errantes pelo deserto de Berseba, mas Deus estava vendo tudo, ouviu a voz do menino e estava com o menino (Gênesis 21:14, 17 e 20). Assim é o nosso Deus que nos vê, nos ouve e está conosco.
Quero te dizer que por mais complicada que seja a sua vida, o seu relacionamento familiar, as suas lutas e dificuldades, temos um Deus que nos vê, nos ouve e está disposto a caminhar conosco. Você deseja convidar esse Deus para estar com você?

I – DEUS É AQUELE QUE NOS VÊ – Gênesis 16:13

Por onde quer que andemos, em qualquer situação que nos encontremos, Deus é e será sempre “Aquele que nos vê”. A escrava egípcia, Agar, pode comprovar isso na sua vida, num momento de angústia, dor, sofrimento, dificuldade, quando ela não sabia para onde ia, nem o que fazer, Deus fala com ela e diz: Eu estou te vendo!
Deus em Jesus Cristo, também surpreendeu os discípulos revelando-se como “Aquele que nos vê”, quando disse a Natanael: Eu te vi antes de Filipe te chamar (João 1:48-51). Saiba que Deus está vendo você e antes de nós mesmo chamá-lo, Deus está te chamando para que você seja um discípulo de Jesus. Qual é a sua resposta a esse convite de Jesus?

II – DEUS É AQUELE QUE NOS OUVE – Gênesis 21:17

Agar e Ismael puderam conhecer a Deus como um Deus que ouve, que escuta até o gemido de um menino no deserto. Encontramos em toda a Bíblia um Deus ouvindo o clamor do seu povo, dos seus filhos, daqueles que sofrem, daqueles que são discriminados, injustiçados, dos pobres, dos estrangeiros, dos sem família. Deus é um Deus que tem ouvidos bem abertos para ouvir um sussurro, uma oração, um pedido de socorro, mesmo que seja de um filho que se rebelou ou até de um profeta desobediente que vai parar no ventre de um peixe (Jonas 2).
Deus ouve e salva! Só precisamos clamar e Ele vem nos salvar, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Romanos 10:13)! Você deseja clamar a Deus agora e entregar a sua vida a Ele?

III – DEUS É AQUELE QUE ESTÁ CONOSCO – Gênesis 21:20

Deus estava com Ismael, assim como esteve com a sua mãe Agar num momento de dificuldade, angústia, humilhação, quando ela fugia de Sarai, sua senhora. Ela pensou estar sozinha naquele deserto, assim também pensou o menino Ismael, no deserto de Berseba, já sem água e prestes a morrer. Ambos descobriram que Deus estava com eles! E mesmo no deserto, Deus não os abandonou e ainda os fez vencer, fazendo deles uma geração numerosa, próspera e poderosa.
Com Deus ao nosso lado, atravessaremos desertos, venceremos dificuldades e derrotaremos inimigos, pois “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31-32). Você já convidou a Jesus para estar com você? Deseja fazer isso agora?

CONCLUSÃO:

Ismael, seu nome significa “Deus ouve”. Deus está te ouvindo e Ele espera ouvir de você um “sim”, um “seja bem vindo”, um convite para entrar na sua vida. Você deseja dizer sim para Jesus?

Lição de Célula Nº 457 – 06 a 12/09/2010 – Aps. Wagner & Eunice