Conquistando a Vitória com Fé e Ousadia

Hebreus 11.31 – Hoje em dia há muitos livros ensinando sobre como obter o sucesso e vitória sobre os problemas e dificuldades da vida. Este é um assunto que atrai a muitos, pois quem não quer ser VITORIOSO!? E esta é a pergunta que Deus está nos fazendo hoje: VOCÊ QUER SER VITORIOSO? Aprendemos com Raabe, atitudes de fé para a vitória!

I – ENTENDER QUEM É DEUS

O livro de Josué conta a história de uma mulher chamada Raabe que morava em Jericó. Ela era uma prostituta, idólatra e pagã. Seu povo vivia dias de angústia e estava cheio de pavor por causa dos israelitas que já tinham vencido os reis Seom e Ogue. Josué enviou dois espias para espiar a terra que foram se esconder na casa de Raabe, pois lá era um lugar que não chamaria tanta atenção dos líderes da cidade. No entanto, descobriram que ela havia acolhido os estrangeiros. Raabe, poderia tê-los entregue e recebido uma “ótima recompensa”. Mas ela optou por uma atitude diferente: os escondeu e ainda pediu proteção para si e para toda a família. Apesar de ser pagã, ela pediu proteção por entender quem era o Deus daquele povo (LER: Josué 2.9-11). Ela sabia exatamente do que Deus era capaz, e pediu livramento da morte para si e para toda a sua casa! E o livramento veio em decorrência de uma atitude de fé e de sabedoria (Josué 6.25) em escolher crer na pessoa certa, no único Deus. Você quer livramento para toda a sua Casa? Então clame ao único que pode lhe dar este livramento! Clame a Jesus hoje!

II – ESCOLHER EM QUEM DEPOSITAR CONFIANÇA

Em quem você tem colocado a sua confiança? Este é um desafio que surge na vida de todo homem. O que fazer quando a crise vem? O Salmo 46.1 diz que você precisa correr para o único Deus, sua proteção e refúgio, esconderijo seguro no momento da dificuldade. Precisamos aprender a dar passos certos nos momentos de crise. Isso definirá nosso destino para eternidade. Todo homem terá diante de si o caminho ou os caminhos. Raabe não hesitou em seguir o caminho que protegeu toda a sua casa da destruição. Nossas escolhas afetam nossa vida inteira, e também a vida daqueles que estão ao nosso redor. Outra atitude de Raabe foi perceber que a sua fé estava firmada em deuses que não supriam suas necessidades. Ao refletir e avaliar, percebeu que era momento de mudar e ESCOLHEU confiar naquele Deus que “era em cima nos céus e embaixo na terra”. Você já parou para refletir onde a sua fé está firmada? Decida hoje depositar toda a sua confiança no único que pode livrá-lo! Confie nAquele que “levou sobre si as nossas dores, as nossas aflições”: Jesus! Entregue-se hoje a Ele!

III – AGIR CONFORME A CONFISSÃO DE FÉ

Após escolher o caminho a seguir e em quem depositar a nossa fé, precisamos viver e agir conforme esta fé declarada verbalmente! Às vezes, estamos muito apegados  à religiosidade que nos foi transmitida por nossos pais, mesmo que isso não traga mudança nenhuma para nós. O resultado é um vazio interior. Não adianta dizer: “tenho Deus no meu coração desde que nasci”, mas não agir conforme esta confissão de fé! Raabe agiu em conformidade com a sua fé! Tiago nos faz refletir sobre a atitude dela em Tiago 2.25: “E de igual modo não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho”? Raabe além de receber a vitória sobre sua sentença de morte, ainda recebeu a sua recompensa: quebrou a maldição de prostituição na sua vida, tornando-se esposa de Salmom e mãe de Boaz, um ancestral de Davi, passando a pertencer à árvore genealógica de Jesus (Mateus 1.5). Que grande honra! Decida crer em Deus d verdade e torne-se um discípulo de Jesus!

CONCLUSÃO

Em Tiago 2:14 somos alertados sobre a importância de demonstrarmos a nossa fé por meio de nossas atitudes, pois “a fé sem obras é morta”. Você quer ser vitorioso? Você deseja alcançar o sucesso? Você quer ser vencedor? Aja como Raabe! Decida confiar em Deus! Entregue hoje sua vida a Jesus Cristo, e receba o perdão de Deus e a salvação de toda a sua casa! (Atos 16:31)!

Lição de Célula Nº 443 –  31/05 a 05/06/2010 – Giordana (12 do Ap. Wagner e Pra. Eunice)