Insensato

Provérbios 26 – Insensato é aquele que não está em seu juízo normal, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida, é aquele que age de forma imprudente, inconseqüente e irresponsável.
O sábio Salomão no seu Livro de Provérbios dedica um capítulo inteiro (Capítulo 26) só para falar do insensato. Vamos meditar sobre esse maravilhoso ensinamento para que possamos adquirir mais sabedoria, a sabedoria de Deus e jamais sermos insensatos em nossa vida.

I – INSENSATO É AQUELE QUE NÃO SABE HONRAR

O princípio da honra atrai prosperidade, abre portas, promove a paz e atrai honra. A Bíblia nos manda dar honra a quem tem honra, a quem de direito (Romanos 13:7). E Provérbios 26:1 e 8 nos diz que o insensato fica sem honra, perde a sua honra. Sabemos que Jesus é digno de toda honra, de toda glória, de todo louvor e seria uma insensatez deixar de conferir honra a Jesus. Também não é uma atitude sábia voltar as costas para Jesus e deixá-Lo de O receber como Senhor e Salvador.

II – INSENSATO É AQUELE PARA QUEM SE DESTINA A VARA

Você conhece alguém que só vive levando “vara” na vida? Alguém que só vive apanhando, mas não aprende nunca? Isso acontece porque essa pessoa tem agido sem sabedoria. E assim como o açoite é para o cavalo e o freio para o jumento, a vara está reservada para os insensatos e teimosos. Deus por meio de Jesus nos chama a uma mudança de vida, a uma decisão para a nossa salvação. Se quisermos e ouvirmos, comeremos o melhor dessa terra e nos livraremos da “vara”. Qual a sua escolha?

III – INSENSATO É AQUELE QUE SE ACHA SÁBIO AOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS

Quem é sábio não vive dizendo que é e nem precisa dizer, pois as suas atitudes comprovam a sua sabedoria. Porém, o insensato vive dizendo ser sábio, vive comparando a sua suposta sabedoria com um e com outro, sempre se achando superior aos demais. Provérbios 26:4 nos adverte que não devemos descer ao nível dos insensatos, não devemos nos envolver nas suas intrigas e confusões, senão seremos puxados pra baixo, para o nível em que ele se encontra. Jesus deseja nos puxar pra cima, para o alto, para Ele. Que tal você se entregar a Jesus? Você já fez isso? Isso é ser sábio.

IV – INSENSATO É AQUELE QUE NÃO SERVE COMO MENSAGEIRO

Quem manda mensagem por intermédio de um insensato, talvez seja mais insensato do que seu mensageiro. Provérbios 26:6 nos diz que quem manda mensagem por um insensato, “os pés corta e o dano sofre”. Jesus tem chamado mensageiros para anunciar a Sua mensagem de boas novas, de salvação, a chegada do Seu Reino, a mensagem do Evangelho, mas para isso, o mensageiro precisa ser sábio. Você foi escolhido por Jesus para ser Seu mensageiro, Seu discípulo. Diga sim para Jesus e abrace esse chamado pra sua vida.

CONCLUSÃO:

“Como a neve no verão…” (Provérbios 26:1). Você já ouviu falar de neve cair em pleno verão? Já foi uma surpresa vermos neve no sul do Brasil este ano, mas pelo menos caiu no inverno. Assim, seria algo inédito, impressionante e improvável vermos um insensato recebendo alguma honra. Mas Deus está disposto a nos honrar com a Sua salvação, com o Seu perdão e com uma nova vida, se decidirmos receber a Jesus como nosso Salvador. Como você é sábio, desafio você a pela fé receber a Jesus como seu Senhor e Salvador. Você aceita esse desafio de fé?

Lição de Célula Nº 453 – 09 a 15/08/2010 – Aps. Wagner & Eunice