Insensato II

Provérbios 26:18-28 – Está cada vez mais abundante a oferta de insensatos no mundo em que vivemos. Temos insensatos governando países, insensatos na política, na administração de empresas, entre os artistas, nas famílias, nas igrejas etc. É muita insensatez para tão poucos sábios. É muita gente fazendo bobagens e agindo com insensatez. Sobra insensato e falta sábio na sociedade em que vivemos. Como resolver isso? Buscando a verdadeira sabedoria que é a que vem de Deus.
A verdadeira sabedoria começa quando passamos a temer a Deus, mas lamentavelmente os insensatos desprezam a sabedoria, o ensino e a Palavra de Deus (Provérbios 1:7). Os insensatos viram as costas para Deus e para a Sua sabedoria e ensinamentos! Você crê em Deus? Você valoriza os ensinamentos de Deus?

I – O INSENSATO É AQUELE QUE NÃO LEVA A VIDA A SÉRIO – Pv 26:18-19

A vida é um maravilhoso dom de Deus. É um presente que Deus nos entregou e nós temos que valorizá-la, respeitá-la e preservá-la. Somos proibidos por Deus de tirar a vida (Êxodo 20:6). Porém, o insensato conduz a sua vida de forma irresponsável e sem propósito. Ele não respeita a sua própria vida, muito menos a dos outros. Ele arrisca a sua vida com esportes radicais, com drogas, com o pecado nas suas mais variadas formas e quando é desafiado a usar a sua vida para servir a Deus, logo dize não e vive se recusando a entregar sua vida a Jesus.

II – O INSENSATO É AQUELE QUE ACENDE RIXAS – Pv 26:20-21

Você conhece alguém que só vive metido em intrigas e confusão? Você conhece alguém que não consegue se relacionar com as pessoas, que já brigou com a sua rua inteira, com a sua família, no seu local de trabalho? Você conhece alguém que vive promovendo brigas, discórdias e desavenças entre as pessoas? Pois aí está o insensato. Deus nos chamou para sermos pacificadores e não criadores de confusão e intrigas (Mateus 5:9). E a primeira pacificação de que precisamos é com Deus. Precisamos nos reconciliar com Deus (Romanos 5:8-11). Você já fez isso?

III – O INSENSATO É AQUELE QUE LIBERA PALAVRA DE MALDIÇÃO – Pv 26:22-23

As palavras tem poder e uma palavra maldita, isto é, uma palavra de maldição pode alcançar o coração, a alma da sua vítima e provocar destruição, sofrimento e até a morte. Tem pais que agem com insensatez e amaldiçoam até os seus próprios filhos. Recuse-se a aceitar qualquer que seja a palavra de maldição que venha contra a sua vida, declare-a anulada em nome de Jesus. Deus tem uma palavra de bênção e de salvação para você hoje. Eis a Palavra de sabedoria: Abra o seu coração para Jesus e a sua vida será mudada e você viverá feliz para sempre!

IV – O INSENSATO É AQUELE QUE ESCONDE ÓDIO EM SEU CORAÇÃO – Pv 26:24-28

O insensato vive cheio de inimigos, tem pessoas que ele não gosta no seu trabalho, na sua vizinhança e até na sua própria família. E ele consegue dissimular todo esse ódio com palavras de lisonja e engano. Ele não percebe que o maior prejudicado é ele mesmo, pois está sendo envenenado pelo seu próprio ódio e assim atrai doenças as mais variadas. Pessoas assim tem grande dificuldade de receber a Jesus em seu coração, pois o seu coração já tem dono e o dono se chama “ódio, mentira, engano e falsidade”. A quem pertence o seu coração?

CONCLUSÃO:

Valorize a sua vida, entregando-a a Jesus. Torne-se um pacificador nas mãos de Deus. Coloque em seu coração o amor de Deus e assim a sua boca proclamará esse amor e dela só sairá palavras de bênçãos. Convide Jesus para entrar na sua vida, no seu coração!

Lição de Célula Nº 454 – 16 a 22/08/2010 – Aps. Wagner & Eunice