Uma Pandemia Ética

Provérbios 6:16-19

          Gosto muito do Livro de Provérbios pelo seu conteúdo inteligente, ético, moral, espiritual e de profundas revelações de sabedoria para o nosso dia a dia. E nesse tempo de pandemia pelo Corona vírus, temos vivido também uma pandemia na ética e nos bons costumes. Certamente que hoje, não tem ninguém que não perceba a falta de ética avançando na política, no mundo empresarial, nas mídias sociais, na TV, jornais etc. Estamos vivendo uma pandemia na ética e nos bons costumes e precisamos levantar uma voz ética para frear essa pandemia! Mas quem poderia fazer isso? Quem teria moral para isso?

I – A ÉTICA QUANTO À MENTIRA

     A língua mentirosa é abominável para com Deus. Ele aborrece, odeia, detesta a mentira. Satanás é chamado por Jesus de “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Hoje todos passaram a conhecer o termo “fake News” de tantas mentiras circulando nas mídias sociais, como na TV, Jornais etc. Hoje quando recebemos uma notícia, primeiro devemos duvidar, checar a sua procedência, analisar criteriosamente, para depois pedirmos discernimento a Deus para ver se podemos mesmo acreditar nela. Está terrível a situação, essa pandemia de mentiras. Teria Satanás, o pai da mentira, assumido a liderança das mídias sociais? (I João 5:19).

    Em tempos de Fake News, Jesus tem a Verdade que Liberta, Salva e traz esperança: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14:6)!

II- A ÉTICA QUANTO AOS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO

     “Seis coisas o Senhor aborrece… coração que trama projetos iníquos…” (Provérbios 6:16 e 18). Vivemos uma pandemia de maldade, perversidade, traições, enganos, de pessoas dominadas pelo mal. Pessoas que nos abraçam, sorri para a gente, declara ser amigo e lá no seu íntimo, no seu coração, trama o mal contra nós! Você já conheceu alguém assim? Que Deus nos livre desses corações malignos e perversos! Esse tempo dessa pandemia lembra bem a palavra de Miquéias 2:1 “Ai daqueles que, no seu leito, imaginam a iniquidade e maquinam o mal! À luz da alva, o pratica”.

     Em Jesus podemos confiar, Ele nos amou primeiro e já provou o Seu amor por nós (Romanos 5:8-11)!

III- A ÉTICA NOS RELACIONAMENTOS SOCIAIS

      “Seis coisas o Senhor aborrece e a sétima a sua alma abomina: … o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16 e 19). Essa palavra traduzida por “abomina”, fala de uma coisa repugnante, sendo inclusive utilizada para falar das questões espirituais, ritualísticas e da abominação que é a adoração a ídolos. O que Deus espera é que sejamos pacificadores e não causadores de problemas entre os irmãos ou até mesmo semeador de contendas. Jogar um contra o outro é a maior estratégia de Satanás e isso destrói relacionamentos, separa famílias e irmãos em Cristo!

     “Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). Esse é o nosso chamado, o seu chamado, sermos pacificadores e nos tornarmos filho de Deus!

CONCLUSÃO: O povo de Deus precisa se levantar com a ética do Reino de Deus e clamar pelo fim dessa pandemia na ética e na saúde! Convido você a orar e se entregar a Jesus para viver a ética do Reino de Deus!

Lição de Célula N° 960 – De 27 a 03/05/20  Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui