Quando Deus Se Entristeceu

GÊNESIS 6:5-13.

O Livro de Gênesis narra a obra da criação divina. Ao criar o homem e a mulher, Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a… Viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom…” (Gênesis 1:27-31). Esse relato nos transmite a ideia de que Deus estava alegre e feliz com tudo o que Ele fez, principalmente com a criação do homem e da mulher. Mas essa alegria não dura muito. Logo vemos que Deus se entristeceu profundamente, o Seu coração ficou triste e pesaroso (Gênesis 6:6).

O que pode entristecer o coração de Deus? Será que nós, simples mortais, conseguimos entristecer o coração de Deus de alguma forma?

I – DEUS SE ENTRISTECEU POR VER O PECADO SE MULTIPLICAR

O projeto de Deus quando criou o homem era para que o homem vivesse em plena comunhão com Ele. O desejo do coração de Deus era que ele, no exercício do seu livre arbítrio, escolhesse Deus, quisesse Deus e assim decidisse viver em santidade, dizendo sempre não ao pecado e sim para Deus e para uma vida santa. O homem foi criado para viver em santidade. Deus o escolheu e o chamou para ser santo e não para viver em pecado (Efésios 1:4; I Pedro 1:14-16).

Viu Deus que a maldade, o pecado do homem só se multiplicava cada vez mais e isso lhe pesou no coração (Gênesis 6:5). Não é diferente hoje em nossa sociedade. E Deus continua chamando o homem para viver ao lado dEle e em santidade. Você aceita esse convite de Deus?

II- DEUS SE ENTRISTECEU POR VER O HOMEM SE VOLTAR CONTRA ELE

O homem, em pecado, está em rebelião contra Deus, tornando-se inimigo de Deus. Até mesmo as suas orações não são ouvidas, pois o pecado cria uma barreira de separação entre Deus e o homem (Isaías 59:1-3). Pecado é rebelião contra Deus. Assim, aquela sociedade relatada em Gênesis 6 estava em rebelião e revolta contra o Senhor, rejeitando assim o Seu tão grande amor. Assim é a situação do homem que vive em pecado, ele se torna inimigo de Deus.

O plano de Deus foi por Jesus reconciliar o homem (Romanos 5:10-11). E quem está reconciliado com Deus, está salvo. Eis a oportunidade que temos agora, a nossa reconciliação, a nossa salvação. Decida agora mesmo pela sua reconciliação e salvação.

III- DEUS SE ENTRISTECEU POR TER QUE DISCIPLINAR O HOMEM

Você crê que Deus disciplina alguém? Você já teve alguma experiência de ter sido disciplinado por Deus? Deus, como Pai, disciplina sim os seus filhos, a não ser que não sejamos Seus filhos (Hebreus 12:7-11). Exatamente por ser Pai, Deus se entristeceu, pois lhe era exigido aplicar uma severa disciplina na sua criação e essa disciplina seria muito dura. A disciplina que Deus, como Pai, estava preparando para o homem era fazê-lo desaparecer da face da terra (Gênesis 6:7).

Nenhum pai ou mãe gosta de disciplinar o filho, mas é necessário fazê-lo, ainda que isso entristeça o seu coração. Deus nos dá uma chance para não ter que nos disciplinar. Hoje, em Jesus, temos a oportunidade do perdão e assim não sermos disciplinados. Venha para os braços de Jesus agora mesmo e não entre em julgamento, em condenação (João 5:24).

CONCLUSÃO: A sociedade se corrompeu, entregando-se ao pecado. O homem pecou e se afastou de Deu e O entristeceu. A alegria de Deus está quando nos arrependemos e nos reconciliamos com Ele. Por Jesus, podemos nos reconciliar com Deus e sermos salvos! Entregue-se a Jesus e busque nEle a sua reconciliação com Deus!

Lição de célula No 952 – 02/03/20 a 08/03/20 – Aps Wagner e Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui