De Onde Me Virá O Socorro?

Salmo 121

          Para entendermos melhor este Salmo, precisamos conhecer um pouco da geografia de Israel, da cidade de Jerusalém. A cidade fica numa região montanhosa, no monte Sião e o Templo ficava no Monte Moriá. Então, quando Davi poeticamente fala em olhar para os montes, ele está fazendo menção ao Monte Sião, a Jerusalém, ao Monte Moriá que ele comprou de Araúna e ali fez uma oferta sacrificial (II Samuel 24:24-25), onde posteriormente, seu filho Salomão edificou o Templo (II Crônicas 3:1). Foi também o mesmo monte onde Abrão ofereceu a Deus seu filho Isaque (Gênesis 22:1-2). Os montes eram considerados lugares especiais!

I – O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE NÃO ME DEIXARÁ CAIR

      “Ele não permitirá que os teus pés vacilem” (V.3). Escorregar naqueles lugares pedregosos, nas subidas e descidas das montanhas, era algo muito comum e que poderia ser fatal. Vemos que as cabras das montanhas possuem habilidades naturais para subir e descer aquelas montanhas com segurança e foi o próprio Deus quem as criou assim. E olhando para esses animais, Davi deve ter pensado que o Deus que as criou é o mesmo que nos criou também e Ele pode nos livrar dessas quedas, como também dos nossos escorregos, tropeços e vacilos na vida, escorregos que são frutos dos nossos pecados, de decisões erradas que tomamos.

      Nos seus “escorregos e quedas da vida”, em quem você busca socorro ou ajuda? Um dia, Pedro, pela sua incredulidade, quase caiu e Jesus lhe estendeu a mão (Mateus 14:30-31). Confie a sua vida a Jesus! Clame a Ele!

II- O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE É A MINHA PROTEÇÃO

      “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita” (V.5). Durante a peregrinação do povo de Deus no deserto, fugindo do Egito, Deus caminhou com aquele povo, dia e noite. E durante o dia, naquele calor intenso, Deus formava uma grande nuvem que protegia do sol e a noite, Deus levantava uma coluna de fogo e assim aquele povo peregrinou protegido pelo Senhor (Êxodo 13:21). Eles então aprenderam que Deus foi quem os protegeu durante todo aquele tempo no deserto. E Davi salmodiando, declara: O Senhor é quem nos protege! Em quem você tem confiado para te proteger dos perigos da vida?

      Você sabia que Deus quer caminhar com a gente, quer nos guardar, nos proteger e ser o nosso Senhor e Salvador? Ele espera uma decisão nossa!

III- O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE ME GUARDA DE TODO O MAL

      “O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma” (V.7). O Salmista, após falar que Deus era quem o guardava e o protegia dos perigos naturais da vida, dos inimigos físicos, agora ele fala dos inimigos da alma. Davi menciona o mal, o maligno, as forças sobrenaturais, os inimigos que nós não conseguimos ver com os nossos olhos naturais. Eles existem e são muitos, uma grande legião! O Apóstolo Paulo nos diz que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal (Efésios 6:10-12). Nesses dias de Pandemia, temos um inimigo que os nossos olhos não conseguem vê-lo e só Deus para nos guardar!

     Declare a sua confiança em Deus. Faça do Senhor a sua proteção! Deixe que o Inimigo ouça a sua declaração de fé: eu pertenço a Jesus e o Maligno não me toca (I João 5:18)!

CONCLUSÃO: Nos momentos de dificuldades e aflições, levante os olhos para os montes, levante a cabeça, tenha fé e clame a Deus. Convido você a declarar a sua fé em Jesus e a recebê-Lo como seu Senhor e Salvador!

Lição de Célula N° 971 – De 13 a 19/07/2020 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui