Jonas 2
Você conhece a história do profeta Jonas, aquele que foi engolido por um grande peixe? Muitos não acreditam nesse relato bíblico, achando que se trata de um conto ou uma parábola. Mas graças a Deus que temos em II Reis 14:25 o profeta Jonas sendo mencionado durante o reinado de Jeroboão II, nos anos 783 a.C. a 743 a.C. Já o Império Assírio dominou toda aquela região nos anos 885 a.C. a 665 a.C e invadiu Israel em 721 a.C. Vemos que as datas se encaixam perfeitamente com a narrativa do Livro de Jonas. E ainda temos o próprio Jesus citando Jonas e a conversão dos Ninivitas (Mateus 12:39-41). Vamos analisar essa mensagem de Jonas!
I – MISERICÓRDIA PARA COM OS IDÓLATRAS E PAGÃOS
Observamos que Jonas não quis ir até os ninivitas, talvez temesse pela sua vida dada a crueldade daquele povo, por eles serem inimigos de Israel ou talvez porque ele não queria que eles se convertessem e fossem salvos. Quando Deus mandou Jonas até a cidade pagã e idólatra de Nínive, é porque Ele queria salvar aquele povo. Isso prova que Deus ama pagãos, idólatras e qualquer que seja a nação, até nações inimigas do Seu povo. Deus amou o mundo, isto é, os povos, que deu o Seu único Filho, Jesus, para salvar todos os povos da terra (João 3:16). Deus não faz acepção de pessoas, povos, tribos ou raças. Toda vida importa para Deus!
A misericórdia de Deus alcançou os ninivitas daqueles dias. Eles se converteram e foram salvos! Essa mesma misericórdia Deus nos estende hoje e nos convida a aceitarmos a Sua salvação!
II- MISERICÓRDIA PARA COM OS SERES VIVOS
Acho lindo perceber a graça, a misericórdia, o cuidado de Deus para com os animais. Vejam só Deus dá ordens a um grande peixe (a Bíblia não diz que é uma baleia) para engolir Jonas e assim proteger o profeta fujão e desobediente. Depois vamos ver Deus falando com Jonas: “Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a que não fizeste crescer… e não hei de eu ter compaixão…. também dos animais?” (Jonas 4:10-11). É pecado maltratar os animais! Em Gênesis 1:28 e 30, Deus ordenou que o homem cuidasse dos animais e os deu como mantimento e nunca para maltratar! Deus tem misericórdia dos animais e cuida deles!
Ora, se Deus cuida até dos animais, quanto mais do homem, a coroa da Sua criação. Deus deseja que o homem se aproxime dEle e seja alcançado pela Sua misericórdia! Renda-se agora a esse Deus de amor e misericórdia!
III- MISERICÓRDIA PARA COM OS DESOBEDIENTES
O diálogo de Deus com Jonas nos revela o caráter de Deus, o amor de Deus, o cuidado de Deus e a sua grande paciência e misericórdia. Deus pacientemente tenta ensinar o profeta Jonas sobre misericórdia (Jonas 2:6-8; 3:1-2 e 10; 4:9-11). Vejam a misericórdia de Deus livrando Jonas da morte, dando-lhe uma segunda chance, perdoando e cancelando sentença de morte e depois dando uma lição sobre misericórdia a um profeta de coração duro. Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11)! Mas se o ímpio não se converter, aí infelizmente vai experimentar a justiça de Deus e depois não pode dizer que Deus não é amor!
Você está precisando se converter? Você está precisando da misericórdia de Deus? Então, vamos orar e decida agora se entregar a Jesus!
CONCLUSÃO: Ainda que o profeta Jonas não tenha gostado, ainda que religiosos em nossos dias não gostem, mas Deus vai continuar sendo um Deus de Misericórdia! Hoje mesmo Deus está estendendo a Sua misericórdia para todos nós. E aí, você vai se render a Jesus? Qual será a sua decisão hoje?
Lição de Célula N° 968 – De 22 a 28/06/2020 – Aps Wagner e Eunice
Faça o Download aqui: Clique aqui