Expulsaram Deus II

Oséias 4:1-6

Lendo o texto em epígrafe parece que estamos lendo um jornal dos nossos dias: sacerdotes abusam sexualmente de crianças; judeus e palestinos permanecem em guerra; políticos mentem publicamente, desviam verbas; adultério é praticado abertamente; aumenta a violência em todo o país; cresce o número de homicídios, sequestros e roubos; o povo desfalece de medo e clama por segurança. Por tudo isso, o profeta Oséias que viveu na Palestina no século VIII a C., inspirado por Deus, afirmou: “Deus tem uma contenda com os habitantes da terra”! Expulsaram Deus da nossa sociedade e precisamos trazê-Lo de volta para que haja paz na terra. Precisamos, urgente, nos reconciliar com Deus!

I – A RECONCILIAÇÃO VIRÁ COM O CONHECIMENTO DE DEUS

Oséias disse: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6). Os evangélicos, segundo pesquisa publicada na Revista Veja, são os que mais lêem em nosso país e é onde se

concentra a menor taxa de analfabetismo do Brasil. Tudo isso é fruto do desejo de conhecer a Deus através da Bíblia, que é a Palavra de Deus revelada ao homem.Precisamos estimular o nosso povo à leitura da Bíblia, a fim de que todos venham ao pleno conhecimento de Deus e reconheçam que Ele é

o único e verdadeiro Deus que deve ser adorado! Oséias revela a situação de falta de conhecimento de Deus daquele povo que chegava a adorar,

venerar e consultar o pau e a vara como seus deuses (Oséias 4:12). Você já conhece a Deus como o único e verdadeiro Deus que deve ser adorado? Você já O conhece como seu Senhor e Salvador?

II – A RECONCILIAÇÃO VIRÁ COM ARREPENDIMENTO

A sociedade em que viveu o profeta Oséias é muito semelhante a nossa sociedade. O povo tem se afastado de Deus, tem se corrompido pela prática desenfreada do pecado e tem sofrido as consequências. Até a terra se lamenta e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais, as

aves, os peixes.Precisamos de restauração, arrependimento, mudança de vida e isto só virá por meio de uma obra divina, por uma poderosa ação de Deus em nossa sociedade, em nossas vidas. Mas isso é exatamente o que Deus deseja fazer e foi para isso mesmo que Ele enviou o Seu único filho, Jesus, para revelar-se ao homem e promover o nosso arrependimento!

Com o nosso arrependimento virá a restauração, o perdão e a nossa reconciliação com Deus! Em Cristo somos reconciliados com Deus, em Cristo somos salvos! (Romanos 5:10).

CONCLUSÃO: Deus nos atrai com laços de amor, como um pai que vai a busca do seu filho para promover a nossa reconciliação, a nossa cura, o nosso perdão e a nossa salvação (Oséias 11:1-4). Se você tem resistido a esse chamado de Deus em amor, hoje você poderá tomar a sua decisão de convidar Jesus para habitar em sua vida!

Lição de Célula N° 965 – De 01 a 07/06/20 – Aps Wagner e Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui