E A Praga Cessou

II Samuel 24:15-25

          A pandemia do “Vírus Chinês”, essa praga que tem assolado as nações e ceifado milhares de vidas preciosas, provocando tanto sofrimento, logo receberá o basta de Deus: “Basta, retira a mão… e a praga cessou” (II Samuel 24:16 e 25). A ciência tem trabalhado para criar uma vacina o mais rápido possível e enquanto isso, tomemos os cuidados e precauções para evitar a contaminação. Mas sabemos que o basta final vem do Senhor!

I – A PRAGA CESSOU PELA MISERICÓRDIA DE DEUS

      “…arrependeu-se o Senhor do mal e disse ao Anjo: Basta, retira a mão” (II Samuel 24:16). Na verdade, Deus não se arrepende, mas está cumprindo a Sua Palavra quando diz que se o homem se arrepender, Ele perdoará os seus pecados (II Crônicas 7:14). E Davi, corajosamente, ora ao Senhor reconhecendo o seu erro, o seu pecado e assume a sua culpa (“eu é que pequei, eu é que procedi perversamente” (II Samuel 24:17). Essa praga que se abateu sobre Israel nos dias do rei Davi, já havia matado 70 mil homens e Deus teve misericórdia da severa disciplina que Ele aplicou sobre o povo, cessando a praga! Creio que Deus vai cessar essa Pandemia e será logo!

     O rei Davi disse: “…caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias” (II Samuel 24:14). Você está precisando da misericórdia de Deus? Então, vamos “cair nas mãos dEle”, prostrando-se e confessando a Jesus como nosso Senhor e Salvador!

II- A PRAGA CESSOU PELO RECONHECIMENTO DO PECADO

     Deus sempre valorizou a coragem daqueles que reconhecem os seus erros e pecados. Já para com os que tentam esconder os seus pecados, Deus não os trata com a Sua graça e misericórdia. Aquele que esconde as suas transgressões, jamais prosperará. Mas os que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Provérbios 28:13). Enquanto ficarmos achando que essa praga é apenas uma consequência da natureza, da relação entre os seres vivos, sem reconhecermos que isso é uma praga que veio com a permissão de Deus, como resultado do nosso pecado, não aprenderemos nada e nem entraremos num grande conserto e arrependimento diante de Deus.

    Essa praga cria a oportunidade para nos aproximar mais de Deus, de reconhecermos os nossos pecados, nos arrependermos e nos convertermos a Jesus. Você está precisando de Jesus na sua vida?

III- A PRAGA CESSOU QUANDO FOI LEVANTADO UM ALTAR AO SENHOR

       O rei Davi reconhece o seu erro, o seu pecado, confessa diante do Senhor, ouve a voz do profeta, vai até a eira de Araúna, compra toda aquela terra, levanta um altar ao Senhor e oferece as suas ofertas, o seu holocausto a Deus. E no final desse sacrifício, lemos que “Assim o Senhor se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel” (II Samuel 24:25). Levantar um altar de adoração a Deus, um altar de sacrifício, de oferta, de holocausto, significa hoje reconhecer que Deus é o Senhor, decidir adorá-Lo, servi-Lo e se entregar como seu servo. Aí toda a maldição é cancelada, toda praga cessa e vem tempos de paz e prosperidade!

      A maior oferta que podemos oferecer a Deus é a nossa vida em Seu altar, é reconhecermos a Jesus como o nosso Senhor e Salvador! Faça isso agora!

CONCLUSÃO: A praga veio, matou 7.000 homens, Davi reconhece o seu pecado, obedece a Deus, levanta um altar ao Senhor e ali O adora! Deus derrama a Sua misericórdia, perdoa e cessa a praga! Se queremos ver o fim dessa praga, façamos a nossa parte, reconheçamos os nossos pecados e nos convertamos a Jesus! Vamos orar!

Lição de Célula N° 973 – De 27 a 02/08/2020 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui