Uma Porta Aberta

João 10:9 – “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagem”. Uma porta é geralmente entendida como uma abertura que permite a passagem de um ambiente para outro. Na idade média, as portas das cidades eram verdadeiras fortalezas, protegidas com todo o cuidado, visando guardar a cidade dos inimigos. Metaforicamente, a porta pode significar um conjunto de exigências para que se tenha acesso a uma instituição, a um determinado emprego, a uma profissão etc. Falamos muito de abertura de porta como sendo uma oportunidade para um emprego, uma conquista ou mesmo uma bênção. Perguntamos: Você está esperando que alguma porta se abra na sua vida? Pois Deus vai abrir portas na sua vida!

I – JESUS, UMA PORTA ABERTA PARA A NOSSA SALVAÇÃO

Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Jesus se colocou como a porta, a única porta. Ele não disse ser “uma das portas para a salvação”, mas a porta para a salvação. Todo o rebanho que caminha para a salvação terá que passar por essa porta que é Jesus. Se errar a porta, estará perdido. Se emperrar na porta, não alcançará a salvação. Se ficar indeciso e não entrar, não será salvo. Se ficar em frente à porta, ainda que ache a porta muito bonita, perfeita, bem trabalhada, mas não entrar, não será salvo. Quem quer a salvação, terá que passar pela porta que é Jesus.
A porta da salvação está aberta para você, na sua direção, no seu caminho. Decida agora entrar por essa porta que é Jesus e seja salvo.

II – JESUS, UMA PORTA ABERTA PARA A NOSSA LIBERTAÇÃO

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará e sairá…” (João 10:9). Jesus está afirmando que quem entrar por Ele, terá total liberdade para entrar e para sair, para ir e vir livremente, “entrará e sairá” por ser livre. Nenhum escravo tem essa liberdade de ir e vir. E todo aquele que comete pecado é escravo do pecado, mas se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:34 e 36). Jesus é a “porta de salvação”, mas também é a “porta de libertação”.
Muitos vivem debaixo do jugo da escravidão do pecado, das drogas, prostituição, fornicação, adultério, pornografia, furtos e de tantas outras formas de cadeias e precisam de libertação. Convidamos você a entrar pela “porta de libertação” que é Jesus. Você deseja que oremos por você?

III – JESUS, UMA PORTA ABERTA PARA A NOSSA PROSPERIDADE

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará e sairá e achará pastagem (João 10:9)”. São tantas as ovelhas que saem em busca de pastagens, mas não encontram. São tantas as famílias que lutam, trabalham incansavelmente para conquistar o seu sustento, mas ao final é só canseira, enfado, desgaste, tristeza, pobreza e miséria. Jesus se coloca como a porta de salvação, a porta de libertação e também a porta para a manutenção, para o sustento, para o pão diário, para os pastos verdejantes, para a prosperidade. E toda ovelha que entrar pela porta que é Jesus, encontrará pastagens, manutenção, descanso e prosperidade.
Jesus nos convida a uma vida em abundância (João 10:10). O que você está esperando para entrar por essa “porta” que é Jesus?

CONCLUSÃO:

Na antiguidade, as cidades eram cercadas por fortalezas com portas enormes, mas existia também uma porta menor, dissimulada, em posição oposta, era a chamada “porta da traição” por onde fugiam os medrosos, os covardes e traidores. Jesus não é essa porta de traição, mas a porta principal por onde passam os convidados especiais do rei, os vencedores. Você é esse convidado especial. E Jesus te convida para entrar por Ele e ser salvo. Qual será a sua decisão? Vai ficar olhando ou vai entrar?

Lição de Célula Nº 445 – 14 a 20/06/2010 – Ap. Wagner & Pra. Eunice