De Órfã à Rainha

Ester 7.1-10, 8.1-8 – Quem não gostaria de marcar a sua geração? De ser lembrado por algo muito especial que tenha realizado? Nós, quando crianças, brincamos de ser super-heróis. Na Bíblia, temos heróis de verdade, não como esses das histórias em quadrinhos, mas pessoas de carne e osso e com um grande diferencial: cheias da unção de Deus. E em meio a tantos homens que fizeram história, surge uma mulher que não apenas deixou sua marca em sua geração, mas mudou a história do seu povo! Estamos falando de Ester. Ela, sim, foi uma verdadeira heroína!
Seu nome original em hebraico – Hadassa – tinha um significado carregado de inferioridade – mirtilo que quer dizer arbusto, planta rejeitada. Ela perdeu seus pais e foi criada por um parente numa terra onde seu povo era escravo, e apesar disso foi coroada rainha dos persas! Quem diria que uma jovem órfã chegaria tão longe? Pois Ester chegou!
Mas os planos de Deus na vida dela iam muito mais além do que torná-la apenas uma bela rainha… O Senhor a escolheu para livrar o seu povo, para salvar sua nação! Sobre as mãos de Ester estava uma unção de libertação! Você gostaria de ser usado por Deus assim como Ester? Tudo começa quando entregando sua vida ao Senhor e Ele derramará essa unção sobre você também! Pois Deus transforma aquele que não é nada em alguém especial, o escravo em príncipe, o órfão em pai/mãe de multidões. Glória a Deus!
Para libertar o seu povo, Ester não confiou na força do seu braço, mas recebeu do Senhor três níveis de unção:

I – UNÇÃO DE CORAGEM E OUSADIA – Et 4.11; 5.1-2.

Ester ousou ser uma mulher de coragem. Quando ficou sabendo que seu povo seria destruído pediu para ir à presença do rei arriscando sua própria vida. Se você quer realmente ser canal de benção para a sua geração – família, discípulos, amigos – você não pode se acovardar diante das ameaças do inimigo e nem diante do medo de não ser aceito. Avance para a conquista! Seja corajoso e tenha ousadia de enfrentar as dificuldades de frente! Se Ester não tivesse arriscado a própria vida, toda sua nação seria destruída! Se você não entregar sua vida nas mãos de Deus e pagar o preço, as conquistas não virão, a libertação não alcançará seu povo! Aceite e Jesus e comece a experimentar a coragem e ousadia que vem dEle!

II – UNÇÃO DE SABEDORIA – Et 4.15-16 ; 5.3-4 e 8.3.

Ester, além de corajosa e ousada, foi extremamente sábia. Ela usou as armas certas: ordenou que todos os judeus fizessem oração e jejum, inclusive ela. Ester poderia ter usado seus atributos humanos para tentar conquistar a simpatia do rei e convencê-lo a livrar seu povo, mas ela usou armas espirituais, pois não se tratava de uma conquista humana! Era a vida do povo de Deus que estava em jogo, era a salvação de toda uma nação! Não confie em sua força ou inteligência, ou mesmo em sua simpatia ou aparência… a nossa vitória vem de DEUS, por meio de armas e estratégias espirituais. Seja sábio, e decida obedecer a Deus!

III – UNÇÃO DE FIDELIDADE PARA COM DEUS E PARA COM SEU POVO – Et 7, 8.

Muitas pessoas quando são colocadas em posição de destaque esquecem-se de suas origens. Ester foi selecionada por meio de um “concurso de beleza” para se tornar rainha. Antes de se apresentar diante do rei Assuero, todas as candidatas tinham que passar por um “spa” de 30 dias e quando selecionadas, iriam morar no palácio cercadas de conforto e riqueza. No entanto, ela não se esqueceu dos seus princípios. Ela foi colocada entre “príncipes e princesas”, mas não buscou seus próprios interesses, antes trabalhou para cumprir o seu chamado que era livrar os judeus do “Hitler” daquela época – Hamã (Et 3.6)! Existia uma unção de fidelidade sobre a vida de Ester. O sangue do povo de Deus corria em suas veias, ela não se conformou em ser apenas uma rainha, e se tornou libertadora do seu povo! Seja fiel a Deus e deixe-se usar por Ele como canal de libertação para toda sua família!

CONCLUSÃO:

Ester teve a sua história e o seu nome mudados. De arbusto, ela passou a se chamar “Estrela”… Ela levou luz ao seu povo, fez a diferença, marcou sua geração, salvou toda uma nação. E você, o que tem feito para ver a história da sua família, dos seus amigos, da sua geração mudada? Você gostaria de ser usado por Deus assim como foi Ester? Então, entregue a sua vida a Jesus e receba uma unção de coragem e ousadia, busque sabedoria em Deus e seja fiel, comprometendo-se com a libertação do seu povo!

Lição de Célula Nº 416 – 23 a 30/11/2009 – Prs. Clemilton & Suzanne